Casa Arte Nova / Sede do Sporting Club de Espinho

IPA.00000794
Portugal, Aveiro, Espinho, Espinho
 
Casa Arte Nova, de planta rectangular de dois pisos com sobreloja; pilastras assentando em pedestais com aparelho de almofada, porta com verga curva decorada com motivos vegetalistas e encimada por óculo circular.
Número IPA Antigo: PT010107020004
 
Registo visualizado 215 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular com cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal virada a O., de dois pisos, com sobreloja, flanqueada por pilastras, dois pisos atravessados por outras duas pilastras que dividem a fachada em três panos, todas as pilastras assentando em pedestais com aparelho de almofada; cada piso tem três vãos, um por folha, integrando composições de fachada distintas. Ao nível do piso térreo, porta central, com acesso por degrau, verga curva decorada com motivos vegetalistas e encimada por óculo circular; nos panos laterais, portas de verga direita colocadas em plano inferior. As vergas das portas laterais bem como o remate do óculo central fazem parte de composição semi-circular exibindo dois relevos, aos lados, representando golfinhos com cauda enrolada; as quatro superfícies vasadas formadas pela composição, de formas sensivelmente triangulares mas de lados curvos, são preenchidas por vidros suportados por armações de ferro forjado, duas maiores, com cercadura de rectângulos e motivo central de linhas curvas e duas menores com motivo central circular. Remate superior ondulado divide esta composição de outra distinta no piso superior em que todos os panos de fachada resultantes do recorte das cantarias são preenchidos por azulejos rectangulares lisos de cor verde. Três vãos em sacada central, com bacia sobre três mísulas e guarda de pedra, ladeada por janelas de peito; vergas curvas, moldura da bandeira com almofadas e pendentes vegetalistas aos lados. Nos fechos desenvolvem-se mísulas que se juntam a quatro pares de outras idênticas que rematam as pilastras e suportam pedra de cornija; ático continuado; sobrepondo-se às pilastras existem pináculos, mais altos os que enquadram alto remate curvo sobre a folha central.

Acessos

Rua n.º 8, n.º 335, 337 e 339. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,006902, long.: -8,643822

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por edifícios de cércea superior, à esquerda, prédio de construção recente e, à direita, casa do princípio do século com fachada remodelada ao nível dos vãos do piso térreo e integrada em prédio de construção recente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de associação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 20 - construção; 2001, 26 janeiro - Despacho de encerramento do Vice-Presidente do IPPAR, por não ter valor nacional.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em calcário e betão, rebocado e pintado e superiormente revestido a azulejos, guardas em ferro forjado; porta e caixilharias em madeir; cobertura em telha marselha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

Sónia Basto 2010
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login