Solar da Prova / Casa Grande da Prova

IPA.00007693
Portugal, Guarda, Mêda, União das freguesias de Prova e Casteição
 
Arquitectura residencial, barroca. Solar implantado no extremo de um extenso lote de cultivo, em ambiente rural, de planta rectangular simples, com dependências agrícolas no piso inferior e zona residencial, composta por dependências intercomunicantes, no piso superior. Possui fachadas com os vãos dispostos simetricamente, excepto na posterior, rasgada uniformemente por vãos de verga recta, com molduras simples ou recortadas. As janelas de peitoril têm caixilharia em guilhotina, resguardadas por portadas interiores. A capela encontra-se ao centro de uma das fachadas e integrada no corpo do edifício, de planta longitudinal simples, com coro-alto e altar-mor elevado por supedâneo. Possui pinturas murais de autor não identificado, mas com obra semelhante no tecto perspectivado da Igreja de Nossa Senhora do Pranto, concelho de Penedono (v. PT011812070023). Nas fachadas existem elementos definidores como cunhais, pilastras, frisos, cornija, frontão sobrelevado na capela, grande varanda balconada com colunas, todos com elementos decorativos na transição de estilo barroco para rococó. No interior, pavimentos lajeados e tectos em madeira de castanho, sendo os da área nobre em masseira pintada. O piso nobre tem acesso por ampla escadaria de aparato, de vários lanços, com guarda-corpo em cantaria de granito e colunas de arranque volutadas e ornadas.
Número IPA Antigo: PT020909130059
 
Registo visualizado 82 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, de massa construtiva compacta, com volumetria de sentido horizontal e cobertura homogénea em telhado de quatro águas em telha mourisca e lusa, prolongando-se para N., sobre um corpo adossado. Fachadas em cantaria de granito aparente, excepto a virada a N., em alvenaria de granito, flanqueadas por cunhais em forma de pilastras toscanas, colossais, rematadas por friso, cornija e beirado simples, apenas em beirado na N. e com entablamento na S.. As fachadas viradas a S., O. e E. apresentam disposição simétrica dos vãos, percorridas por embasamentos proeminentes. A fachada principal, virada a S., divide-se em três panos, definidos por duas pilastras toscanas colossais, assentes em socos, o central proeminente, assinalando a existência da capela. Sobre os cunhais, surgem pináculos de bola. A capela tem acesso por portal de verga recta, com moldura simples, flanqueado por contrapilastras toscanas, tendo a verga ornada por frisos múltiplos, o superior com motivos decorativos geométricos (losangos), rematado, nos extremos, por enrolamentos e estilizações fitomórficas, sendo carregado, ao centro, com uma concha, folhagens e um botão de crisântemo aberto. Sobre este, frontão sem retorno, de perfil contracurvado, com o fecho constituído por concha estilizada, ostentando no tímpano uma pedra de armas. É sobrepujado por óculo quadrilobado, cuja altura obriga ao alteamento da cornija do remate da fachada, sobre o qual se forma um segundo frontão interrompido, encimado por uma urbe e uma cruz latina de secção quadrangular disposta em bisel e pontas rematadas com pétalas, surgindo, sobre as pilastras, pináculos galbados. Sobre o frontão, à esquerda, uma caixa gradeada de ferro onde outrora esteve a sineta. Os panos laterais são semelhantes, rasgados, no primeiro piso, por portais centralizados, de verga recta e ladeados por pilastras, rematados por friso e cornija, surgindo, em cada pano do piso superior, duas janelas de peitoril com moldura recortada, criando pequeno avental rematado com um brinco, e a interceptar o friso da cimalha. Para O., desenvolve-se um muro em alvenaria, incluindo um portão de acesso, que delimitava uma área de vinha da antiga propriedade. A fachada lateral esquerda, virada a O., é rasgada, no piso superior, por seis janelas de peitoril guarnecidas a cantaria lisa, com caixilhos de madeira em sistema de guilhotina, resguardados interiormente com portadas de folha dupla. A fachada lateral direita, virada a E., é dividida em três panos definidos por pilastras toscanas colossais, assentes em altos socos. O pano central é rasgado por portal de verga recta, de acesso à área habitacional, com molduras múltiplas, algumas almofadadas e a exterior recortada, com brincos laterais e marcada, inferiormente, por volutas; uma das molduras prolonga-se até ao topo, formando falsa pilastra, com capitel galbado e marcada por elemento concheado. A verga é em silharia fendida, a imitar aparelho rústico, com falso fecho volutado, sobrepujada por cornija contracurvada, dando origem a um tímpano centrado por uma cartela recortada, flanqueada por motivos vegetalistas assimétricos. O portal está ladeado por óculos de forma irregular, com moldura saliente e recortada, pontuada por pingentes. Ao nível do piso nobre, surge uma varanda com colunata constituída por cinco colunas toscanas, protegida por guarda plena de cantaria, decorada com almofadas em losango. Os panos laterais são semelhantes, cada um deles rasgado por janela de peitoril gradeada, ao nível do piso térreo e, sobre o remate desta, em duplo friso e cornija, uma janela de sacada com guarda em ferro forjado e remate semelhante à inferior. Fachada posterior de dois panos, o do lado esquerdo saliente, composto por porta de verga recta, de acesso a um curral,e uma janela de peitoril, com caixilharia de guilhotina, junto ao qual surge uma zona rebocada, que fechava o antigo alpendre da escada exterior, de acesso à zona das cozinhas localizadas no piso superior. No pano do lado direito, três vãos ao nível do piso térreo, todos eles rectilíneos e dintelados, composto por uma janela e uma porta para o lagar e um vão de maiores dimensões de acesso à adega. No piso superior, duas janelas de peitoril para iluminação de uma cozinha de fumeiro, e, entre estas, existem lajes em granito de maiores dimensões, que definem as costas de um armário de parede interior; surge, ainda, uma janela de sacada guarnecida com varandim em ferro forjado, protegida por duas folhas e bandeira, com caixilharias de madeira pintadas de verde e branco. A N. forma-se um pátio delimitado por muros em alvenaria de pedra solta e construções de apoio, como os currais, capoeiras, casa de máquinas agrícolas, estábulos, etc.. INTERIOR profundamente delapidado, composto por dois pisos ligados por escadaria interior, em cantaria de granito, com salas intercomunicantes, tendo pavimentos em granito e terra batida, no primeiro piso, e em soalho de castanho no piso nobre. No piso térreo, situam-se a capela, uma tulha de cereais, arrecadações, adega, lagar e curral. A CAPELA é de planta longitudinal simples, com as paredes revestidas a pinturas murais, pavimento em lajeado de granito e cobertura com ossatura curva, em madeira, para sustentar o antigo tecto em abóbada, encimada por vigamento de asnas, que sustentam o telhado, assente em cornija de grandes dimensões, eexecutada m massa. Coro-alto em madeira, assente em mísulas laterais, com guarda em reixa e acesso por ambos os lados, através de portas de verga recta. Junto ao portal axial, vestígios de uma antiga pia de água benta. No lado do Evangelho, um armário rectangular, de grandes dimensões, embutido na parede, com moldura de cantaria, sobrepujado por friso e cornija. No lado oposto, nicho de alfaias em arco de volta perfeita, encimado por uma janela falsa, rectangular, guarnecida a cantaria, gradeada e com vidraça armada em chumbo. O altar-mor encontra-se sobrelevado por supedâneo com escadas centrais e, nos lados, com paramentos ornados com losangos e rebordo superior em cornija. Na parede testeira, existe um grande arco de volta perfeita, rebaixado, observando-se várias concavidades incisas no aparelho granítico, que serviram de apoios à desaparecida estrutura retabular *1, com mesa de altar em cantaria de granito aparente. No lado esquerdo da capela, porta de acesso à tulha e uma porta de acesso a um pequeno quarto interior. Ao lado direito, uma porta de acesso a uma sala ampla, com tecto em laje de pré-esforçado, surgindo uma pequena sala, que liga à dependência central. Desta, acede-se a uma outra, interior, com comunicação para a arrecadação ao lado da capela. O curral encontra-se subdividido em várias dependências, atravésa de alvenaria de tijolo, e o lagar possui dois tanques, surgindo, na adega, surge uma escada de madeira de acesso ao piso superior a partir de um alçapão no pavimento. A tulha de cereais liga ao vestíbulo, onde se enquadra a escadaria em granito, que se desenvolve simetricamente em três lanços, num primeiro movimento divergente, depois convergente, ligando-se num patim central (a meia altura do piso) e deste, num lanço único, até ao piso superior. O balcão é parcialmente suportado pelo paramento da escadaria através de dois pequenos pilares e duas colunas semelhantes às que se encontram no exterior. Por baixo do patim central existe um esconso, ao qual se acede por um vão centralizado no paramento da escada, que permitia o acesso directo a uma divisão interior central, cujo vão se encontra entaipado. O piso nobre possui dependências intercomunicantes, surgindo, no lado esquerdo, uma pequena divisão com acesso ao balcão, que comunica com um grande salão rectangular (sala 1), com tecto de madeira oitavado, que liga ao coro-alto da capela e deste a uma sala quadrangular (sala 2), com tecto semelhante ao anterior. Através de um corredor acede-se a uma outra sala quadrangular (sala 3), com quatro portas de comunicação com a sala anterior, com um pequeno quarto, correspondendo à profundidade do corredor, com uma sala interior central (sala 4), já derrocada, mas na qual ainda se mantém uma chaminé em granito e uma sala quadrangular (sala 5), sobre a adega. A partir desta, passa-se a um quarto, situado no vértice NO. da casa, a uma casa de banho e a uma grande cozinha de fumeiro, a partir da qual se acede à cozinha principal e a uma sala de jantar, com tecto e pavimento em laje pré-esforçada, com dois grandes armários embutidos na espessura da parede. Da sala de jantar passa-se a uma divisão de pequenas dimensões, simétrica à primeira que ladeia o patim da escadaria principal.

Acessos

Rua da Fonte Nova e Rua da Casa Grande

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado no extremo NE. da localidade, no limite da zona urbana com a zona rústica. Confina a N. e O. com propriedade rústica, sendo o edifício protegido por muros altos, abrindo, a S., para um pequeno largo formado pela confluência de arruamentos estreitos; a E. confina com caminho rural definido por muros. A envolvente rústica é composta por terrenos ligeiramente desnivelado, servindo para vinha, pomares e hortas.

Descrição Complementar

Pintura da Capela com decoração exuberante, em "trompe l'oeil", representando passos da vida de Cristo, ricamente compostos e integrados em molduras imitando estruturas decorativas arquitectónicas, compostas por frisos, volutas, concheados e motivos vegetalistas, com cores vivas e vibrantes. Na parede lateral direita representa-se a cena da "Adoração dos Magos": a Virgem apresenta o Menino a um dos reis que se encontra ajoelhado e com a sua coroa deposta em sinal de respeito e sujeição à soberania de Jesus. Este rei tem o privilégio de tocar a mão do Salvador. Em segundo plano, à esquerda, encontra-se São José, de pé por de trás da Virgem, exibindo a vara florida de lírios. Ao lado direito, por trás do rei ajoelhado, as figuras dos restantes magos. O que segue è frente apresenta uma taça de prata com pé, estando a retirar-lhe a tampa e, terceiro (Baltazar, o rei negro), ergue uma taça dourada com tampa. Num plano posterior ainda se observam dois serviçais destes reis. Em pano de fundo a composição da ruína de um espaço semelhante a um templo clássico, com colunas e arcos. Na parede lateral esquerda representa-se em composições mais pequenas que o painel da parede oposta. Num plano superior, sobre a porta lateral, encontra-se a "Adoração dos Pastores": Jesus encontra-se deitado numa manjedoura, guardado pela Virgem e São José e aquecido por um jumento. Ao lado direito da composição uma série de pastores apresentam homenagem ao Menino, trazendo-lhe cestos com galinhas e ovos. Entre a porta e o armário embutido, a cena de "Jesus no Templo entre os Doutores". Jesus, criança, está num patamar elevado (o altar do templo) sobrepujado por um baldaquino e junto a um ambão onde se encontram as sagradas escrituras. Daí Jesus discursa perante a plateia de cinco sábios. Maria e José encontram-se presentes no momento em que reencontram Jesus. Sobre o armário nessa parede lateral, representa-se ainda a "Fuga da Sagrada Família para o Egipto", uma composição centrada, em que todos estão a pé. A Virgem leva pela mão o Menino; São José segura o jumento pelos arreios. Em plano de fundo uma paisagem de onde sobressai uma tamareira. Sob o coro, de cada um dos lados, existem representações organizadas em quadrícula e agrupadas quatro a quatro: na parede lateral direita adivinha-se apenas a representação do "Martírio de São Pedro". Ao lado esquerdo, Cristo crucificado (canto superior esquerdo) e martírios de Santos nas restantes molduras. Todos os vãos são profusamente decorados com motivos concheados. PEDRA DE ARMAS: escudo francês esquartelado, com uma brica no canto superior esquerdo, representando as peças heráldicas das famílias Amaral, Campos, Cabral e Pinto, sobrepujado com elmo e timbre dos Amaral, um leão armado com uma alabarda.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Século 18, meados e segunda metade - construção do edifício; 1780, cerca de - decoração da capela com pinturas murais; 1853, 13 e 14 Agosto - Alexandre Herculano pernoita em casa do médico Lacerda, durante um périplo realizado pela região, vindo de Sernancelhe e seguindo nos dias seguintes para Cancelos e Rabaçal (referidos em "Apontamentos de Viagem"); 1937, 3 Junho - visita do Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar; 1961, Julho - visita de Carlos de Azevedo para o seu trabalho Solares de Portugal, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian; 1974 - venda do retábulo e tecto da capela; 2005, Dezembro - venda das portas interiores das divisões; 2005, Dezembro - derrocada parcial da pendente E. do telhado; 2006, Maio e Junho - derrocada parcial da pendente O. do telhado.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria de granito; elementos estruturais, cunhais, pilastras, frisos, cornija, frontão, peitoris, sacadas, vergas e aduela, degraus da escadaria principal em cantaria de granito, varanda balconada com colunas do mesmo material; pavimentos em laje granítica e madeira de castanho; separação de pisos em vigamento de madeira de castanho e laje pré-esforçada; caixilharias com vidros simples, portas e portadas em madeira pintada; juntas das cantarias e alvenaria com argamassa de cal hidráulica; interiores com compartimentação em alvenaria (paredes mestras) e tabique, rebocada a cal hidráulica e caiada; telhado com estrutura em madeira e cobertura em telha mourisca e lusa.

Bibliografia

SANTOS, Reinaldo dos; A Arquitectura Barroca em Portugal, in Belas Artes, 1951; GONÇALVES, António Nogueira e CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1952; AZEVEDO, José Correia, Monografia Turística das Beiras, 1967; ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; RODRIGUES, Adriano Vasco, Monografia artística da Guarda, 3.ª ed., Guarda, 1979; AZEVEDO, Carlos, Solares Portugueses, 2.ª ed., Lisboa, 1988; SARAIVA, Jorge António Lima, O Concelho de Mêda - 1838-1999, Coimbra, 1999; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Mêda - Natureza, Cultura e Património, 2.ª ed., Coimbra, 2002.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Fundação Calouste Gulbenkian: Fundo arquivístico fotográfico de Carlos de Azevedo (1961)

Documentação Administrativa

Arquivo da Família Lacerda Mexia

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1959 - reparação do telhado a S., com aplicação de telha lusa; séc. 20, década de 80 / 90 - aplicação da laje de pré-esforçado numa parte definida do imóvel.

Observações

*1 - do retábulo desaparecido apenas subsiste a memória, sendo de estilo barroco, de transição para o rococó, de acordo com tipologias semelhantes na região e, particularmente, na capela do Solar dos Donas Botto em Sebadelhe (concelho de Vila Nova de Foz Côa).

Autor e Data

Sérgio Gorjão 2006

Actualização

 
 
 
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