Estação Ferroviária do Monte

IPA.00008386
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, Monte
 
Estação ferroviária construída no início do séc. 20 e reabilitada na segunda década do séc. 21, conservando a sua estrutura primitiva. Apresenta planta quadrangular e fachadas evoluindo em dois pisos, adaptadas ao declive do terreno, levando a que a fachada norte tenha apenas um piso, terminadas em cornija de quarto de círculo côncavo direto, e rasgadas por vãos retilíneos ou, num setor do segundo piso, em largos vãos de arco deprimindo. Atualmente alberga no piso térreo um posto de turismo e um pequeno auditório e, no piso superior, uma área para exposição.
Número IPA Antigo: PT062203020116
 
Registo visualizado 426 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

Acessos

ER 103

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se na zona do Monte, adaptado ao declive acentuado do terreno.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1877, 17 fevereiro - dá-se concessão do caminho de ferro de cremalheira entre o Pombal e o Monte a António Joaquim Marques, de Lisboa; 1886 - início dos trabalhos de construção do caminho de ferro, com projeo do engenheiro Raul Mesnier, contratando para a execução da obra o capitão Manuel Alexandre de Sousa; 1890, 24 julho - concessão da Câmara ao dito capitão para construção; 1891, 22 janeiro - aprovado pela Câmara o projeto da construção do elevador; 1893, 16 julho - inauguração do primeiro troço do caminho de ferro do Monte; 1894 - prolongamento do caminho de ferro até ao Atalhinho; 1912, 24 junho - inauguração do edifício da estação do Monte e prolongamento do caminho de ferro até ao Terreiro da Luta; ali se constrói também neste ano o Restaurante Esplanada; a linha férrea tinha a extensão de 2500 m entre o Pombal o Monte e 3850 entre Pombal e o Terreiro da Luta; 1943 - extinção do comboio e remoção dos carris de ferro; 2016 - aquisição do edifício da estação pela Câmara Municipal do Funchal, por 200 mil euros; posteriormente procede-se à sua desocupação e à realização de obras de reabilitação, no valor de 400 mil euros, projeto financiado parcialmente pelo Fundo de Turismo de Portugal; 2021, 24 junho - inauguração do centro interpretativo no edifício da estação.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

PIO, Manuel Ferreira - O Monte. Santuário votivo da Madeira (Retalhos Históricos). 3ª edição. Funchal: Junta de Freguesia do Monte, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login