Paços do Concelho de Alcochete

IPA.00007908
Portugal, Setúbal, Alcochete, Alcochete
 
Arquitectura residencial, oitocentista, neoclássica. Edifício de planta longitudinal com cobertura em telhado de 4 águas; fachadas com janelas de sacada e varandins em ferro forjado. A adaptação a Câmara Municipal conferiu-lhe a traça neoclássica que hoje ostenta.
Número IPA Antigo: PT031502010025
 
Registo visualizado 264 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal    

Descrição

Planta longitudinal simples, massas dispostas na vertical, cobertura diferenciada em telhado de 4 águas de mansarda e de 2 e 4 águas simples. Paramentos pintados a cor amarelo claro, embasamentos, cunhais e cornijas de cantaria. Fachada principal virada a SE. de três registos e três panos, sendo o central rematado por frontão curvo interrompido pela estátua da República sob pódio de volutas e cartela em concha; no 1º piso rasgam-se três portas de verga em arco abatido e aduelas em ressalto, sobre pilares também de cantaria; sobre elas balcão de balaústres sustentado por mísulas relevadas de acantos; três portas-janelas de arco de volta perfeita abrem-se no eixo dos vãos inferiores, tendo entre elas colunas jónicas sobre altos plintos, suportando entablamento de onde arranca o frontão; todo este conjunto é ladeado por pilastras sobrepostas munidas de pequenas bases e capitéis. Panos laterais ligeiramente reentrantes e simétricos, rasgados inferiormente por janelão com verga em arco de volta perfeita e aduelas em ressalto que acompanham as ombreiras até ao parapeito e desenham todo o paramento murário destes panos; no mesmo eixo, superiormente, janela rectangular com verga saliente assente em pequenas volutas no lugar de mísulas; remate em cornija dupla, arquitravada; cunhais angulares repetindo o modelo das pilastras delimitadoras do pano central. Fachadas laterais de dois pisos e vários panos rasgados por janelas de sacada com varandins de ferro ao nível superior, e por janelas rectangulares ao nível térreo.

Acessos

Largo de São João

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção da Igreja de São João Baptista (v. IPA.00004093), da Capela de Nossa Senhora da Vida (v. IPA.00004080) e da Igreja da Misericórdia de Alcochete (v. IPA.00003455)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no centro histórico da vila, abrindo para largo arborizado, em terreiro calcetado; rodeado por casario baixo, vernacular, dos séculos 19 e 20; fachada lateral E. abrindo para via de circulação automóvel limitada, tendo diante o mercado municipal; fachada O. para a R. Nuno Álvares que desemboca na Av. dos Combatentes bordejando o rio. Nas proximidades da Igreja Matriz (v. PT03150201001) e da Casa de Moysém (v. PT03150201017).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal / Cultural e recreativa: galeria

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, finais - construção do antigo solar por Gomes Neto Pereira, senhor do Morgado que instituiu o fidalgo Nuno Álvares Pereira Velho Morais com o Padroado da Misericórdia de Aldeia Galega; Séc. 18, finais - o solar deixa de estar na posse da família dos Pereira sendo vendido; Séc. 20 - funciona no piso térreo a Repartição de Finanças da vila; 1986, 13 novembro - Decreto Regulamentar nº 64/86, criando a Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística do aglomerado das Barrocas, onde se inser o imóvel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e caída, cantaria aparelhada, pedra, ferro forjado, telha.

Bibliografia

COSTA, Cor. Eduardo Avelino Ramos da, O Concelho de Alcochete, 1902 (2ª edição, Alcochete, 1988); PEREIRA, Esteves e RODRIGUES, Guilherme, Dicionario Historico, chorografico, heraldico, biographico, bibliographico, numismático e artístico, Vol. 1, Lisboa, 1904; COSTA, Américo, Dicionário Chorografico de Portugal Continental e Insular, Vol. 1, Porto, 1929; CUNHA, Francisco Leite da, Subsídios para a História de Alcochete, A Voz de Alcochete, Novembro de 1948; NUNES, Luís Santos, Vila de Alcochete e seu concelho, 1972; GRAÇA, Luís Maria Pedrosa dos Santos, Edifícios e Monumentos Notáveis de Concelho de Alcochete, Lisboa, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA

Documentação Administrativa

CMA

Intervenção Realizada

CMA: 1996 - obras de remodelação; 2003 - manutenção e reparações diversas.

Observações

Pouco subsiste do solar quinhentista muito alterado ao longos dos séculos, em particular na centúria de oitocentos. A entrada principal do Solar dos Pereiras era feita pela R. Nuno Álvares Pereira. Anexo existia a cerca que compreendia os terrenos onde foi edificado nos primeiros decénios do séc. 20 o Bairro de Moysem; nestes terrenos, a S. construiu-se no séc. 16 o Palácio dos Condes de Unhão Teles de Menezes do qual existiam vestígios nos finais do séc. 19; ainda hoje aos terrenos da zona se chama Chão do Conde.

Autor e Data

Albertina Belo 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login