Igreja Paroquial de Longroiva / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora do Torrão

IPA.00007672
Portugal, Guarda, Mêda, Longroiva
 
Arquitectura religiosa, românica e manuelina. Igreja paroquial com pinturas e talha barrocas.
Número IPA Antigo: PT020909070037
 
Registo visualizado 657 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Protecção

Enquadramento

Situa-se na zona do castelo (v. PT020909070007).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 350 libras e a comenda em 100 libras; pertence à Ordem de Cristo e integra o bispado de Lamego; 1331 - a igreja é tributada em 350 libras; séc. 15 - o 11.º Mestre da Ordem de Cristo, D. Manuel, contribuiu para a construção do imóvel; 1596 - a torre foi edificada pelos cavaleiros da Ordem de Cristo, conforme inscrição colocada junto de uma das aberturas sineiras - ESTA TORRE/ FOI FEITA/ PELOS IRMÃOS/ DE GUALDIM/ NO ANNO DE/ 1596 (Rodrigues, 1983, p. 116); 1507, 25 Outubro - visitação de João Pereira, da Ordem de Cristo, constatando que a igreja tinha de orago Santa Maria do Torrão, anexa à comenda de Frei Garcia de Melo, sendo capelão Álvaro Eanes, com carta do bispo de Lamego; analisaram a visitação do bispo e concordaram com ela; ordenou que se entulhasse a capela-mor e se lajeasse, que se entaipasse um portal na mesma capela-mor, deixando alguma parte aberta para iluminar o espaço, que faça um supedâneo e que restauro a cobertura; ordenaram o lajeamento parcial da nave, a colocação de uma pia de água benta e arranjo da cobertura respectiva; nesta data, foram feitas as grades da capela-mor, as coberturas de madeira e estava em construção um retábulo, em Torre de Moncorvo; na visitação, consta uma descrição do imóvel *1; 1950 - a torre sineira ruíu, construindo-se a actual, adossada à igreja *2.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; DIAS, Pedro, Visitações da Ordem de Cristo de 1507 a 1510 - aspectos artísticos, Coimbra, 1979; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Mêda. Natureza e Cultura, Mêda, 1983.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - tem uma capela-mor ampla, elevada por quatro degraus de pedra, com paredes de cantaria e cobertura de madeira de castanho e um altar de pedra com duas imagens de madeira muito velhas; o arco triunfal é de pedra, de perfil apontado, com grades e ladeado pelos altares do Crucificado, Nossa Senhora e São João e várias imagens velhas; a nave tem paredes de cantaria, com cobertura de madeira e talha vã, com 3 portais de pedra; fora da igreja e afastado, um campanário de pedra com 2 sinos; refere a paramentaria e uma cruz de prata com crucifixo dourado e um cálice do mesmo material (DIAS, pp. 11-12). *2 - reaproveitou-se, na reconstrução, a pedra da primitiva torre, mas não se respeitou a planta da anterior.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login