Solar do Visconde do Banho / Casa do Terreiro

IPA.00008421
Portugal, Viseu, Sátão, Rio de Moinhos
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa com capela integrada na fachada. Retábulo rococó com tribuna central, decorado com marmoreados e acantos dourados.
Número IPA Antigo: PT021817070014
 
Registo visualizado 251 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em L

Descrição

Edifício de planta em L, com capela. Fachada principal de dois pisos, marcada pela escadaria de dois lanços, com o brasão da família entre as duas portas de acesso ao imóvel. No primeiro piso, janelas de pequenas dimensões com molduras de cantaria simples, enquanto o segundo piso tem janelas de sacada, de lintel plano e gradeamentos em ferro. Neste, situam-se os aposentos destinados a habitação, cobertos por tectos de caixotões, em madeira polícroma ou estuque trabalhado, na sala de jantar. No piso inferior, situam-se os aposentos dos criados e arrumos. Construção incaracterística anexa-se ao lado direito. O edifício é rodeado de jardim, protegido por alto muro. Capela dedicada ao Senhor do Bonfim, com fachada marcada por pináculos sobre os cunhais. Portal com entablamento e cornija, ladeado por janelas rectangulares gradeadas, encimado por óculo quadrilobado, encimado por cruz, sobre frontão de lanços. Possui nave, com coro-alto e capela-mor, cobertos por tecto em caixotões, decorados com motivos hagiográficos. Púlpito quadrangular com bacia em forma de mísula e guarda de madeira dourada e policromada. Acesso por cinco escadas de pedra. Ao lado, altar dedicado ao Senhor do Bonfim. Arco triunfal a pleno centro, com pintura decorativa. Duas janelas iluminam a capela-mor, uma entaipada. O tecto deste espaço é de madeir apintada, tendo, no centro, a representação da Assunção da Virgem. Retábulo de talha dourada com tribuna central, de moldura contracurvada, onde se insere uma peanha com a figura da Virgem e do Menino. A moldura é sobrepujada por um querubim e acantos. Ladeada por pilastras e coluna de fuste liso, com capitéis coríntios. Entablamento interrompido no centro, encimado por arco de volta perfeita e ático com frontão interrompido, cornija, unidos por festões. Nesta zona, quatro anjos. Conjunto policromado, com marmoreados de várias tonalidades, com acantos e concheados dourados.

Acessos

Casal de Cima, no Largo do Terreiro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Num largo, no centro da povoação, rodeado por pequenas casas sobradadas. Alçado principal confina com via pública e o tardoz com zona de cultivo. Escadas de acesso de dois lanços. Próximo ao Solar da Quinta dos Casais / Casa da Família Aguiar (v. PT021817070015).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - construção do imóvel; 1741 - terminam as obras da capela; 1998, 30 março - despacho de abertura do processo de classificação; 2003, 15 maio - despacho de encerramento da classificação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal antigo e moderno, Lisboa, 1874; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa / Rio de Janeiro, s.d.; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, Lisboa, 1975; CORREIA, Alberto, Roteiro Turístico do Distrito de Viseu, Viseu, 1981; FRAZÃO, A.C. Amaral, Novo Dicionário Corográfico de Portugal, Porto, 1981; Guia de Portugal - Beira Alta e Beira Baixa, vol. III, Lisboa, 1984; SOUSA, Albano Martins de, Terras do concelho de Sátão, Sátão, 1991; Portugal passo a passo - Beira Alta e Beira Baixa, Madrid, 1994.

Documentação Gráfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login