Capela do Calvário / Capela de Santa Maria Madalena

IPA.00000734
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, União das freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros
 
Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de Calvário de planta circular, cupulada, de pequenas proporções, com portal de verga recta, simples e exterior ostentando pedras irregulares incrustadas nas paredes exteriores, tipologia frequente no Baixo Alentejo como em Ferreira do Alentejo, Serpa e Beja, onde existem notícias de um edifício demolido, junto à Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz (v. PT040205090011) e a Capela do Calvário das Pedras Negras ou de Santa Maria Madalena (v. Pt040205030024). Pequeno altar com imagens, figurando o Calvário.
Número IPA Antigo: PT040208020001
 
Registo visualizado 522 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, circular, não coincidente com o interior, de planta quadrada. Volume simples com cobertura hemisférica rematada por cupulim hexagonal vazado por janelas de verga redonda com cruz em ferro no ápice. Paramento exterior marcado por pedras salientes irregularmente cravadas nas paredes e no domo sobre o fundo caiado, com faixas em amarelo no rodapé, vãos e panos do cupulim. Porta de vão rectangular rasgada a E.. INTERIOR de espaço único iluminado pelos vãos do cupulim, cobertura em cúpula sobre trompas. Paredes interiores marmoreadas, cúpula com estuques decorativos policromos representando florões e cartelas barrocas. Pequeno altar com a figuração do Calvário, a estátua de vulto de Cristo crucificado, ladeado pelas imagens de roca da Virgem e de Santa Maria Madalena.

Acessos

Cruzamento Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral com a Avenida General Humberto Delgado

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 23 maio 2003 da Ministra da Cultura)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação destacada num cruzamento de ruas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data provável de construção; 1983, 9 de maio - Classificado como VC - valor Concelhio pelo Decreto n.º 31/83, DR, I Série, n.º 106, 2002, 23 de julho - Despacho de abertura do processo de reclassificação pelo Vice-Presidente do IPPAR; 2002, 25 de novembro - Proposta de classificação como IIP pelo IPPAR/DRÉvora; 2003; 2003, 7 de maio - Parecer favorável à proposta de classificação pelo Conselho Consultivo do IPPAR; 2008, 15 de dezembro - Proposta de ZEP pela DRCAlentejo; 2009, 3 de março - Parecer favorável à ZEP pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2013, 15 fevereiro - publicado no DR, 2.ª série, n.º 33, o Anúncio n.º 65/2013 de Projeto de decisão relativo à fixação de ZEP.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, em estruturas; tijoleira no pavimento.

Bibliografia

Arquivo de Beja, vol. II, 1945.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login