Igreja Paroquial de Rocas do Vouga / Igreja de São João Baptista

IPA.00008665
Portugal, Aveiro, Sever do Vouga, Rocas do Vouga
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal constituída por nave e capela-mor a que se adossam a sacristia, renovada e alteada, e a torre sineira ao lado esquerdo da fachada principal. Cunhais com pilastras e coroamento de pináculos; cimalhas de cornija; vãos moldurados, sendo as portas travessas encimadas por friso decorado e cornija enquanto as janelas são de esbarro. Fachada principal orientada a O. com portal moldurado, entablamento e pináculos que enquadram janela do coro de entablamento e frontão interrompido de onde emerge cruz. Torre sineira de registo único com ventana de pilastras e cobertura piramidal. Arco-triunfal e dois opostos nos flancos de volta redonda sobre pilastras. Retábulos de talha dourada, da primeira metade de Oitocentos. Tectos de madeira de caixotões pintados.
Número IPA Antigo: PT020117050013
 
Registo visualizado 403 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal constituída por nave e capela-mor a que se adossam a sacristia, ao lado S. da capela-mor, e a torre sineira, à direita da fachada principal; coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas, indiferenciando-se entre a nave e a sacristia, e em coruchéu piramidal na torre. Fachada principal orientada a O., embasamento, pilastras sobre os cunhais coroados por pináculos, empena delimitada por cornija e cruz sobre o vértice. Portal único rectangular e moldurado, com entablamento de friso almofadado e remate de pináculos sobre pedestal; entre os pináculos abre-se janela do coro, rectangular e moldurada, com entablamento de friso almofadado e frontão interrompido de onde emerge cruz sobre pedestal. Torre sineira de registo único com pilastras nos cunhais e cimalha de cornija; ventana única de pilastras e arco pleno; gárgulas cilíndricas nos ângulos; cunhais encimados por pináculos e cobertura piramidal coroada por cruz. Claros rebocados e pintados. Alçados laterais com pilastras nos cunhais coroadas por pináculos e cimalhas de cornija; cruz sobre os vértices das empenas; claros rebocados e pintados; duas portas travessas a meio da nave, de friso e cornija, ambas ladeadas por janelas de esbarro, colocadas acima da linha média, que se completam com outras duas aos lados da capela-mor. No alçado S., tem corpo renovado da sacristia, de dois pavimentos, cunhais, cimalhas e molduras das janelas, duas por piso, em argamassa; desse mesmo lado, entre a porta travessa e a torre, tem a respectiva escada de acesso, renovada, de dois lanços e patamar. INTERIOR: coro-alto de laje e guarda de betão *1. Pavimento de tijoleira. Tecto de madeira, de caixotões pintados, arrancando de cornija de madeira; oito tramos, de cinco panos nas quatro ordens laterais, mostrando na central um de formato normal em cada extremo enquadrando três rectangulares mais compridos, cada um com o seu octógono central donde pendem bocetes; trinta e quatro quadros pintados com cenas da Vida de Cristo, da Vida da Virgem e de Santos. Arco triunfal e dois nos flancos, opostos, de pilastras; outros dois, colaterais ao triunfal, simples. Porta desactivada, entre os arcos colateral e do flanco do lado Evangelho, mostrando moldura de arestas boleadas. Pavimento da capela-mor de tijoleira desenvolvendo-se em escada e patamar alto. A parede do topo mostra os lados arqueados e a zona média saliente de onde pende um grande Cristo crucificado. Retábulos de talha dourada e pintada.

Acessos

EN 328-1 (Sever do Vouga - Rocas do Vouga), km 5,500 em Rocas do Vouga

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no interior de adro murado, delimitado por vias de circulação e envolvido por casas de dois pavimentos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção do imóvel; 1733 - data gravada na sacristia, sobre o cunhal do corpo da nave, correspondendo à obra da reconstrução geral; 1748 - conclusão da construção da capela-mor; 1758 - o terramoto causou graves danos nas coberturas, pináculos e rebocos tendo-se aberto fendas na capela-mor; 1776 - data gravada na porta para a sacristia; 1783 - data das pinturas dos caixotões dos tectos; 1873 - data de dois panos de pintura nos caixotões dos tectos correspondendo a uma reforma.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra: granito; cerâmica: telha cerâmica, tijoleira; vidro: simples; madeira; betão.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona Nordeste, Lisboa, 1991, p. 145-146; RAMOS, F. S., Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo, Sever do Vouga, 1998, p. 315-320; Público nº 3023 (Dezembro), Suplemento sobre Aveiro, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1980, década - obra de remodelação que incluiu a retirada dos azulejos que revestiam a fachada principal, a transferência da torre sineira do lado esquerdo para o direito e, no interior, a retirada do retábulo-mor e do púlpito, a substituição da cobertura da capela-mor, a construção de dois arcos retabulares colaterais ao triunfal, a construção de um novo coro alto em betão e o restauro da cobertura de caixotões com pinturas na nave.

Observações

*1 - o coro alto existente antes da renovação com betão era suportado por duas colunas tendo englobadas cada uma a sua pia de água benta, em forma envolvente.

Autor e Data

Paulo Dordio 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login