Casa da Família Dias Leite

IPA.00000786
Portugal, Aveiro, Aveiro, Eixo e Eirol
 
Casa setecentista de planta rectangular e dois pisos, com linhas simples num tipo característico da região.
Número IPA Antigo: PT020105040014
 
Registo visualizado 539 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular irregular, composta por três corpos volumetricamente escalonados e com coberturas diferenciadas em telhados de quatro e duas águas - corpo central, o da casa, de dois pisos, e os laterais, correspondentes às antigas oficinas de caldeiraria com 1 só piso. A casa alterna no 1º piso duas portas, uma delas mais larga e 2 janelas de avental decorado, todas com verga curva, e ainda uma pequena janela rectangular. No 2º piso, alterna três janelas de guilhotina com avental decorado com duas de sacada sobre modilhões, também todas elas com vergas curvas; entre elas tem ainda óculo quadrilobado com molduramento de cantaria formando triangulo decorado superiormente. Nos corpos laterais alternam-se portas e janelas simples, de verga recta. A fachada posterior da casa tem janelas e guilhotina e varandim. As suas salas interiores têm lambris de azulejos, tectos de madeira e algumas possuem ainda lareiras.

Acessos

Eixo, Rua Dr. Alfredo Coelho de Magalhães

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 09 outubro 1996 do Ministro da Cultura)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por outros edifícios residenciais. Ergue-se junto à principal via de Eixo, nas proximidades da Igreja Paroquial de Eixo / Igreja de Santo Isidoro (v. IPA.00010730) e de outras casas com algum interesse e possuindo logradouro junto à fachada posterior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, meados - construção do edifício para a família Dias Leite; 1992, 20 fevereiro - proposta de classificação do edifício pela Câmara Municipal de Aveiro; 11 maio - proposta do IPPC Coimbra de classificação como Valor Concelhio; 1993, 20 abril - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR; 1994, 27 junho - Despacho do presidente do IPPAR a determinar a reavaliação da instrução do processo; 2010, 03 maio - o Ministério da cultura envia um pedido à Câmara Municipal de Aveiro de ponderação da conclusão do procedimento de classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria granítica, madeira a azulejos, Pavimentos de ladrilho e madeira e cobertura de telha.

Bibliografia

Boletim Municipal, nº 3; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro (zona sul), Lisboa, 1959; FRAZÃO, A. C. Amaral, Novo Dicionário Corográfico de Portugal, Porto, 1981; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72154 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: DSARH-010/038-0094; IPPAR, Pcº 92/3 (30)

Intervenção Realizada

Séc. 20 - restaurada em várias gerações pelos proprietários; 1985 - último restauro pelos proprietários.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login