Capela de Nossa Senhora da Nazaré

IPA.00008038
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Calheta, Arco da Calheta
 
Arquitectura religiosa, revivalista. Capela que mantém a estrutura vernacular da primitiva, de planta longitudinal simples, com coro-alto, muito descaracterizada exterior e interiormente. Frontispício em eixo, com portal de arco abatido, encimado por janela e remate em empena, com o ângulo acentuado. Sobre o extremo direito da empena, sineira. Alçados com cunhais e remates simples. Cobertura de madeira em masseira.
Número IPA Antigo: PT062201010010
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Pequena capela de planta simples, regular com coincidência entre exterior e interior e disposição de massas na horizontal. Encontra-se alteada em relação ao edifício adossado, com cobertura em telhados de 2 águas de telha de aba e canudo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento e emolduramentos a cinzento. Frontispício orientado a O. e terminada em empena de ângulo acentuado com cruz de Cristo em cimento no vértice. Sobre o extremo direito da empena, sineira desprovida de sino. Na zona de ligação entre a capela e o Centro de Saúde existe gárgula quadrangular. Portal de arco abatido emoldurado em betão e encimado por um vão de janela quadrangular com caixilharia de alumínio. À direita do portal existe uma pia de água benta em cantaria. A fachada virada a S. apresenta porta com moldura em cimento, acedida por três degraus e junto à virada a E. desenvolve-se escadaria de cimento. O INTERIOR é de espaço único com pavimento em cimento, coro-alto com balaustrada de madeira, tapado por painel de madeira, e ressalto em cimento na zona onde outrora se situava o altar. Do lado da Epístola abre-se porta alteada e no lado do Evangelho uma outra de ligação às antigas instalações do Centro de Segurança Social. Tecto de masseira semi-destruído.

Acessos

Arco da Calheta, Sítio das Paredes, na ER. 222 e seguindo as placas de informação correspondentes ao Centro de Saúde do Arco da Calheta

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, meia-encosta, adossado a N. com as instalações do Centro de Saúde do Arco da Calheta e onde esteve instalada uma delegação da Segurança Social. A O. situa-se um extenso parque e a S. as instalações do Clube de Ténis da Calheta. Portal precedido por um patamar de três degraus.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Secretaria Regional dos Assuntos Sociais

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1689, 20 Julho - alvará passado pelo Deão do Cabido, sede vacante do Bispado do Funchal a Antónia de Cristo e Leonarda do Horto, da venerável ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, para se celebrar o sacrifício da missa; 1830 - reedificação da capela por António João Barbosa de Matos e Câmara, descendente dos fundadores; séc. 20, 2.ª metade - grandes obras na capela e na sua envolvência; 2000, Setembro - assinatura de documento entre a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e o Grupo Coral do Arco da Calheta para cedência do espaço.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada, argamassa, alumínio, cantaria de basalto, madeira, telha de meia cana.

Bibliografia

SILVA, Padre Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, 1941.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

Governo da Região Autónoma da Madeira: 1973 - obras na envolvência; 1980 - recuperação do telhado, pinturas gerais.

Observações

Autor e Data

Filipe Bettencourt 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login