Poço de neve no Pico do Areeiro

IPA.00008341
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, Monte
 
Poço de neve de planta circular, escavado no solo, protegido por cobertura exterior em calote semi-hesférica e interior em cúpula, construído numa zona alta e fria da serra, de forma a armazenar e conservar o gelo.
Número IPA Antigo: PT062203020105
 
Registo visualizado 174 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Armazenamento e logística  Poço de neve    

Descrição

Construção assente num soco, de planta circular, com cobertura de alvenaria em calote semi-hemisférica. A O., avança da calote pequeno pano de muro, onde se abre vão, de verga recta, com porta em ferro gradeada. Esta dá acesso ao interior constituído por uma cavidade ou poço de forma cilíndrica, escavada no solo; cobertura interior em cúpula.

Acessos

Monte, Pico do Areeiro

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 981/98, JORAM, 1.ª série, n.º 50 de 05 agosto 1998

Enquadramento

Rural, isolado, na encosta do Pico do Areeiro, sobranceiro à baía do Funchal, a 11650 m. de altitude, fazendo parte do Parque Ecológico do Funchal. Ergue-se próximo da estrada regional, com acesso, devidamente assinalado, por carreiro. Implanta-se sobre soco, adaptado ao desnível do terreno, circundado por passadiço calcetado e delimitado por varandim rústico de urge.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: poço de neve

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municpal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1813 - mandado construir por um italiano que fabricava sorvetes, tendo a capacidade de armazenar 265 m3 de gelo; 1826 - mencionado no livro "Rambles in Madeira and in Portugal in the Early Part of 1826"; 1851 - Jonh Adams Dix no livro "A winter in Madeira" refere os bons sorvetes feitos na Rua da Carreira, com gelo trazido dum poço existente na montanha; 1939 - adquirido pela Câmara Municipal do Funchal.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em pedra da região e porta de ferro.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, Poços da Neve, in Elucidário Madeirense, vol. 3, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Até serem introduzidas na Madeira as modernas tecnologias da obtenção de gelo, eram construídas nas serras altas e sobranceiras ao Funchal silos de armazenamento da neve e gelo que caiam durante o Inverno. Ali, eram mantidos a baixa temperatura até às estações subsequentes, altura em que o gelo era retirado e transportado por homens, às costas, em sacos de couro dentro de cestos, através de veredas até à cidade, para subsequente fabrico de sorvetes e utilização em hotéis e hospitais.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login