Igreja de São Miguel

IPA.00000738
Portugal, Beja, Castro Verde, União das freguesias de Castro Verde e Casével
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de peregrinação integrada em adro, antecedido por cruzeiro, com construções destinadas aos romeiros. Do conjunto faz parte a "Fonte Santa" ou a "Fonte do Milagre", associada à história da fundação da capela, distando da mesma c. de 1km. para E., de planta quadrada, rematada por cúpula com paredes vazadas por 3 arcos de volta perfeita. A sobriedade dos volumes e das molduras exteriores é contrabalançada pela exuberância e dinamismo da decoração ilusionística do interior.
Número IPA Antigo: PT040206020004
 
Registo visualizado 441 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos rectângulos justapostos da nave e da capela-mor, a que se adossa a forma quadrangular da sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado. Fachada principal virada a SE., ladeada por cunhais apilastrados encimados por pináculos, com frontão triangular com cruz ao centro, rasgada por portal e janela adintelados de vão rectangular; pequena sineira sobre a fachada da sacristia, ladeada por volutas e rasgada por ventana de verga redonda. Interior - nave única com abóbada de berço sobre cimalha; arco triunfal redondo sobre pilastras, decorado com almofadas de mármore rosa e negro e com as armas reais no fecho, estabelece a comunicação com a capela-mor, mais estreita, também com abóbada de berço; sacristia com idêntica cobertura. Iluminação - 4 janelas na nave. Recheio - nave e capela-mor totalmente revestidas a azulejo polícromo setecentista, do último terço do século - padronagem na nave e lambril da capela-mor, figurado entre molduras rococó, na nave, com cenas da vida do orago; representação de uma porta em "trompe-l'oeil". Abóbada da nave e capela-mor pintada, a da capela-mor com a representação de S. Miguel. Altar em mármore branco e rosa na cabeceira da igreja, com 3 nichos, o central com a imagem do santo. Púlpito adossado ao alçado da nave, do lado do Evangelho, com guarda de balaústres torcidos de madeira. Na sacristia um arcaz e sobre ele um nicho concheado rematado por frontão triangular e volutas.

Acessos

Ao Km. 8 da EM. 535, Castro Verde - Casével, junto ao Monte dos Gregórios

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 516/71, DG, 1.ª série, n.º 274 de 22 novembro 1971 *1

Enquadramento

Rural, isolado, em terrenos agrícolas, rodeada de pequeno adro murado, antecedido por cruzeiro. Nas imediações as ruínas da casa dos romeiros e anexos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Mestre Pedro Gomes, mestre Sebastião de Abreu (documentado) (CARVALHO, 1989).

Cronologia

1715 / 1719 - construção do templo, em lugar diverso do primitivo templo seiscentista, também dedicado a São Miguel, que se encontrava em ruínas; construção da "Fonte Santa", junto ao primitivo templo; a obra é arrematada por mestre Pedro Gomes; 1719 / 1728 - construção da sacristia, dos dormitórios, estrebaria, acabamento da fonte; 1760 / 1762 - pagamentos a Mestre Sebastião de Abreu por obras realizadas; 1776 - construção do altar-mor e arco triunfal por Tomás Pedro Vitória. 1778 - construção do altar, por João da Costa, de Estremoz; 1779 - pagamento dos azulejos feitos em Lisboa; 1789 - obra de carpintaria; 1799 - pagamento do sino; 1969 - edifício é danificado com o sismo.

Dados Técnicos

Materiais

Paredes de alvenaria rebocada, com revestimento azulejar no interior; cantaria e mármore em molduras. Cobertura de telha. Pavimento de tijoleira prensada. Portas em madeira de casquinha.

Bibliografia

CARVALHO, Abílio Pereira, História de uma Confraria (1677 - 1855), Castro Verde, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1970 - reconstrução da cobertura e consolidação do edifício; Comissão Fabriqueira: 1972 - assentamento de novas portas e janelas, reforço a abóbada da nave, reparação da cobertura e da torre sineira, substituição do pavimento.

Observações

*1 - DOF: Igreja de São Miguel, incluindo todo o seu recheio.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login