Casa Biester

IPA.00007737
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Palacete revivalista com influências diversas, nomeadamente as buscadas numa linguagem romântica e revivalista (neogótico). Considerada uma das obras mais representativas do arquiteto José Luís Monteiro no âmbito da arquitectura doméstica, a Casa Biester distingue-se ainda pela articulação da arquitectura com as artes decorativas, para o que contribuiu a existência de uma equipa de artistas a trabalhar num período de execução de projecto temporalmente limitado. Salienta-se assim a coerência, dentro do eclectismo romântico, do programa decorativo: boiseries de Leandro Braga, pintura decorativa de Luigi Manini, azulejos relevados (do padrão "nenúfar e rã" e "tipo Bacalhoa") da Fábrica de Cerâmica das Caldas, de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e os vitrais franceses.
Número IPA Antigo: PT031111110092
 
Registo visualizado 615 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

De planta rectangular irregular composta pela articulação de diferentes corpos, integrando dois circulares e um poligonal, apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2 e 4 águas, perfurados por trapeiras, e em coruchéu cónico. O edifício, de 3 pisos (um ao nível da cobertura) separados por friso de cantaria, apresenta panos de muro em reboco pintado acentuados por cunhais de cantaria de aparelho almofadado e abertura de vãos a ritmo regular, maioritariamente de verga recta com emolduramento simples de cantaria, estreitos, acentuados por bandeiras por bandeiras rectangulares e geminados. Alçado principal a N. composto por 5 corpos, dos quais se demarca o corpo extremo a O., saliente e de planta circular, com 1.º andar rasgado por lancetas, e o corpo central, em cujo andar térreo se localiza o acesso principal (definido por 2 portas de folhas envidraçadas), precedido de alpendre rasgado por arco Tudor que inscreve duplo arco com o mesmo perfil, suportado por coluna. O conjunto é sobrepujado, ao nível do piso superior, por galeria, animada por duplo arco quebrado articulado com parapeito de balaustrada. INTERIOR - no piso térreo, vestíbulo de planta rectangular (de tratamento medievalizante, que combina elementos associados ao românico e ao gótico) articulado com eixo longitudinal de circulação, a partir do qual se acede à compartimentação de áreas reservadas à vida social - de planta rectangular e orientada em função dos alçados lateral O. e E., destaca-se neste piso, a sala de jantar e o salão, interligados e a ocupar todo o alçado posterior (de feição mudéjar), e a sala de bilhar, com tecto de apainelados de madeira. Ainda do lado E., os 2 corpos que se adossam ao corpo principal correspondem a 2 escadarias de lanços opostos que asseguram os acessos aos pisos superiores e se inscrevem, respectivamente, em compartimento rectangular e em semicírculo. No piso superior, a organização da compartimentação interna faz-se segundo corredor de circulação, em L, merecendo atenção a capela, no copro extremo NO., com muro de topo animado por vitrais. O edifício é rematado por telhado de abas, suportado por asnas e cavaletes de madeira, acentuado por lambrequim *1.

Acessos

Estrada da Pena, n.º 16-18. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,793889; long.: -9,394311

Protecção

Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José Luís Monteiro (1880). ENTALHADOR: Leandro Braga (1880-1896). PINTOR: Luigi Manini (1880). PINTOR de AZULEJO: Rafael Bordalo Pinheiro (1880). VITRALISTAS: Champ Vert (1889); Hubert de Paris (1889).

Cronologia

1880 - Ernesto Biester, conhecido dramaturgo à época, encomenda o projecto de um "chalêt" ao arquitecto José Luís Monteiro; a decoração de interiores ficaria a cargo do entalhador Leandro Braga (1839-1897), enquanto os trabalhos de pintura decorativa se entregavam ao cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) e a concepção dos jardins a Noget; Dezembro - Biester morre, não vendo concretizada a construção da sua casa; 1889 - data dos vitrais, franceses e com as inscrições " Hubert - Paris" e " Champ Vert"; 1894 / 1896 - Leandro Braga trabalha na decoração e mobiliário do salão, sala de jantar, gabinete e capela *2; 1907 - as obras encontravam-se concluídas; 1999 - realização de filmagens do filme "A Nona Porta" de Roman Polanski; - 2002 - abertura de visitas ao público.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado e madeira

Bibliografia

A Construção Moderna, A. 11, n.º 343, 5 Abril 1911; Arquitectura Portuguesa, n.º 4, Abril 1908; BRAGA, Pedro Bebiano (coord.), Leandro Braga e as Artes Decorativas - 1839-1897, Lisboa, 1997; COSTA, Lucília Verdelho da, O chalêt Biester de José Luís Monteiro, in AAVV, Romantismo - Sintra nos Itinerários de um Movimento, Sintra, Instituto de Sintra, 1988; FERREIRA, Fátima, MATOS, Francisco, RIBEIRO, Maria de Lurdes, ALMEIDA, Pedro Vieira, José Luís Monteiro: marcos de um percurso, Lisboa, 1998; FERREIRA, Fátima Cordeiro G.(coord.), José Luiz Monteiro na Arquitectura da Transição do Século, Lisboa, AAP, 1990; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal do Século I à Actualidade, Porto, 1994; PEREIRA, Arturo, Sintra e as suas Quintas, Sintra, 1984; PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, vol. 1, Lisboa, 1924; RIBEIRO, Artur, Arte e Artistas Contemporâneos, Lisboa, 1898; SANTOS, J. Eusébio dos, Guia de Sintra, Colares e Arrabaldes, Lisboa, s.d.; RIBEIRO, José Cardim (coord.), Sintra, Património da Humanidade, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1996; SERRÃO, Vítor, Sintra, Lisboa, Presença, 1989; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios dos arredores de Lisboa, Barcelos, 1986; VITERBO, Sousa, Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portuguezes ou a serviço de Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1904, vol. III; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Casa+Ernesto+Biester, 16 Setembro 2011; https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/o-palacio-portugues-onde-johnny-depp-gravou-as-cenas-do-filme-a-nona-porta, 4 Maio 2022

Documentação Gráfica

CML: Arquivo Histórico - Espólio do Arquitecto José Luís Monteiro

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

* 1 - aguarda-se autorização do proprietário para visitar o interior. * 2 - sobre o trabalho deste escultor e entalhador na Casa Biester veja-se o Catálogo Leandro Braga e as Artes Decorativas: aqui se reproduzem, a par de desenhos e peças soltas, algumas fotografias dos interiores do palacete.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1998 / Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login