Ermida de Nossa Senhora da Conceição das Vinhas

IPA.00008235
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ribeira Grande, Rabo de Peixe
 
Arquitetura religiosa, seiscentista ou setecentista. Ermida de planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial, e tendo adossado sacristia precedida por alpendre.
Número IPA Antigo: PT072105080003
 
Registo visualizado 73 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, da mesma largura e altura, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia retangular precedida por alpendre. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia e alpendre, na continuidade da primeira, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com silhares ciclópicos nos cunhais posteriores e em algumas zonas. Fachada principal virada a S., com a capela de cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais com bola sobre acrotérios, e terminada em frontão triangular, coroado por cruz latina sobre acrotério; no tímpano abre-se fresta retangular moldurada e gradeada. É rasgada por portal de verga reta com moldura terminada em cornija, encimada por friso de pontas de diamante e cornija. À esquerda, o alpendre, sensivelmente recuado, apresenta a fachada terminada em meia empena, rasgada por amplo arco em asa de cesto apoiado no muro do adro; lateralmente, o alpendre assenta em colunelo também ele sobre o muro do adro. A sacristia é rasgada a S. por porta de verga reta e a O. por janela jacente, gradeada. A capela-mor é rasgada por fresta sem moldura. Fachada lateral direita cega e a posterior igualmente cega e com a capela-mor terminada em empena. No INTERIOR possui as paredes rebocadas e pintadas de branco e a nave com teto de madeira envernizada. Arco triunfal de volta perfeita, com as juntas pintadas de branco e capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço, com pinturas decorativas. Retábulo-mor em talha policroma e altar com frontal revestido a azulejos com representação figurativa.

Acessos

Rabo de Peixe; Lugar da Boa Vista; Estrada Regional

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 64/1984, JORAA, 1.ª série, n.º 14 de 30 abril 1984

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, junto à estrada regional, num antigo terreno de vinha e hoje com produção de pasto, com a fachada posterior virada ao oceano e adaptado ao declive do terreno. Apresenta frontal e lateralmente adro, vedado por muro, rebocado e pintado de branco e capeado a cantaria, com acesso frontal e interiormente percorrido por bailéu e pavimentado a lajes de cantaria. Nas imediações, existe um chafariz com baixo-relevo decorado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - época provável da sua construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco; frisos, cornijas, molduras dos vãos e cruz em cantaria de basalto; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; frontal de altar em azulejos azuis e brancos; retábulo de talha policroma; teto de madeira e em estuque; cobertura de telha.

Bibliografia

"Ermida de Nossa Senhora da Conceição das Vinhas" (http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_191_41.html), [consultado em 02-07-2013].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login