Capela do Cruzeiro / Ermida de Santo Cristo do Cruzeiro

IPA.00008154
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Angra (Nossa Senhora da Conceição)
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Capela de planta retangular e interior de espaço único, com iluminação axial e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque. Fachada principal com os elementos estruturais e decorativos sublinhados a policromia azul, de sabor popular, terminada em empena e rasgada por portal de verga reta, com moldura recortada e com mísulas suportando entablamento, e por uma janela, ladeada por aletas e pináculos. No interior possui púlpito retangular no lado do Evangelho e com retábulo-mor em talha dourada, de planta reta e três eixos, de estilo nacional.
Número IPA Antigo: PT071901040009
 
Registo visualizado 253 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, tendo adossados pequenos corpos laterais, com coberturas em telhados de duas águas. Fachada principal virada a SO., rebocada e pintada de branco, com faixa preta e elementos estruturais e decorativos sublinhados a azul; apresenta falsas pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos sobre plintos paralelepipédicos, e termina em empena, com cornija, levemente truncada, coroada por cruz latina de cantaria, biselada e com coroa de espinhos no encontro, assente em plinto; lateralmente, existem elementos formando falso pinhão muito insipiente. É rasgada por portal de verga reta com dupla moldura recortada inferirmente e nos topos, encimada por mísulas que sustentam duplo entablamento, rematado por pináculos relevados sobre plintos; ao centro, abre-se ainda janela quadrangular, moldurada, ladeada por aletas. INTERIOR de espaço único, com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento de cantaria e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, assente em cornija de cantaria. No lado do Evangelho dispõe-se púlpito de bacia retangular, sobre mísula retangular escalonada, a partir da qual se prolonga friso vertical até ao pavimento, com guarda em balaustrada e acedido por porta de verga reta, moldurada. No lado da Epístola existe lavabo, de espaldar retangular, decorado por florão, encimado por nicho do reservatório, em arco de volta perfeita, rematado por cruz latina entre volutas, e tendo frontalmente bacia retangular, de bordo saliente. Lateralmente existem confrontantes, portas de acesso aos anexos, de verga reta e molduradas, a do lado da Epístola ladeada por pequeno nicho em arco, recente. Sobre o supedâneo de cantaria, com acesso central e com guarda em baustrada, dispõe-se o retábulo de talha dourada e policroma, de planta reta e três eixos, definidos por quatro pilastras, decoradas de acantos, e por quatro colunas torsas, ornadas de pâmpanos, sobre largas mísulas com acantos, e com capitéis coríntios; ambas prolongam-se pelo ático em arquivoltas lisas de acantos ou torsas com pâmpanos, unidas no sentido do raio, tendo no fecho painel com acantos afrontados; no eixo central abre-se nicho, em arco de volta perfeita, com boca rendilhada, e interiormente com friso de acantos enquadrando painel dourado com resplendor relevado e trono de três degraus facetados, igualmente ornados de acantos; nos eixos lateras surgem painéis com acantos simétricos, sobrepostos por mísulas; sotobanco com painéis de acantos. Banco em talha pintada de branco, com frisos laterais de acantos dourados e integrando ao centro altar tipo urna, de frontal decorado.

Acessos

Angra (Nossa Senhora da Conceição); Largo de Santo Cristo do Cruzeiro; Rua do Cruzeiro; Rua Frei Diogo das Chagas

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 / Incluído na Zona Central da Cidade de Angra do Heroismo (v. IPA.00010623)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções, as do lado direito de cércea bastante mais alta. Ergue-se no centro histórico de Angra, inserido num quarteirão trapezoidal, virado a pequeno largo, pontuado de árvores e formado pela confluência das Ruas da Garoupinha, do Cruzeiro, da Memória e Ladeira de São Francisco. Nas imediações, ergue-se o Cnvento de São Francisco (v. PT071901040005) e dois edifícios na Rua do Cruzeiro, classificados (v. PT071901040010 e PT071901040011).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1739 - construção da capela com invocação do Senhor Santo Cristo do Cruzeiro, por ter a imagem do Cristo e da cruz lavrada, numa só pedra; segundo o Dr. Alfredo da Silva Sampaio, a capela foi construída a expensas de alguns fiéis, sendo um deles Bento Giraldes Soares, reverendo beneficiado da Colegiada de Nossa Senhora da Conceição, da cidade; segundo apontamentos encontrados no espólio do Padre Francisco Rogério da Costa, depreende-se que naquele lugar existira um cruzeiro junto às hortas, pertencentes a João Vieira, o Velho, em 1556, e ao qual iam as Estações Religiosas; séc. 19 - o historiador açoriano, Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, designa a capela do Senhor Santo Cristo; 2004, 09 setembro - publicação da Resolução do Conselho do Governo n.º 126/2004, referindo consumir a classificação anterior do imóvel por inclusão na Zona Central da Cidade de Angra do Heroismo, em JORAA , 1.ª série, n.º 15.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas, moldura dos vãos e outros elementos exteriores pintados; cruz, pavimento, supedâneo, cornija, molduras interiores, lavabo e bacia do púlpito em cantaria basáltica; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; retábulo de talha dourada e policroma; guarda do púlpito e teia em madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_de_Santo_Cristo_do_Cruzeiro, março 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login