Convento e Igreja de São Domingos / Igreja de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário / Museu do Tesouro de Arte Sacra de São Domingos

IPA.00007958
China, Macau RAE, Macau, Macau
 
Arquitectura religiosa.
Número IPA Antigo: CN931901000005
 
Registo visualizado 366 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Domingos - Dominicanos

Descrição

FACHADA - composta de três registos, tendo o primeiro 3 portas, a do meio maior que as laterais, cada uma delas flanqueada por pilastras duplas adossadas; 2º andar com 3 janelas de peito, com portadas, estando alinhadas com as portas do registo inferior; último registo por. INTERIOR - planta de 3 naves, com 2 capelas laterais, separadas entre si por arcos de volta perfeita, apoiados em colunas, cujos capitéis são decorados com motivos fitomórficos. Cobertura direita coberta de painéis em madeira; coro. Altar com colunas salomónicas e aplicações em estuque; no centro está um imagem de Nossa Senhora do Rosário, ladeada por outras de São Domingos e Santa Catarina de Siena; num nível inferior a este encontra-se a Cruz da Ordem de São Domingos e no topo um pintura representando o sagrado Coração de Jesus. O tecto da capela-mor tem no centro o emblema da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. O pavimento é composto por blocos de granito e por 2 tampas tumulares, que foram descobertas durante os trabalhos de restauro. Capela lateral do lado do Evangelho dedicada a Nossa Senhora de Fátima, com uma pintura correspondente, um estátua de Cristo na cruz, e ainda um oratório de São Francisco de Assis. A outra capela é dedicada a Nossa Senhora da Saúde, com uma imagem figurando provavelmente São Vicente Ferrer. Nas paredes da nave estão representados os 15 Mistérios do Rosário, a par dos 14 passos da Via Sacra, em madeira policromada.

Acessos

Largo de São Domingos

Protecção

Imóvel de Interesse Arquitectónico, DR nº 83/92/M, 31 Dezembro 1992; incluido no Conjunto dos Monumentos Históricos de Macau *1

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1587 - dominicanos espanhóis chegam ao território na sequência de um naufrágio e o bispado deu-lhes umas casinhas em madeira, onde fundaram a casa de Sana Maria do Rosário de Macau com uma capela com a mesma invocação e em madeira; 1590 - igreja foi construída num misto de arquitectura ocidental e local, na mesma altura que os dominicanos portugueses assumem os edifícios deixados pelos espanhóis, que tiveram de partir uma vez que a sua permnência não era legal dentro do Padroado Português do Oriente; 1644 - um militar foi assassinado na igreja durante a missa; 1707 - durante a Querela dos Ritos, os dominicanos colocaram-se do lado do Papa contra o Bispo de Macau, o que lhes valeu um ordem de excomungação; quando os soldados tentaram impôr essa ordem, os frades barricaram-se dentro da igreja durante 3 dias e atacaram os militares com pedras; 1721 - foi reedificada por iniciativa do seu vigário frei José da Cruz; 1828 - nova reedificação, durante a qual foi determinada a fachada actual; 1835 - com a expulsão das Ordens religiosas todos os seus bens foram vendidos em leilão, à excepção do convento, porque serviu temporariamente como Sé de Macau, uma vez que esta foi danificada por um tufão; as unidades residenciais foram abandonadas, tendo sido usadas como casernas pelos batalhões militares de Macau, cujos estábulos foram colocados nas traseiras da igreja; Direcção de Obras Públicas, Bombeiros e Companhia dos Telefones estiveram simutaneamente instalados numa parte do Convento; 1867 - no edifício conventual foi instalado o corpo de Polícia; 1933 - escavações nas imediações da igreja, por causa de trabalhos de arruamentos, revelou inúmeros esqueletos e túmulos, indicando que ali estava o cemitério do convento; 1937 - na sequência de um tufão que danificou a Sé, esta esteve de novo na igreja de São Domingos; 1994 - descobriu-se que toda a estrutura de madeira da igreja estava a ser consumida pela formiga branca e que algumas das fundações se tinham desviado; isto levou à organização de um projecto de renovação total do edifício; 1996 - obras de renovação tiveram o seu início, com técnicos portugueses e macaenses; 1997 - conclusão das obras, com a abertura ao público da igreja e de um museu.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BRAGA, J. M., A Igreja de São Domingos e os Dominicanos em Macau, Macau, 1939; BRUNT, M. Hugo, The convent and curch of Saint Dominic at Macao in Journal of Oriental Studies, vol. IV, nº 1-2, 1957/58, pp. 66-78; COSTA, Maria de Lourdes Rodrigues, História da Arquitectura em Macau, Macau, 1997; BARACHO, Carlos, "Um percurso ao encontro do Medievalismo em Macau" in Revista de Cultura, nº 34, Macau, Janeiro/Março 1998, pp. 147-180; CALADO, Maria, "Macau - da fundação aos anos 70. Evolução socio-económica, urbana e arquitectónica" in Revista de Cultura, nº 34, Macau, Janeiro/Março 1998, pp. 75-146; COSTA, Maria de Lourdes Rodrigues, "História da Arquitectura em Macau" in Revista de Cultura, nº 34, Macau, Janeiro/Março 1998, pp. 181-234; DURÃO, Luís António, "Património de Macau, um álbum da sua História" in Camões, nº7, Dezembro 1999, pp. 70-83; MATTOSO, José (dir.), Ásia, Oceania, Património de origem portuguesa no mundo, arquitectura e urbanismo, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010, p. 501.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

GM/DST; CCCM

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Instituto Cultural de Macau: 1997 - obras de restauro na igreja e de adaptação da zona do campanário em Museu do Tesouro da Arte Sacra de São Domingos. todas as peças de madeira foram substituídas por painéis de teca, as fundações foram reforçadas com cimento e os pilares foram realinhados; instalação de um moderno sistema eléctrico e de iluminação; telhado foi revestido com telhas mandadas fazer por encomenda na China. Durante as obras de recuperação do retábulo de talha dourada, foi revelado o primtivo em estuque, a cruz de São Domingos, e pinturas várias.

Observações

*1 - Património Mundial - UNESCO, 2005. Durante as obras de recuperação da igreja foram encontradas varias alfaias litúrgicas que se encontravam guardadas em armários. No seguimento deste achado, decidiu-se instituir um museu onde essas peças fossem expostas ao público, dando lugar ao Museu de Arte Sacra de São Domingos.

Autor e Data

Sofia Diniz 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login