Chafariz do Rabaçal / Fonte das Poças

IPA.00007696
Portugal, Guarda, Mêda, Rabaçal
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte de mergulho, constituída por caixa de água rectangular, em cantaria de granito aparente, com cobertura em lajes, dispostas em duas águas, com acesso por arco abatido e rodeada por vários tanques rectangulares, construídos em épocas distintas..
Número IPA Antigo: PT020909140062
 
Registo visualizado 417 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte de planta rectangular, com paredes em cantaria granítica aparente, em aparelho isódomo, com as juntas preenchidas a cimento, tendo cobertura em lajes do mesmo material, de duas águas. Face principal, voltada a S., apoiada num embasamento definido por registo saliente, delimitada por cunhais apilastrados, assentes em socos, onde se apoia o remate em friso e cornija, contracurvados, encimado por fragmentos de cornija volutados e espaldar recortado, sobrepujado por cornija contracurvado. A face é rasgada por vão em arco abatido, com fecho saliente, formado por cartela com enrolamentos e laçarias. As faces laterais estão parcialmente embutidas no terreno envolvente. INTERIOR com cobertura em abóbada de berço abatido. Em frente ao fontanário, surge um muro vazado com dois vãos em cantaria, sequenciado, à esquerda, por um outro muro em alvenaria e cantaria granítica exposta e, à direita, por uma pia de pedra para dar de beber aos animais. Este muro separa a fonte de um pequeno tanque, ao nível do solo, com paredes e lajeado a granito. Deste tanque corre água, por uma caleira à esquerda, para outro maior executado em adobes de betão rebocado, que serve de lavadouro.

Acessos

Rua Principal e Rua das Poças

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantado num desnível de cota da via pública, flanqueado por muros de suporte de terra e separadores ajardinados, sendo o acesso franquedo por calçada no flanco direito e por escadas no flanco esquerdo. Fronteiro, desenvolve-se um largo, designado de R. das Poças. A envolvente é constituída por imóveis de habitação rarefeitos, alguns dissonantes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz / Saúde: lavadouro público

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1764 - provável construção do chafariz (RODRIGUES, 2002); 1995 - construção do tanque de lavagem actual; 2000 - ajardinamento da zona envolvente.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria e alvenaria de granito; argamassas de cal hidráulica e cimento no fechamento de juntas; adobes e rebocos de cimento.

Bibliografia

GONÇALVES, António Nogueira e CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1952; AZEVEDO, José Correia, Monografia Turística das Beiras, 1967; RODRIGUES, Adriano Vasco, Monografia artística da Guarda, 3.ª ed., Guarda, 1979; SARAIVA, Jorge António Lima, O Concelho de Mêda - 1838-1999, Coimbra, 1999; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Mêda - Natureza, Cultura e Património, 2.ª ed., Coimbra, 2002.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

AHCMM: Tombo de bens do Concelho da Mêda

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMM: séc. 20, década de 90 - obra de alteração da zona envolvente e conservação geral da fonte; 2000 - ajardinamento e restauro do imóvel.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 2002 / Sérgio Gorjão 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login