Fonte de Santo António / Fonte do Bispo / Fonte dos Ingleses

IPA.00008073
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santa Cruz, Santo António da Serra
 
Arquitectura civil de equipamento, tardo-maneirista. Fonte de espaldar tardo-maneirista em cantaria com amplo vão centrado em arco, de volta perfeita, fino entablamento e importante pé-direito em cantaria.
Número IPA Antigo: PT062209060016
 
Registo visualizado 104 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo relicário

Descrição

Espaldar de cantaria aparente com arco em volta perfeita, assente em impostas decoradas com 2 finas cornijas duplas que se prolongam por todo o pé-direito do espaldar e interior da fonte; o arco é delimitado por pilastras embebidas, que definem acima da linha das impostas 2 panos de alvenaria rebocada. Interior semicircular, abobadado e mãe de água delimitada por vão com lintel recto de cantaria.

Acessos

Santo António da Serra

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 1650/99, JORAM, 1.ª série, n.º 126 de 16 novembro 1999

Enquadramento

Rural, adossado em muro e em declive, havendo ainda muro fronteiro, emergindo de pequeno lençol de água. Zona coberta por vegetação rasteira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, meados - referência à existência de uma residência de Verão do prelado do Funchal na área de Santo António da Serra; 1778 - início das obras da Aldeia de Vila Nova da Rainha sob direcção do mestre das obras reais João António Vila Vicêncio para fixação da população do Porto Santo, deslocada por um surto de fome; 1783 - abandono da população da Aldeia que volta ao Porto Santo; 1817 / 1827 - informação de Paulo Dias de Almeida de que a Aldeia se encontra totalmente arruinada; 1830 - instalação do cônsul americano John Howard March, de Verão, na quinta das Ameixeiras no Santo da Serra; 1851 - reconstrução da igreja de Santo António, pagando as Obras Públicas a capela-mor e parte da residência paroquial, e o cônsul americano, a nave, os muros do adro e a casa dos romeiros; 1911, 28 Set. - listagem de nomes, quase exclusivamente ingleses, abreviaturas e datas, entre 1707 e 1827, registados por Charles J. Cossart na Fonte de Santo António da Serra, alguns ainda reconhecíveis.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cantaria regional aparente e alvenaria de cantaria regional rebocada.

Bibliografia

CARITA, Rui, Paulo Dias do Funchal e a Descrição da Ilha da Madeira, Funchal, 1982; idem, História da Madeira, 5º vol., Funchal, 1999; SOUSA, Saturnino, Santo da Serra - Fonte classificada serve de esgoto, Diário de Notícias, 14 Junho 2001, pg. 9.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC, Funchal

Documentação Administrativa

DRAC, Funchal

Intervenção Realizada

Observações

A estranha presença de inúmeros nomes ingleses, por vezes com a mesma letra, em datas tão espaçadas como desde os inícios do Séc. 18 até aos inícios do 19, sem que tal prática seja avalizada por outra documentação, levanta sérias dúvidas de estarmos perante uma falsificação semelhante, por exemplo, à efectuada por Robert Page entre os finais do Séc. 18 e os inícios do 19, publicitando uma cruz de madeira, que teria existido na campa de Roberto Machim e de Ana de Arfet, antes do descobrimento oficial do Arquipélago em 1419. R. Page aparece registado nos grafitis com a data de 1792.

Autor e Data

Rui Carita 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login