Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de São Francisco

IPA.00008555
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Capela de irmandade secular anexa à igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de nave única integrando o presbitério, paralela ao cruzeiro da igreja, com acesso ao interior da mesma e saída autónoma para a rua. Volumetria simples e fachada severa, contrapondo-se ao interior integralmente decorado de talha, azulejo e pintura, um belo exemplo barroco de uma "obra-total".
Número IPA Antigo: PT031416120107
 
Registo visualizado 196 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Ordem de São Francisco - Franciscanos Terceiros

Descrição

Planta rectangular. Massa simples com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal virada a E., de empena angular enquadrada do lado esquerdo por cunhal apilastrado, com rasgamento axial de uma porta encimada por janela, ambas molduradas e de verga recta, sobrepujadas por óculo. Fachada lateral S. ladeada por cunhais apilastrados, sem qualquer vão. Na fachada posterior, de empena angular vazada por óculo, o volume pouco saliente da tribuna do altar-mor. INTERIOR de nave única coberta por tecto de 3 planos, com caixotões em madeira, integrando o presbitério. Nas paredes laterais rasgam-se 2 edículas pouco profundas enquadradas por arcos semicirculares estribados em pilastras; entre as edículas do lado da Epístola a porta de comunicação com a igreja anexa; do lado do Evangelho um vão idêntico enquadra a porta de um armário. Na parede interior da fachada principal rasga-se um arco mais elevado, de perfil idêntico aos das paredes laterais, ladeado por portas de verga recta estabelecendo a comunicação com a cerca e com a igreja. Retábulos em talha dourada de estilo nacional no altar-mor e nos altares laterais; no altar-mor a imagem de vulto de Cristo na cruz; no 1º altar do lado do Evangelho uma maquineta com a imagem de roca da Virgem; no altar do lado oposto uma imagem de São Francisco. As paredes interiores são revestidas por silhares elevados de azulejos setecentistas (período dos mestres), com cenas da vida de São Francisco e alegorias às virtudes, a que se seguem telas com molduras em talha dourada, figurando santos e beatos da Ordem Terceira: Santa Ângela de Fulgina, condessa de Civitelo; São Fernando, rei de Castela; beato Gualtero, bispo de Treviso; Santo Eliz rio e Santa Delfina, condes de Arriana; beato Jacome de Laud; Santa Isabel, raínha de Portugal; beato Amadeo; São Leão, bispo de Milão; Santa Isabel, raínha da Hungria; São Francisco de Assis; Santa Clara de Monte Falco; beato Bartolo de São Geminiano; São Luís, rei de França; beata Miquelina.

Acessos

Largo Cândido dos Reis

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Igreja de Nossa Senhora de Jesus Cristo (v. PT0314161200019)

Enquadramento

Urbano, planalto, adossada. Implantada num largo junto a uma das entradas da cidade, o antigo Rossio da porta de São Manços, adossada à igreja de Nossa Senhora de Jesus ou Igreja do Hospital, com a qual comunica por porta rasgada ao lado do altar do cruzeiro, do lado do Evangelho; a fachada da capela é recuada em relação à fachada da igreja.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Armazenamento e logística: depósito

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1666 - construção da capela a expensas da irmandade dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de São Francisco, com o patrocínio de Tristão Nunes Infante, do Conde de Unhão, D. Rodrigo Teles de Menezes, de Manuel de Saldanha e Sande e de D. Diogo Fernando de Almeida, alcaide-mor de Santarém; 1835 - doação da capela à Santa Casa da Misericórdia de Santarém; 1865 - medição do edifício pelo Cónego Joaquim Maria Duarte Dias, referindo que tem de comprido 15,26m x 6,50m de largura e 7,90m de altura; tem ao lado do altar principal, os painéis de São Leão e no lado do Evangelho o Beato Amadeu; na parede lateral do Evangelho, Santa Isabel, Beato Jacome de Land, Santa Delfina, Beato Gualtero, São Fernando, rei de Castela; no lado da Epístola, Santa Isabel da Hungria, São Francisco dá a regra, Santa Clara no Monte Falco, Beato Bártolo, São Luís rei de França, Beata Miquelina; tem painéis de azulejo com a vida de São Francisco; 1955, 13 Junho - construção do guarda-vento.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada. Cobertura em telha cerâmica. Molduras de portas e janelas em cantaria. Revestimento interno de azulejos. Pavimento em materiais cerâmicos e cantaria. Portadas e janelas em madeira.

Bibliografia

BRAZ, José Campos, Santarém raízes e memórias - páginas da minha agenda, Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, 2000; CUSTÓDIO, Jorge, Igreja de Nossa Senhora de Jesus do Convento do Sítio (Vulgo Hospital de Jesus Cristo), in Património Monumental de Santarém (dir. de Jorge CUSTÓDIO), Santarém, 1993; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. 5, Lisboa, 1949; SERRÃO, Vítor, Santarém, Lisboa, 1990; Tesouros Artísticos de Portugal, (dir. de José António Ferreira de Almeida) Lisboa, 1976; VASCONCELOS, Padre Inácio da Piedade, História de Santarém Edificada, Vol. 2, Lisboa, 1740.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1996, 18 Novembro - restauro dos telhados.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login