Casa de Santa Zita / Palacete Visconde da Granja

IPA.00008575
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Arquitectura residencial, oitocentista, neoclássica. Edifício de planta longitudinal composta pela articulação de 3 corpos.
Número IPA Antigo: PT020105060059
 
Registo visualizado 964 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta longitudinal composto pela articulação dos corpos com massas dispostas na horizontal, quebrada pela verticalidade do frontão de remate no corpo central. Coberturas diferenciadas e remates em platibanda. Fachada principal de 3 corpos delimitados por cunhais apilastrados, sendo os corpos laterais de 2 pisos e o central de 3; 1º piso aberto nos corpos laterais por 2 portas de moldura rectangular e corpo central por porta ladeada por 2 janelas de 2 folhas com bandeira e protegidas por gradeamento, de igual perfil dos vãos laterais; paramentos forrados de azulejos de padronagem de cor branca e azul; 2º piso demarcado por friso em cantaria sobre o qual sobressai um outro de azulejo que contorna toda a fachada, rasgado por 9 janelas de sacada com guarda em ferro e vãos em arco com fecho saliente com janelas de 2 folhas e bandeira; entre os vãos seis painéis de azulejos; corpos laterais com remate em cornija saliente encimada por platibanda plena e o central eleva-se num 3º piso delimitado por cunhais apilastrados firmados por urnas e separado do inferior por friso em cantaria sobreposto por outro de azulejo contornando todos os lados do pano de perede; 3 janelas iguais às do piso inferior, com guarda à face e enquadradas por 2 painéis azulejares; remate em cornija e frontão triangular totalmente forrado de azulejo com representação heráldica.

Acessos

Praça Marquês de Pombal, Rua Visconde da Granja

Protecção

Enquadramento

Urbano. Integra um conjunto construído, cujas frentes urbanas são definidas pelo Edifício do Governo Civil, Palácio da Justiça, Edifício dos Correios e Igreja das Carmelitas (v. PT020105060002). Fachada principal voltada à via pública e separada desta por passeio.

Descrição Complementar

AZULEJOS: de cor branca e azul - Conjunto de oito painéis de azulejo, de cor azul, envoltos em cercaduras de efeitos geométricos e florais que correm todo o edifício. Apesar de representarem temáticas clássicas revelam já os novos padrões de influência Arte Nova, ainda que sem o seu tradicional efeito cromático. Ao nível do segundo piso, encontram-se seis painéis alusivos às estações do ano e a duas cenas mitológicas, dois em cada sector alternados com as respectivas janelas. As molduras dos painéis laterais são iguais entre si e diferente das do meio que, por sua vez, são também iguais entre si. O espaço central do terceiro piso, apresenta dois painéis com albarradas. Por sua vez, o corpo central do último piso tem um frontão azulejar que emoldura o escudo (e não brasão) com as iniciais de Barreto Ferraz e a coroa do Visconde da Granja.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Azulejos: Licínio Pinto, executados na Fábrica da Fonte Nova

Cronologia

Séc. 19 - construção do edifício mandado executar por António Barreto Ferraz de Vasconcelos, Visconde da Granja; séc. 20, início - a casa pertencia ao seu bisneto, Dr. Casimiro Barreto Ferraz Sacchetti Taveira; 1908 / 1909 - colocação dos painéis de azulejos de autoria de Licínio Pinto, efectuados na Fábrica da Fonte Nova; 1958, 1 de Outubro - em escritura pública, a família Sacchetti vendeu à Obra de Previdência e Formação de Criadas (O.P.F.C.), onde pouco tempo depois, viria a ser instalada a Casa de Santa Zita, vocacionada para a formação das empregadas domésticas e que já exercia actividade desde 1956 num edifício da Rua Eng. Von Haff.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes em alvenaria; azulejo de cor branca e azul; gradeamentos em ferro; cantarias nos molduras dos vãos, cunhais, frisos e cornijas; coberturas com telha

Bibliografia

http://www.av.it.pt/aveirocidade/pt, (09-07-2008)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login