Casa do Assento

IPA.00000085
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Real, Dume e Semelhe
 
Casa quinhentista e setecentista, de planta em L, composta por torre quadrangular, de 3 pisos, do séc. 16, adossada a dois corpos rectangulares de 2 pisos, acrescentados no séc. 18, com escadaria de pedra a S., e varanda fechada assente sobre colunas romanas. Interior com pavimentos e tectos de madeira, sendo o do salão de masseira. Acesso à propriedade por portal ameado. Torre com vãos com chanfro. Reaproveitamento de colunas romanas para suportar uma varanda.
Número IPA Antigo: PT010303100064
 
Registo visualizado 244 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta em L composta por torre quadrangular e dois corpos rectangulares, adossados a N. e O.. Volumes articulados e escalonados, de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas na torre e três águas, nos corpos que lhe estão adossados. Edifício de dois pisos, com torre de três pisos, rebocado e pintado de branco. Torre com acesso interior, com fachadas rasgadas por janelas rectangulares, com vãos chanfrados. Possui do lado E. varanda fechada, de taipa com sete janelões rectangulares, de guilhotina, assente em quatro colunas cilindricas *2. Corpo principal orientado no sentido E. / O., com fachada principal, voltada a S., rasgada por duas portas rectangulares de acesso às adegas, no primeiro piso e escadaria em cantaria, de um só lanço recto, com guarda de ferro, precetida por patamar sobrelevado por quatro degraus, de acesso ao segundo piso onde se abre a porta principal, rectangular, ladeada por janelas de sacada e janela rectangular, com vãos chanfrados.O segundo corpo, orientado a O. e a N. que acompanhando o desnível do terreno, rodeia um jardim formal quadrangular e possui janelas rectangulares e escada de pedra. INTERIOR *3, tendo no primeiro piso lojas e a cozinha, ambas com pavimento de pedra, tendo a última dois fornos em cantaria e lareira com passagem, por escadas de madeira, à varanda e ao interior da torre onde se situam quartos, com pavimento e tectos de madeira. No segundo piso salão com paredes rebocadas e caiadas e tecto em masseira de madeira.

Acessos

Lugar do Assento. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,567551, long.: -8,435667

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, rodeada a N. pela Igreja Matriz de São Martinho de Dume (v. PT010303100145), cemitério paroquial e Capela de Nossa Senhora do Rosário e a S. por terrenos agrícolas pertencentes à casa, onde se identificaram vestígios arqueológicos das Ruínas Arqueológicas de São Martinho de Dume (v. PT010303100045), antiga"villa" romana *1. Voltado à rua possui portal de verga recta, ameado que dá acesso a um jardim, rodeado por muro com grade de ferro, cerrado por portão de ferro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 1 - Assentamento no local de uma "villa" romana; séc. 6, primeira metade - construção da primitiva Igreja de Dume; 877 - doação de Dume ao Bispo de Mondonhedo, São Rosendo; 911 - delimitação do termo de Dume e confirmação da doação ao Bispo de Mondonhedo; 1103 - devolução de Dume à diocese de Braga; séc. 16 - edificação da torre; 1608 - referências à ermida da Senhora do Rosário junto das casas do Assento; 1747 - Contador d'Argote relata o aparecimento de diversos vestígios arqueológicos em Dume, descobertos casualmente, durante os trabalhos agrícolas *4; séc. 18 - construção do corpo principal da Casa do Assento, adossado à torre; 1987 - identificação de uma "villa" romana sob a capela de Nossa Senhora do Rosário, prolongando-se para o quintal da Casa do Assento; 1993, Maio - durante os trabalhos de escavação arqueológica foi descoberto o edifício balnear da "villa" romana de Dume, no interior da propriedade.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante e estrutura mista.

Materiais

Estrutura e pavimentos da cozinha e das lojas, escadaria e portal principal em granito; portas, janelas, pavimentos do segundo piso e tectos em madeira; cobertura exterior de telha portuguesa de meia cana.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - os muros exumados na escavação arqueológica estão preservados e protegidos por cerca de rede de arame; *2 - as colunas são de origem romana, estando uma completa e três fragmentadas; *3 - não foi concedida permissão para efectuar registos fotográficos no interior da torre e do corpo principal da casa; 4 - é conhecido, já desde o século XVIII, pela abundância de vestígios arqueológicos de época romana e altomedieval, dos quais se destaca um conjunto de seis epígrafes romanas e troços soterrados da primitiva igreja de Dume. Inúmeras fontes documentais referenciam para o local uma intensa ocupação pós-romana, associada sobretudo ao Bispado de Dume e ao seu primeiro titular o bispo São Martinho.

Autor e Data

António Dinis / Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login