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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Estação ferroviária
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Descrição
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Acessos
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ER 103 |
Protecção
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Enquadramento
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Urbano, isolado. Implanta-se na zona do Monte, adaptado ao declive acentuado do terreno. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: estação ferroviária |
Utilização Actual
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Propriedade
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Afectação
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Época Construção
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Séc. 19 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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1877, 17 fevereiro - dá-se concessão do caminho de ferro de cremalheira entre o Pombal e o Monte a António Joaquim Marques, de Lisboa; 1886 - início dos trabalhos de construção do caminho de ferro, com projeo do engenheiro Raul Mesnier, contratando para a execução da obra o capitão Manuel Alexandre de Sousa; 1890, 24 julho - concessão da Câmara ao dito capitão para construção; 1891, 22 janeiro - aprovado pela Câmara o projeto da construção do elevador; 1893, 16 julho - inauguração do primeiro troço do caminho de ferro do Monte; 1894 - prolongamento do caminho de ferro até ao Atalhinho; 1912, 24 junho - inauguração do edifício da estação do Monte e prolongamento do caminho de ferro até ao Terreiro da Luta; ali se constrói também neste ano o Restaurante Esplanada; a linha férrea tinha a extensão de 2500 m entre o Pombal o Monte e 3850 entre Pombal e o Terreiro da Luta; 1943 - extinção do comboio e remoção dos carris de ferro; 2016 - aquisição do edifício da estação pela Câmara Municipal do Funchal, por 200 mil euros; posteriormente procede-se à sua desocupação e à realização de obras de reabilitação, no valor de 400 mil euros, projeto financiado parcialmente pelo Fundo de Turismo de Portugal; 2021, 24 junho - inauguração do centro interpretativo no edifício da estação. |
Dados Técnicos
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Materiais
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Bibliografia
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PIO, Manuel Ferreira - O Monte. Santuário votivo da Madeira (Retalhos Históricos). 3ª edição. Funchal: Junta de Freguesia do Monte, 1992. |
Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Observações
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EM ESTUDO |
Autor e Data
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Paula Noé 2000 |
Actualização
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