Câmara Municipal de Santa Cruz / Domus Municipalis

IPA.00008050
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santa Cruz, Santa Cruz
 
Arquitectura civil residencial, quinhentista e moderna. Paços municipais de planta composta por corpo rectangular quinhentista e um poligonal irregular moderno, com frontispício formado por 3 panos, o quinhentista com portal de arco quebrado e janelas maineladas no 2º piso, e o moderno subdividido em 2, tendo o central todo em cantaria.
Número IPA Antigo: PT062209050001
 
Registo visualizado 488 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara, tribunal e cadeia  

Descrição

Planta rectangular irregular, composta por corpo rectangular quinhentista e um outro poligonal irregular recente, desnivelados, ambos com dois pisos. Coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas, sobre beiral duplo. Fachada principal formada por três corpos. O central, todo em cantaria negra, tem no 1º piso amplo portal principal, de verga recta moldurada, e no 2º janela de sacada, de triplo vão, os laterais estreitos e separados por mainel, com balaustrada de cantaria. No corpo da direita, portal em cantaria rija da região, de arco pleno sobre colunas assente em bases decoradas e com brasão do munipício na aduela de fecho; no 2º piso, 2 janelas maineladas, de arcos plenos sobre colunelos. O corpo da esquerda tem o 1º registo em cantaria, rasgado por 5 pequenos vãos, e o 2º, de alvenaria rebocada, rasgado por cinco vãos rectangulares mais altos e encimados por cornija, todos moldurados a cantaria. Na fachada lateral quinhentista, embasamento de cantaria, dois vãos rectangulares horizontais no 1º piso e janela mainelada no 2º. Na fachada S., corpo adossado em forma de L confina com o casario. Fachada lateral esquerda, lambril alto de cantaria ao nível do primeiro piso, três janelas com moldura de cantaria rematadas por cornija no piso superior. No INTERIOR, escadaria de mármore dá acesso ao primeiro piso, percorrida por lambril de azulejos de padrão. No primeiro patamar, pintura representando as actividades económicas e culturais do concelho da autoria de Teresa Brazão. No piso superior destaque para o salão nobre de tecto de madeira.

Acessos

Santa Cruz, Praça Dr. João Abel de Freitas

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 26 499, DG, 1.ª série, n.º 79 de 04 abril 1936 / ZEP, Portaria, DG, 1.ª série, n.º 154 de 05 julho 1946

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro da cidade, próximo da Igreja Matriz e da Santa Casa da Misericórdia. Fronteiro tem pequeno jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção inicial; Séc. 20, anos setenta - colocação de mainel nas janelas geminadas; construção do corpo lateral adossado; anos 90 - construção do corpo que confina com o casario.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e cantaria da região, azulejos, madeira, vidros, cobertura de telha e cantaria negra.

Bibliografia

PEREIRA, Eduardo, Ilhas de Zargo, vol. II, Funchal, 1968; SILVA, Fernando Augusto da, Santa Cruz, in Elucidário Madeirense, vol. III, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC; DGEMN: DSARH, MI

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login