Capela de Santo Estêvão

IPA.00000868
Portugal, Aveiro, Santa Maria da Feira, Arrifana
 
Capela quinhentista, de planta circular e cobertura cónica. De tipologia próxima, a Capela de S. Bartolomeu (v. PT010105120020), de 1568, em Aveiro e a Capela de São Simão, em Murtosa (v. PT01011201001), embora os remates sejam semicirculares e não cónicos (que A. Nogueira Gonçalves vê como inspirado nas torres do Castelo da Feira). O templete incluiria inicialmente, no espólio decorativo interior, azulejaria sevilhana quinhentista. A pequena estatueta de Santo Estêvão é da oficina coimbrã renascentista, com repintes posteriores.
Número IPA Antigo: PT010109020009
 
Registo visualizado 904 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, massa simples cílindrica rematada por coruchéu. Todo o espaço tem absoluta correspondência no seu interior, sendo a cobertura suportada por uma barra transversal de ferro, ao estilo da engenharia renascentista. A iluminação faz-se pelo único vão rasgado em toda a construção, o portal rectangular que conduz ao interior. INTERIOR simples com altar moderno, onde sobressai a pequena estatueta policromada do patrono da capela. O único pormenor decorativo é o fecho exterior da cúpula, em pinha pousada num lanternim cego.

Acessos

Rua de Santo Estevão; Largo de Santo Estêvão; Rua Pedro Hispano

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 45/93, DR, 1ª Série-B, nº 280, de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano, isolado. Posição altimétrica destacada numa praceta com acesso através de escadaria, mas espartilhado entre capela e Cristo-Rei modernos. A S. do terreiro da capela ergue-se um cruzeiro com cruz de tipo calvário, as duas frentes corridas de leve almofada, erguida em pequeno pedestal, assente em dois degraus, datado do séc. 18, inicial. (GONÇALVES : 1981).

Descrição Complementar

No interior uma lápide com a inscrição referindo a destruição em 23 de Dezembro de 1916, por um temporal, e reconstruida no ano seguinte por subscrição pública.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1567 - Datação esculpida na base do coroamento; 1697 - na visitação efectuada ao templo, é ordenado pelo visitador que fosse feito um dos azulejos em falta no frontal do altar; 1916, 23 de Dezembro - temporal destrói a capela; 1917 - reconstrução da capela, por subscrição pública.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito com reboco de cal

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, Lisboa, 1981, p. 73; VALENTE, Saúl Eduardo Rebelo, Terras da Feira, Notícias e Memórias da Freguesia de Arrifana de Santa Maria, Coimbra, 1937; GONÇALVES, A Nogueira e DIAS, Pedro, Concelho de Vila da Feira, História e Arte, Feira, 1979; PEREIRA, José Fernandes, Resistências e aceitação do espaço barroco: a arquitectura religiosa e civil, in História da Arte em Portugal, Vol. 8, Lisboa, 1986, p. 26.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

A região de Aveiro apreciou e desenvolveu um gosto peculiar pelos planos centrados (circulares ou poligonais), normalmente reproduzidos em pequenas capelas e que se prolongam pelo Barroco.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

Cecília Matias 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login