Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00008055
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Estreito da Calheta
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal simples, com sacristia adossada ao lado esquerdo com sineira e fachada principal em empena de cornija, portal de arco pleno moldurado e encimado por friso e cornija. Alçados laterais rasgados por janela, no esquerdo, e, no oposto, porta travessa. Cobertura em falsa abóbada de berço, em estuque, surgindo, no interior, retábulo maneirista tipo edícula, ladeado por mísulas.
Número IPA Antigo: PT062201030008
 
Registo visualizado 167 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, simples com coincidência entre exterior e interior. Massa simples com horizontalidade na sua disposição e cobertura em telhado de duas águas de telha marselha. Frontaria orientada a O.,com alhetas nos cunhais, rematada em empena coroada por cornija sobrelevada em relação ao telhado; no seu ângulo, cruz de pedra ladeada na base por volutas. Portal de volta perfeita sobre pilastras em cantaria calcária moldurada e com friso superior, gravado com "ANNO 1670", e cornija. Fachada N. e posterior, também rematada em empena, percorridas por banco de cimento revestido no seu topo por barras de azulejo com padrão enxaquetado, sendo interrrompido lateralmente por porta de verga simples de acesso à zona do altar e na fachada posterior, alteado nos seus extremos. Na fachada a S. rasga-se janela rectangular. INTERIOR de espaço único, iluminado por janela do lado da Epístola e cobertura em abóbada de berço, sobre sancas, pintada com fundo azul. Pavimento em tijoleira vermelha, diferenciado por dois degraus de cantaria no acesso ao supedâneo. Paredes laterais forradas até aproximadamente meia altura com linólio de cor castanha. Retábulo-mor em tons branco, pérola e ouro apresentando nicho central envidraçado com imagem e nos extremos duplas colunas suportando entablamento coroados por quatro fogaréus e cartela ao centro. Lateralmente, fixa-se à parede testeira, pintada de azul e reposteiro superior, também pintado, mísulas encimadas por baldaquinos.

Acessos

Estreito da Calheta, Igreja Abaixo, EM da Igreja Abaixo

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia encosta, junto à EM. da Igreja Abaixo, tendo a E. casa de habitação e fronteiro adro protegido por gradeamento de ferro. Aos cunhais da frontaria adossa-se muro superiormente contracurvado com respectivas sineiras nos lados S. e N., estando a do lado S. tapada. No muro N. rasga-se porta de verga recta em cantaria.

Descrição Complementar

Nas mísulas da parede testeira, as imagens de São João Baptista e da Virgem com o Menino.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1662, 16 Dezembro - Alvará passado pelo Deão Dr. Pedro Moreira, Sé vagante, por petição de André de França e Andrade a uma sua cunhada, Águeda de Jesus moradora no Estreito da Calheta que tinha feito uma ermida da invocação de Nossa Senhora da Conceição, para nela se poder dizer missa e celebrar ofícios dívinos; 1670 - data gravada na cornija do portal; séc. 20 - pintura da parede testeira e tecto, colocação do linólio e pavimento.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria calcária, alvenaria de pedra rebocada, azulejos, blocos de betão, argamasssa, madeira, vidro, tipoleira, linólio e telha marselha.

Bibliografia

CASTRO, António Manuel de, BRAZÃO, Maria Elisa de França, Calheta - Roteiro Turístico Cultural, Funchal, 1993; SILVA, Padre Fernando Augusto da, e MENESES, Carlos, Elucidário Madeirense, vol. 2, Funchal, 1998.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1985 - Colocação de tijoleira no chão, substituição de portas, pintura exterior e interior.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login