Casa do Cipreste

IPA.00007884
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Casa construída no séc. 20, de planta em L, irregular, composta pela articulação de corpos de diferentes áreas e alturas, de planta rectangular e poligonal, em redor de jardim. Volumetria escalonada, coberturas diferenciadas em telhados de 2, 4, 6 e 8 águas, desenvolvida em 5 pisos. Exemplar da aqruitectura residencial integrada na tipologia da denominada Casa Portuguesa, na expressão do próprio arquitecto Raul Lino. Trata-se, porém, de um exemplar único, onde o arquitecto, ao projectar uma casa para si próprio, se permitiu a opções particulares e excepcionais. De salientar: relação da arquitectura com a envolvência natural, traduzida na organicidade da casa, que se articula com a natureza e a integra na própria arquitectura (caso dos afloramentos rochosos); a recuperação / reinvenção de elementos decorativos tradicionais, que surgem integrados num contexto inovador. Acerca desta casa escreveu Raul Lino: "Por essa época, gente que se prezasse ainda fazia casa manuelina ou estilo D. João V; na nossa, como estilo houve a preocupação de nada fazer de que mais tarde me viesse a arrepender" (in Vida Mundial: p. 31).
Número IPA Antigo: PT031111120100
 
Registo visualizado 993 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta irregular, composta pela articulação de corpos de diferentes áreas e alturas, desenvolvida em cinco pisos e com coberturas escalonadas e diferenciadas, efectuadas por telhados de 2, 4, 6 e 8 águas. A casa, implantada em terreno de elevado declive, tem cinco pisos, incluindo a cobertura e as caves (2), com um destes parcialmente enterrado e traçado de forma desnivelada ao longo da fachada O.. Em reboco pintado, o edifício tem panos de muro rasgados por vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria, podendo reconhecer-se alçado principal a O. SO.. Este, dada a implantação e organização da edificação de molde a viabilizar um melhor aproveitamento da irregularidade do terreno, ao qual acresce uma concepção marcadamente orgânica, é definido por toda a frente da edificação, sendo esta caracterizada por uma estrutura, em planta, em zigue-zague, como resultado da articulação de volumes, de diferentes pisos e morfologias. Com acesso principal localizado na fachada NE., ao nível do piso térreo (2º andar da fachada O.), observa-se INTERIOR marcado por vestíbulo, a partir do qual se desenvolve escadaria conducente aos dois pisos superiores e corredor sensivelmente em L, que assegura a comunicação com todas as partes da casa, e ao longo do qual se distribuem os principais compartimentos. Em termos de distribuição encontramos: no piso térreo, a zona de serviços concentrada no extremo N. e a zona social orientada a O. e SO., compondo-se esta por sala de refeições de planta oval e sala de estar de planta octogonal, sob a qual se localiza, no piso inferior, uma outra sala com o mesmo perímetro, articulada através de janelas de sacada, com pérgola. No 1º piso reconhece-se a zona privada, distribuída ao longo da fachada S. (orientada para o jardim), também com acesso por meio de corredor e com compartimentos genericamente comunicantes entre si. A edificação articula nos seus extremos (zona de vestíbulo e sala octogonal) com espaços que delimitam o jardim, nomeadamente uma arcada em L, definida por arcos de volta perfeita, e uma varanda de planta rectangular, também com vãos em arco de volta perfeita, alguns com parapeito ou preenchimento em adufa.

Acessos

Rua do Roseiral, n.º 5. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,793960; long.: -9,381096

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 722/2005, DR, 2.ª série, n.º 123 de 29 junho 2005 *1 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Localiza-se na encosta do Castelo dos Mouros, antigo arrabalde da vila. Implanta-se em terreno de forma irregular e com cotas diferenciadas, pontuado por afloramentos rochosos.

Descrição Complementar

Completa a concepção arquitectónica da casa, um conjunto de pormenores decorativos interiores concebidos pelo próprio arquitecto, nomeadamente: revestimentos de azulejos padronados, de diferentes cores e motivos (vestíbulo, circulações e cozinha); vitral (entrada); papel de parede com motivos florais a preencher integralmente os paramentos da sala de refeições.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raul Lino (1907).

Cronologia

1907 - data de um desenho de Raul Lino considerado embrionário relativamente à concepção da Casa do Cipreste, então designada "A Pedreira"; 1912 - início da construção da casa, destinada a habitação sazonal do próprio arquitecto, em terrenos de uma antiga pedreira cedidos por seu pai; 1914 - a casa estava concluída: as telhas e os azulejos, desenhados por Raul Lino, foram produzidos numa fábrica em Telheiras, propriedade de seu pai; 1997, 02 dezembro - Despacho de abertura do processo de classificação; 2000 - o edifício mantém-se na família; 2002, 23 outubro - Despacho de homologação da classificação do Ministro da Cultura; 2005, 31 agosto - retificação do teor do diploma de classificação no que concerne ao acesso, Rectificação n.º 1499/2005, publicada no DR, 2.ª série, n.º 167.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado e madeira.

Bibliografia

Raul Lino Visto por Ele Próprio, in Vida Mundial, 21 Nov. 1969; AAVV, Raul Lino - Exposição Retrospectiva da Sua Obra, Lisboa, 1970; SEGURADO, Jorge, Raul Lino (sep. Belas Artes), Lisboa, 1975; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, Velharias de Sintra, vol. 5, Sintra, 1984; ALMEIDA, Pedro Vieira de e FERNANDES, José Manuel, História da Arte em Portugal - A Arquitectura Moderna, vol. 14, Lisboa, 1986; RIO-CARVALHO, Manuel, História da Arte em Portugal - Do Romantismo ao Fim do Século, vol. 11, Lisboa, 1986; SILVA, José Cornélio da e LUCKHURST, Gerald, Sintra - a Paisagem e as Quintas, Lisboa, 1989; RIBEIRO, Irene, Raul Lino, Pensador Nacionalista da Arquitectura, Porto, 1994 (2ªed.); RIBEIRO, José Cardim (coord.), Sintra, Património da Humanidade, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1996; LINO, Maria do Carmo P. Vasconcelos e Sousa, As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino, Lisboa, 1999 (Dissertação de Mestrado em História da Arte apresentada à Universidade Lusíada de Lisboa - texto policopiado); www.casasdeportugal.pt; "Raul Lino, Livre como o Cipreste", RTP 1999, https://arquivos.rtp.pt/conteudos/raul-lino-livre-como-o-cipreste/

Documentação Gráfica

Arquivo da Família Raul Lino; Col. Rui Lamas Pimentel

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a classificação inclui a cerca.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login