Fortim do Faial

IPA.00008329
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santana, Faial
 
Miradouro construído no início do séc. 20 recreando uma bateria militar, de planta semicircular, acompanhando o perfil da encosta onde se implanta, com paramento exterior tendo os dois terços inferiores mais avançados e com capeamento em cantaria, possuindo no terreiro pequena casa de apoio, de planta quadrangular com características de arquitectura popular madeirense.
Número IPA Antigo: PT062210020004
 
Registo visualizado 323 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Miradouro  

Descrição

Pano de muralha de planta semicircular, com paramento exterior virado a O. tendo os dois terços inferiores mais salientes, sendo rebocado e pintado de branco, e com capeamento em lajes de cantaria de basalto. Na face interior, o parapeito eleva-se pouco acima do nível do terreiro e o paramento não é pintado; junto dele, dispõem-se sete bocas de fogo, assentes em "reparos" de madeira. No centro do terreiro, ergue-se pequena edificação de apoio, de planta quadrangular simples, com cobertura em telhado de quatro águas em telha de meia cana. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e embasamento cinzento, terminadas em beiral duplo. Fachada principal virada a NE. e a terra, rasgada por porta de verga recta simples com moldura de cantaria e em cada uma das outras fachadas, abre-se uma janela de peitoril, com moldura pintada a cinzento a imitar cantaria, com caixilharia de guilhotina e tapa-sóis pintados de verde escuro. Interior simples, com soalho de madeira, paredes rebocadas e pintadas de branco e tecto de estuque em gamela.

Acessos

Faial, Estrada Municipal de Santana; Caminho do Fortim

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 560/96, JORAM, 1.ª série, n.º 56 de 24 maio 1996

Enquadramento

Rural, isolado. Ergue-se no alto de uma encosta, com vista priviligiada para o mar e para a vila de São Roque do Faial, destacando-se muralha protectora a O.. O seu acesso é feito pelo Caminho do Fortim, em pedra, paralelo à EM de Santana. Terreiro, pavimentado em calhau rolado formando losângos, protegido por muro, a NE. encimado por rede e aberto por portão de acesso em ferro; ladeia-o a NO. habitação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: miradouro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: miradouro

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - provável início da construção (CARITA, Rui, 1993).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria basáltica rebocada e pintada; capeamento da muralha em cantaria; moldura da porta em cantaria e das janelas pintadas a imitar cantaria; pavimento do terreiro em calhau rolado.

Bibliografia

CARITA, Rui, Arquitectura Militar da Madeira: Séculos XV a XIX, vol. 2, Funchal, 1993; Fortim do Faial Abre ao Público, Diário de Notícias, 08 Abril 1999.

Documentação Gráfica

DRAC: Divisão do Património

Documentação Fotográfica

DRAC: Divisão do Património

Documentação Administrativa

DRAC: Divisão do Património

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Sofia Santos e Luís Jardim 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login