Igreja Paroquial da Piedade / Igreja de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00008339
Portugal, Ilha de Porto Santo (Madeira), Porto Santo, Porto Santo
 
Arquitectura religiosa, maneirista e rococó. Igreja de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais baixa e estreita, com torre sineira e sacristia adossadas a N. Fachada principal terminada em empena, de cornija, sobre cunhais de cantaria, com vãos em eixo, composto por portal de volta perfeita, encimado por friso e cornija, a que se sobrepõe janela emoldurada. Fachadas com cunhais e remates simples e uma porta travessa. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho, capelas laterais confrontantes e arco triunfal em estrutura semelhante ao portal, possuindo retábulos laterais e colaterais maneiristas e um rococó, e retábulo-mor maneirista.
Número IPA Antigo: PT062207010002
 
Registo visualizado 629 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave única e capela-mor, tendo adossado na fachada lateral S. capela quadrangular e na N. torre quadrangular, anexo, duas capelas e sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas, sendo as da igreja de duas águas, com telha marselha na nave e romana na capela-mor, capela S. com cobertura plana, anexo com quatro águas e beiral duplo, as duas capelas e sacristia de duas águas cobertas a telha romana, beiral duplo na segunda e sacristia. Fachada principal virada a O., terminada em empena de cornija sobre cunhais de cantaria do Porto Santo, com vãos em eixo, compostos por portal de arco de volta perfeita, assente em pilastras, encimado por friso e cornija, a que se sobrepõe uma janela de moldura simples. Remata a empena cruz em cantaria da região, cinzenta. Torre sineira com cunhais de cantaria do Porto Santo no terço inferior e no restante em cantaria vermelha do Cabo Girão, encimados por quatro pináculos em cantaria do Porto Santo, rematada por cornija que contorna em cada face um relógio; termina em coruchéu decorado com azulejos de tapete, rematado por cata-vento; fachadas com vão sineiro emoldurado a cantaria do Porto Santo, o virado a O. cego e os restantes com sinos de bronze, tendo a N. três janelas sobrepostas também em cantaria do Porto Santo. Na fachada lateral S., escada de acesso ao coro, porta travessa da nave e capela com quatro gárgulas antropomórficas nos cunhais, um registo de azulejos representando "Pietá", pintado a azul cobalto e branco, e ainda duas janelas laterais em arco quebrado com vidraças. Fachada E. terminada em empena com cruz em cantaria, sendo a da capela-mor cega. INTERIOR lajeado a cantaria do Porto Santo. Nave percorrida por silhar de azulejos recentes, de padrão, com cobertura de três panos rebocado e pintado de branco sobre cornija; coro-alto suportado por dois pilares quadrangulares de cantaria, com alta balaustrada em madeira, arredondada ao centro; porta com guarda-vento. Do lado do Evangelho sucedem-se baptistério, com vão de arco de volta perfeita, de cantaria do Porto Santo, fechado por porta de madeira e ferro; a Capela do Senhor Crucificado, com amplo arco de volta perfeita encimado por cornija, em cantaria do Porto Santo, tendo retábulo pétreo, de estrutura semelhante, ou seja, arco pleno moldurado, sobre pilastras também molduradas, encimado por friso e cornija, e possuindo imaginária. A capela do Santíssimo, também de estrutura idêntica, em cantaria, mas pintada com elementos fitomórficos de talha branca e dourada, cerrada por teia de madeira entalhada. Possui retábulo de planta recta de um eixo com duplas colunas laterais lisas, com capitéis coríntios, tendo os intercolúnios decorados com talha em acantos e elementos ferronerie, e ao centro uma pintura sobre tela da "Aparição de Jesus Maria Madalena"; ático com tabela rematada por cornija contracurvada; cobertura de madeira de perfil curvo pintado e duas janelas laterais rectangulares emolduradas por pintura decorativa. Entre as duas capelas, encontra-se o púlpito quadrangular, com acesso pela Capela do Senhor Crucificado, de madeira polida e filetes dourados, com baldaquino e lambrequim, rematado por esfera aos gomos dourada. No lado da Epístola, aproveitando o vão da escada exterior do coro, desenvolve-se arco de volta perfeita emoldurado a cantaria, com espaço destinado a confessionário; fica ainda a primitiva capela de Nossa Senhora da Conceição, conhecida pela capela do morgado, com pavimento em tabuado, paredes percorridas por silhar de azulejos recentes, de padrão azul e branco, iluminada por duas janelas laterais de arco quebrado, cobertura em abóbada estrelada; possui retábulo de talha, de um eixo com tela de Nossa Senhora da Conceição; no chão apresenta um conjunto de treze figuras em madeira, em meio corpo, estofadas e policromadas, representando a Ceia do Senhor. Arco triunfal de volta perfeita, em cantaria do Porto Santo, encimado por friso e cornija, ladeado por dois retábulos colaterais em talha dourada e policroma; o do lado do Evangelho, de planta recta, tem um só eixo, ladeado por duas colunas torsas com decoração relevada, apoiadas em duas mísulas com acantos, douradas, nicho com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, cornija saliente, tabela quadrangular com quarteirões e remate em volutas e ao centro tela de Deus Criador do Mundo; na predela, nicho central e lateralmente duas pequenas telas, tendo desaparecido a da direita; retábulo da lado da Epístola, dedicado a Santana, com planta rectangular, pilastras suportando cornija com frontão interrompido, enquadrando tela, predela com nicho no centro sem imagem, trabalho de marcenaria com pintura dourada e marmoreados. Capela-mor com supedâneo acedido por três degraus de cantaria do Porto Santo, tendo retábulo em talha dourada e pintada, de planta recta, tripartido, separado por pilastras, que enquadram três telas: "Lamentação de Cristo Morto", ladeado por uma figurando José da Arimateia com escada na mão, à esquerda, e Nicodemos, à direita, oferecendo o lençol; o ático é composto por tabela ladeada por duas cartelas inscritas com "Cui Comparabo" e "Te Filia Jerusalem", aletas e remate criando falso frontão triangular. Cobertura de madeira polida em três panos e iluminada por duas janelas rectangulares.

Acessos

Porto Santo, Cidade Vila Baleira; Rua Manuel Gregório Pestana; Largo do Pelourinho

Protecção

Categoria: VCL - Valor Cultural Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 1072/93, JORAM, 1.ª série, nº. 124 de 27 outubro 1993

Enquadramento

Urbano, integrado em zona habitacional, junto ao largo do Pelourinho, delimitado pela travessa da Sacristia e a E., R. Cristóvão Colombo a N. e tendo a O. a Casa do Povo. É precedido de adro murado e gradeado, com dois portões de ferro, um a S. e outro a N., com empedrado a calhau rolado, com linhas perpendiculares e horizontais em pedra branca, formando quadrados e preenchido a preta e vários desenhos decorativos com cartelas, nas entradas principais e ajardinado em redor.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal - Arciprestado do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Martim Conrado, pintor do séc. 17; mestre entalhador Estêvão Teixeira de Nóbrega; pintor Max Romer, 1945; Artur Silva, restaurador; Eleonor Cruz Leitão e Georgina Garrido, restauradores de 1994.

Cronologia

Séc. 15 - Início da construção da igreja; 1566 - saque pelos corsários franceses de Monteluc; data da tela, assinada por Martim Conrado, existente na Capela do Santíssimo; 1617 - invasão dos corsários argelinos, levando toda a população; 1667 - incêndio da igreja e sua reconstrução total; nova invasão dos corsários Argelinos ( SILVA, Padre Fernando Augusto da e MENEZES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. 3, Funchal, 1978); 1690 / 1708 - saque pelos franceses; séc. 17 - feitura dos retábulos colaterais; 1708 - assaltos pelos ingleses comandados pelo capitão Amias Preston; séc. 18 - construção da Capela do Santíssimo, por Estêvão Calaca e reedificação da Capela do Senhor Crucificado; 1928 - data inscrita no pavimento do adro, em calhau rolado; 1940 - feitura do registo de azulejo representando a Pietá, na Fábrica de Sacavém; 1945 - execução das telas laterais do retábulo-mor, substituindo as antigas dos volantes do tríptico, reproduzindo duas figuras artísticas de Durer; séc. 20 - pintura da cobertura da Capela do Santíssimo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria vermelha do Cabo Girão, cantaria do Porto Santo, alvenaria rebocada, madeira, amarrações mistas, talha dourada e pintada, pintura sobre madeira, vidros, silhar de azulejos, telha romana e marselha.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, MENEZES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. 3, Lisboa, 1922; PEREIRA, Eduardo C. N., Ilhas de Zarco, Funchal, 1968; CARITA, Rui, Diário de Notícias, Património, 2 Outubro 1994; Diário de Notícias, 24 Setembro 1995; Diário de Notícias, 1 Outubro 1995; L.G., Igreja Matriz do Porto Santo - A Capela Mor está a ser recuperada, Jornal da Madeira, Funchal, 25 Julho 1995.

Documentação Gráfica

DRAC, Funchal

Documentação Fotográfica

DGPC: DGPC:DSID, SIPA; Museu Vicentes Photographos; DRAC; ARM, Funchal

Documentação Administrativa

DRAC; A.R.M.; CMPS

Intervenção Realizada

Diocese do Funchal: séc. 20 - obras de conservação geral e restauro; 1994 - restauro da tela central do retábulo-mor, pela equipa Eleonor Leitão e Georgina Garrido; 1995 - restauro da igreja, recuperação da talha e telas das capelas laterais.

Observações

Autor e Data

Teresa Brazão 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login