Paço dos Ribafrias / Casa dos Ribafrias / Casa Pombal

IPA.00007869
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura residencial, manuelina, renascentista e pombalina. Palácio senhorial de três corpos articulados em U, com capela integrada, envolvendo pátios e jardins de buxo. Nas fachadas conjugam-se vãos manuelinos, em arco polilobado, e pombalinos. Único edifício de arquitectura nobre particular da vila de Sintra que ainda mantém a sua estrutura quinhentista. Um dos primeiros exemplos de introdução de mármore colorido em elementos arquitectónico-decorativos.
Número IPA Antigo: PT031111110093
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Planta em irregular U, composta por três corpos recatngulares e de altimetrias diferenciadas, integrando a NO. uma capela. Massa de volumes articulados, horizontalista. Coberturas diferenciadas de telhados de 2, 3 e 4 águas. Fachada principal voltada a N., com basamento aparente, constituída por 3 panos divididos por pilastras e delimitados por cunhais, sendo o da esq. da 4 pisos (o último elevado sobre a cornija) e os restantes de 3, e, à dir,. um corpo mais baixo de 2 registos. Ao centro abre-se grande portal em arco festonado sobre pés-direitos facetados encimado por uma janela de sacada mainelada, polilobada, e, lateralmente, o 2º piso é vazado por janelas rectangulares de capialços convexos, que se prolongam para o corpo da dir. a encimar um amplo portão de madeira emoldurado por arco recto, e os pisos superiores por janelas em arco rebaixado de fecho conopial; remates em cornija sob beiral e em platibanda no corpo baixo. As fachadas laterais dos corpos que flanqueiam o pátio ajardinado são vazadas por janelas em arco cairelado com fecho em conopial. O portal principal dá acesso a um átrio quadrangular aberto por 2 arcos plenos assentes em colunas de capitéis coríntios, o do mainel com inscrição, e coberto com abóbada rebaixada polinervada com combados sobre mísulas vegetalistas e com bocetes florais. à dir. do pátio outro átrio abobadado polinervado de onde sobe escadaria para o andar nobre desembocando num eirado com fonte sobre soco de 3 degraus, com tanque rectangular esculpido com bustos clássicos coberto por baldaquino rectangular delimitado por arcos deprimidos sobre colunas com capitéis coríntios, sendo o espaldar revestido por azulejos relevados polícromos com motivos vegetalistas onde se crava cabeça de leão de cuja boca jorra a água. Do lado oposto um balcão de balaústres, assente em cachorrada, abobadado de caixotões sobre colunelos capitelizados, seguindo-se uma pequena colunata em L e uma "loggia". INTERIOR: No andar nobre, dando para o eirado, a Sala de Jantar dividida a toda a largura por degrau de cantaria onde se apoia moldura que enquadra 3 arcos plenos sobre colunas de mármore vermelho, com 2 medalhões em alto-relevo esculpidos nas enjuntas; os arcos dão passagem para recinto revestido de azulejos com uma fonte de repuxo de taça alta esculpida, em mármore translúcido. JARDINS: desenvolvem-se em plataformas, acompanhando a pendente do terreno. Ao fundo um arco que estabelecia comunicação com uma grande quinta, denominada Quinta Velha (v. PT031111110127) *2.

Acessos

Rua Consiglieri Pedroso, n.º 1-3; Rua da Fonte da Pipa, n.º 4. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,795784; long.: -9,392510

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 28 junho 2001 do Secretário de Estado da Cultura *1 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Urbano. Implantado em terreno desnivelado com inclinação para N., no centro da malha urbana da Vila Velha, envolvido por casario e arruamentos, na maioria calcetados, com passeio defronte da fachada principal, parcialmente provida de gradeamento sobre murete. Os corpos que constituem a Casa envolvem um jardim de buxo com árvores de grande porte, circundado por muro alto, cujo pano SE. é aberto por uma porta em arco recto e rematado por merlões.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE de OBRAS Pedro Pexão (séc.16).

Cronologia

1518 - Gaspar Gonçalves, possivelmente filho ou irmão de André Gonçalves, vedor das obras do Paço de Sintra (v. PT031111110006), é nomeado porteiro-mor da Casa Real por D. Manuel, sendo que aquele já possuía um solar de raiz medieval no Lourel, o Palácio da Quinta de Ribafria (v. PT031111090017); 1534 - Gaspar Gonçalves manda construir a casa e capela na vila de Sintra, segundo a data inscrita num capitel atribuindo a obra a Pedro Pexão; 1541 - institui-se o morgado de Ribafria, recebendo Gaspar Gonçalves de D. João III carta de brasão e o título de Senhor de Ribafria; 1569 - é nomeado alcaide-mor de Sintra, cargo que passa aos seus descendentes;1727 - Pedro de Saldanha Castro Ribafria vende o Paço a Paulo de Carvalho de Ataíde, arcipreste da Igreja Patriarcal, que mais tarde o legou a seu sobrinho Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e Marquês do Pombal, que manda fazer obras de modernização, introduzindo novos elementos sobretudo no exterior; 1924 - o edifício é pertença do capitão Alfredo da Silva; 1993, 30 Julho - parecer do Concelho Consultivo do IPPAR, no sentido do imóvel ser classificado como IIP.

Dados Técnicos

Estruturas autoportantes e mistas.

Materiais

Cantarias de calcário; alvenaria mista rebocada; mármore; azulejo; madeira; ferro; vidro; telha.

Bibliografia

DIONÍSIO, Santana, Guia de Portugal, vol. I, Lisboa e Arredores, pp. 511-512, Lisboa, 1924; RIBEIRO, José Cardim (coord.), Sintra, Património da Humanidade, Sintra, 1996; Obras de José Alfredo da Costa Azevedo - I (Bairros de Sintra), Sintra, 1997;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMS: proc.º 93/3 (18)

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF:..e jardim, incluindo todos os elementos decorativos deste conjunto, (não confundir com o Palácio da Quinta de Ribafria ou Solar de Ribafria, no Lourel, pertença da mesma família (v. PT031111090017). *2 - actualmente dividida em várias propriedades particulares.

Autor e Data

Filomena Bandeira 2000 / Lina Oliveira 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login