Solar Maria Vaz

IPA.00007888
Portugal, Viseu, Tabuaço, Tabuaço
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa de planta rectangular com anexo adossado e anexos agrícolas espalhados pela propriedade protegida por muro. Corpo principal composto por dois edifícios, um assimétrico com pórtico descentrado, emoldurado por pilastras e consolas em forma de volutas estilizadas. Edifício anexo contrastante denunciando a intenção, não conseguida, de ampliação do corpo principal. Vãos intensamente decorados por molduras recortadas com falsos frontões e aventais com borla no piso superior.
Número IPA Antigo: PT011819140024
 
Registo visualizado 85 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de planta rectangular, adossando-se-lhe à fachada E. um anexo, ambos com dois pisos, de disposição horizontalista das massas com coincidência entre exterior e interior e coberturas de três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal do anexo com alvenaria granítica aparente com as juntas pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, delimitadas por cunhais apilastrados e remates em friso e cornija. Fachada principal, voltada a N., rasgada, no piso térreo, por cinco vãos em arco abatido, duas janelas centrando pórtico de moldura saliente e, mais à direita, duas janelas com molduras recortadas em frontão contracurvado interrompido, com avental que se funde no embasamento. No piso superior, cinco vãos em arco abatido. Duas pilastras sobre plintos, que se prolongam formando consolas em forma de volutas estilizadas, sustentam a janela de sacada do piso superior com balcão de ritmo côncavo e convexo, com guarda de ferro forjado; a janela tem moldura saliente onde assenta um frontão interrompido. Quatro janelas de guilhotina fazem a correspondência com as dos piso térreo, tendo molduras salientes e contracurvadas, formando frontão interrompido, e avental de idêntico perfil, terminando em borla. A fachada lateral direita, voltada a O., é rasgada, em plano superior por duas janelas de moldura saliente. O corpo da esquerda, que se lhe encontra adossado, correspondente ao anexo, possui a fachada voltada a N. rasgada, ao nível do piso térreo, por porta de moldura recta saliente, em plano central, ladeado por duas janelas de idêntico perfil, correspondendo-lhes, no piso superior, três janelas, duas de sacada e uma de peitoril, central, todos com moldura saliente e perfil rectilíneo. Um alto muro adossa-se à esquerda, inflectindo no sentido da elevação da cota, sendo rasgado a E. por portal delimitado por pilastras através do qual se acede à fachada E. desse anexo, rasgada, ao centro, por pórtico de moldura saliente e perfil rectilíneo. Fachadas posteriores e interior não observados. Um anexo agrícola desenvolve-se mais para O., sendo composto por planta rectangular simples, de disposição horizontalista das massas, e cobertura de duas águas, estando adossado ao muro que separa a quinta da via pública, a N..

Acessos

Em Tabuaço, no Largo do Terreiro, onde começa a Rua de Maria Vaz

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano, a meia-encosta, isolado, destacado, implantado frente a terreiro, que lhe deu o nome, rodeado por edifícios incaracterísticos, encontrando-se perto da Igreja Matriz de Tabuaço a (v. PT011819140020), a SE., da Casa onde nasceu Abel Botelho (v. PT011819140023), ou ainda da Casa do Morgado do Fontão Seco (v. PT011819140170), a S.. Confina com terrenos de cultivo, protegidos por muro, integrando a propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - construção do edifício; referência ao desembargador Luís Ribeiro Godinho, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, corregedor da comarca de Lamego, que "tirava as devassas" nas moradas da sua aposentadoria, como sendo provavelmente o proprietário de que a população guarda a memória pelo nome Ribeiro; 1788 - nas demarcações do Região do Douro, a casa surge referida como sendo propriedade de Pedro Guedes; séc. 19 - construção do corpo anexo; finais - o edifício encontra-se, desde essa época, e até à actualidade, na posse de membros da família Osório, com laços de parentesco aos proprietários do Solar Oliveira Rebelo (v. PT011819060090), sito na Granja do Tedo, nomeadamente através do matrimónio celebrado entre Ambrosina Girão e Artur Ribeiro Osório; séc. 20, último quartel - um incêndio destrói o interior do corpo anexo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito; alvenaria mista; cimento; telha cerâmica; tijolo; madeiras de castanho, pinho e carvalho; vidro; ferro forjado.

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço (Esboços para uma monografia), Tabuaço, 1991; COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego , vol. 6, Lamego, 1992; CORREIA, Alberto, Tabuaço - Roteiro turístico, Tabuaço, 1997; CD Portugal Século XXI -Viseu, CD 2, Matosinhos, 2001; www.girao.net/tabuaco.htm, 30 Novembro 2002; ALMEIDA, Gustavo de, Solar setecentista no Largo do Terreiro, in Correio de Tabuaço, Tabuaço, 15 Setembro 2005, p. 12; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/20727747 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMTabuaço

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMT

Documentação Administrativa

CMT

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1998 / 1999 - substituição de coberturas.

Observações

Autor e Data

Gustavo Almeida 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login