Capela de Nossa Senhora da Graça

IPA.00008039
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Machico, Machico
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Pequena capela alpendrada, de planta longitudinal simples, com sacristia adossada ao lado esquerdo, com pequena sineira, fachada principal em empena, precedida por alpendre fechado lateralmente, portal de cantaria "rija" cinzenta em arco pleno e friso e cornija salientes, conservando no interior silhar de azulejos tipo "tapete" e retábulo também maneirista de talha relevada, pintado a branco e azul, em forma de nicho, segundo a tipologia de Robert Smith. Cobertura em masseira.
Número IPA Antigo: PT062204030011
 
Registo visualizado 113 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, de uma só nave, rectangular, precedida de alpendre, com sacristia adossada a O.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, de 2 águas na capela, 1 na sacristia com telha marselha e 4 no alpendre, sobre beirais duplos de telha de canudo ou romana, no alpendre e na sacristia. Fachadas rebocadas a branco com embasamento pintado a castanho. Fachada principal virada a S., terminada em empena, encimada por cruz de Cristo de cantaria "rija", cinzenta; precede-a alpendre fechado lateralmente e com vão frontal apoiado em dois pilares quadrangulares com base chanfrada, topo em cantaria mole, de cor, bancos corridos, chão lajeado a cantaria "rija" cinzenta e tecto de madeira em tesoura, pintado a branco. Portal em cantaria "rija" cinzenta de verga curva e friso e cornija salientes. Na parede lateral direita janela sobrelevada, rectangular com grades de ferro. Sacristia com fachada a S. recuada, porta de lintel recto, sobre ombreira de pedra tipo "alheta"; campanário assente na empena de 1 água, no seguimento da parede, de estrutura e base em cantaria "mole", de cor, com lintel curvo e empena coberta com telha romana, beiral saliente lateralmente e sem sino. No INTERIOR, pavimento em tabuado e tecto em masseira, pintado a branco. É percorrido por silhar de azulejos de tapete, com padrão de camélia, cercadura de contas e folhas de acanto, em azul e amarelo sobre fundo branco; no lado do Evangelho, púlpito de madeira adossado à parede, com escada exterior pintado com marmoreados, tendo do mesmo lado porta de verga recta, emoldurada a cantaria com acesso à sacristia. No lado direito, junto à porta, pia de água-benta, talhada aos gomos em cantaria "rija" da região, janela rectangular sobrelevada, gradeamento de ferro com quadrícula vertical e horizontal. Retábulo de talha, tripartido, com pintura central sobre tela figurando Nossa Senhora da Graça, intercolúnios de base quadrangular, fustes cilíndricos com elementos fitomórficos e cabeças de anjo rematados por capitéis com elementos vegetalistas sobre predela também com elementos vegetais e "mascarões", interrompido por nicho com pequena imagem do orago. Entablamento saliente com elementos vegetais e mascarões. Tímpano triangular decorado, com cariátide e anjos, rematado por grande pomba, simbolizando o Espírito Santo *1. Toda a talha relevada é pintada a branco e fundo a azul. O frontal é simples de madeira, pintada a branco, tendo no centro o símbolo mariano e debroado de decoração a azul marmoreado. Na sacristia, porta de acesso ao exterior, armário embutido na parede de execução recente e um lavabo de cantaria "rija" da época, também embutido.

Acessos

Machico, Rua Nova da Graça

Protecção

Enquadramento

Urbano, integrado em zona habitacional, junto à estrada municipal com acesso por um beco, precedido de adro murado com porta de madeira, bancos corridos, chão cimentado, pequeno jardim e construções anexas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Provável construção; 1750, 13 Agosto - segundo o L.V. 2, da Câmara Eclesiástica, ermidas e oratórios, 1710 - 1751 (in A. R. M.), D. Frei João Nascimento escreveu ao Padre Manoel das Neves, vigário da Igreja Collegiada de Nossa Senhora da Conceição da Villa de Machico para lhe ser concedida licença para benzer a capela, pelo facto desta ter sido reedificada e reformada.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Basalto, cantaria mole e rija da região, pintada alvenaria rebocada, madeira, vidro, ferro, talha pintada, pintura sobre tela, madeira pintada,azulejos, amarrações mistas, telha marselha, e beiral em telha romana,empedrado em calhau rolado.

Bibliografia

SILVA, Fernando Augusto da, Subsídios para a História da Diocese doFunchal, 1425 - 1800, vol. 1., A.R.M.; Lv. 2 da Câmara Eclesiástica, Ermidas e Oratórios, 1710 - 1751.

Documentação Gráfica

DRAC; ANTB

Documentação Fotográfica

DRAC; ANTB;IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DRAC; A.R.M

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o remate retabular é pouco comum, sugerindo que terá sido elaborado a partir de alguns elementos que o integravam, provavelmente a ara do altar. Desconhece-se a data da construção da Capela; segundo descrição no Lv.2 da Câmara Eclesiástica, Ermidas e Oratórios, 1710 - 1751, - "1750, provisão de D. Frei João do Nascimento, dada em 13 de Agosto, ao Padre Manoel das Neves, Vigário da igreja collegiada de Nossa Senhora da Conceição davilla, de Machico, pela sua petição atrás escripta que nossa licença setinha reedificado e reformado a ermida de Nossa Senhora da Graça, damesma villa e que ... necessitava de benzer, pedimonos lheconcedessemos para esse efeito da licença necessária.... Havemos porbem de conceber ao dito reverendo Vigário e faculdade necessária paraque possa benzer a sobredita ermida e seu altar e dezerse nella missa ..." (in A. R. M.).

Autor e Data

Teresa Brazão 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login