Capela de Nossa Senhora do Pranto

IPA.00008642
Portugal, Aveiro, Ílhavo, Ílhavo (São Salvador)
 
Arquitectura religiosa maneirista, barroca. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita.Interior de coberturas em abóbada formando tramos. Altares em talha dourada e policroma. Púlpito sobre consola alongada decorada por folhas de acanto com guarda em madeira de torneados.
Número IPA Antigo: PT020110040024
 
Registo visualizado 115 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com embasamento, cunhais e pilastras evidenciados a cor cinza. Fachada principal de 3 panos definidos por pilastras sobre as quais assenta cornija, que se eleva no pano central com perfil contracurvado de inspiração borromínica; remate em empena recortada tendo no vértice cruz assente sobre pequeno pedestal; pano central aberto por portal de moldura rectangular rematado por frontão interrompido e encimado por óculo de moldura polilobado; cunhal esquerdo firmado por pináculo; à direita torre sineira de dois registos, integrada no corpo da capela a nível do primeiro registo e o segundo delimitado por cunhais apilastrados firmados por pináculos e rasgado por ventanas sineiras em arco de volta perfeita, remates em friso e cornija e cobertura piramidal encimada por catavento. Fachada lateral direita aberta por 3 óculos circulares, junto da cimalha. INTERIOR com coberturas em abóbada em arco abatido, com lunetas onde se abrem óculos ovais, formando na nave 3 tramos e na capela-mor 2. Separados da nave por teia, dois altares colaterais com retábulos em talha policroma, de planta côncava de um só eixo, enquadrados por colunas de fuste liso, assentes em plintos galbados, que sustentam fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto, abertos por nicho central de perfil contracurvado, tendo peanha com imagem; ático recortado, profusamente decorado, sendo o do lado do evangelho com resplendor com a face de Cristo e do lado da Epístola com querubins; altares em forma de urna. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia sobre consola alongada decorada com folhas de acanto, guarda de madeira torneada e acesso por escada de pedra adossada no lado esquerdo, com guarda em ferro. Arco triunfal abatido abre-se para a capela-mor com dois óculos nas paredes laterais; altar-mor com retábulo de planta recta e um eixo definido por colunas torsas assentes em plintos; no eixo central abre-se tribuna em arco de volta perfeita. O acesso ao interior da torre sineira é feito por porta no interior da nave que conduz a umas escadas em caracol.

Acessos

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado em terreiro, numa das principais artérias da vila, sobre plataforma que forma pequeno adro acesso por degraus em cantaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção do templo primitivo; séc. 17 - data do retábulo principal e do púlpito; séc. 18, 2ª. metade - reconstrução da capela, dando-lhe o prospecto actual; data dos retábulos colaterais;

Dados Técnicos

Materiais

Pedra de Ançã em cantarias; três de Eirol na escada da torre; abóbadas em tijolo;

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona - Sul, Lisboa, 1959; O Público nº 3023 (Dezembro), Suplemento sobre Aveiro, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login