Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Golegã / Igreja de Nossa Senhora dos Anjos

IPA.00008560
Portugal, Santarém, Golegã, Golegã
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja de empena angular, com pequena sineira; interior composto por nave única e capela-mor, ambas com tecto de madeira, de 3 planos; no lado da Epístola a tribuna de comunicação com a antiga Sala da Irmandade.
Número IPA Antigo: PT031412020007
 
Registo visualizado 342 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta por 2 rectângulos justapostos de diferentes dimensões, correspondentes à nave e à capela-mor, e por vá rios anexos (uma capela e a sacristia) adossados do lado S. . Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal virada a E., de empena angular, sublinhada por dupla cornija rematada por cruz, por pináculo do lado direito e sineira do lado oposto; rasgamento axial por portal de lintel arquitravado encimado por porta-janela coroada por nicho com imagem, com frontão triangular e aletas laterais; dos lados do portal 2 janelas molduradas de vão rectangular. À esquerda da fachada um corpo mais baixo rasgado por janela rectangular (a antiga capela mortuária). Na fachada lateral S. os volumes escalonados dos anexos e o paramento lateral do corpo da capela-mor. INTERIOR - a nave, com paredes integralmente revestidas com azulejos de padrão polícromo seiscentista (e algumas cópias recentes), é coberta por tecto de madeira de 3 planos, com caixotões; sobre a porta principal, antecedida por guarda-vento, um coro alto assente em colunas toscanas com pias de água benta em forma de conchas adossadas ao fuste; no paramento do lado do Evangelho um altar lateral, com tribuna onde assenta a imagem do Senhor dos Passos, inscreve-se numa edícula em cantaria, enquadrada por pilastras toscanas e entablamento; segue-se o púlpito adossado, em cantaria, de caixa em forma de taça com anteparas de balaústres; no lado da Epístola um altar lateral idêntico ao do lado do Evangelho, com uma tela figurando Nossa Senhora dos Anjos sobre um fundo marmoreado e a imagem de vulto do orago (com a mesa adossada a um paramento revestido de talha dourada rococó), seguindo-se a tribuna entaipada que dava acesso à antiga Sala da Irmandade. Junto ao arco triunfal o presbitério demarca-se pelo pavimento mais elevado, separado da nave por teia em ferro; para ele abrem as portas da sacristia e dos anexos da irmandade. Um arco triunfal semicircular sobre pilares toscanos estabelece a comunicação com a capela-mor, mais estreita e pouco profunda, coberta por tecto de 3 planos em madeira; um retábulo em madeira policromada, de inícios do século 19, enquadra uma tela recente representando a Visitação.

Acessos

Golegã, Rua José Relvas ou Rua dos Anjos

Protecção

Enquadramento

Urbano, planície, adossada. A igreja, integrada na malha urbana da povoação, deita a fachada principal para a via de circulação que conduz à praça da igreja matriz; a fachada S. abre para uma travessa; a fachada oposta está adossada ao edifício do hospital. Este é constituído por 3 corpos organizados em redor de um pátio central, separado da rua por muro rasgado por portão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada : Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1553 - fundação da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, integrando os bens da albergaria existente junto à ermida de São João (Memórias Paroquiais); 1570 - data provável de construção da igreja, assinalada no nicho da fachada; séc. 17, 1º quartel - revestimento de azulejos; séc. 19, inícios - colocação do retábulo do altar-mor; 1863, 15 de Maio - construção do edifício do actual hospital; nessa altura terá sido construída a capela mortuária, anexa à fachada da igreja.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada; telha cerâmica; cantaria em molduras e colunas; pavimento em cantaria e madeira; azulejos em revestimento de paramentos (nave); caixilhos e portas de madeira.

Bibliografia

Memórias Paroquiais, vol. 17, nº 61, 1758, Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, Lisboa, 1949; Tesouros Artísticos de Portugal, (dir. de José António Ferreira de Almeida) Lisboa, 1976.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Santa Casa da Misericórdia da Golegã: 1976 - reconstrução do pavimento e do guarda-vento; restauro do revestimento azulejar, com colocação de cópias nos espaços em falta.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login