Palacete do Conde de Agrolongo

IPA.00007292
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Palacete ecléctico.
Número IPA Antigo: PT031106170508
 
Registo visualizado 451 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta quandrangular com três pisos, sobressaindo do conjunto uma torre, igualmente de planta quadrada, mas com quatro pisos e dispondo no topo de um mirante. Devido ao desnível do terreno, e observada a casa do exterior, o primeiro piso resulta muito secundarizado, resumido pouco mais do que às portas de entrada que nele se abrem sobre uma superfície de cantaria, efeito que quebra a monotonia do emparedamento criado pelos muros da propriedade. No projecto inicial, reservava-se o segundo piso para a zona mais social da vivência da casa, que contava, para além da cozinha, com um jardim de inverno (alçado lateral direito), salas abertas para o jardim exterior (alçado lateral direito), enquanto as janelas da fachada principal correspondiam a parte da sala de visitas e ao escritório; no terceiro piso localizavam-se os quartos, sobretudo na metade posterior, ficando a frontaria da casa dominada por um terraço aberto entre duas salas. Era a partir de uma destas divisões que crescia depois a torre. O terraço, hoje desaparecido, contribuia muito para acentuar o efeito da torre, até este nível integrada e quase imperceptível na fachada. Na composição geral, de destacar os pormenores decorativos, colhidos na linguagem ecléctica da época: os mais expressivos, no essencial quase toda a decoração da frontaria, foram suprimidos com as obras de remodelação (molduras e frontões das janelas e portas, balcões com balaústres, pormenores escultóricos, etc.).

Acessos

Rua do Sacramento à Lapa, n.º 34 a 36

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção conjunta do Museu Nacional de Arte Antiga (v. IPA.00003153), da Igreja de São Francisco de Paula (v. IPA.00002621), do Convento das Trinas do Mocambo (v. IPA.00003151) e do Chafariz da Esperança (v. IPA.00004943) *1

Enquadramento

Urbano. Localiza-se numa artéria da zona da Lapa que divide dois vastos quarteirões integralmente preenchidos por palacetes urbanos e respectivas áreas ajardinadas. O imóvel apresenta a fachada alinhada com a rua, encontrando-se os jardins ocultos pelos muros contíguos, que sobem até à altura do segundo piso da casa e se apresentam rematados por balaustrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Arnaldo Redondo Adães Bermudes (1909).

Cronologia

1909 - edificação do palacete, propriedade do Conde de Agrolongo, conforme projecto de Arnaldo Redondo Adães Bermudes (1864-1948); 1910 - recebe a Menção Honrosa do Prémio Valmor respeitante ao ano de 1909; em época posterior conhece obras que alteram, pelo menos com grande significado, a fachada principal.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

BAIRRADA, Ed.M., Prémio Valmor.1902-1952, Lisboa, CML, 1988; LEITE, Ana Cristina (dir.), A Arquitectura Premiada em Lisboa. Prémio Valmor - Prémio Municipal de Arquitectura, Lisboa, CML, 1988; FERNANDES, José Manuel, ..., Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900-1925), Lisboa, CML, 1991; Plano Director Municipal, Lisboa, CML, 1995; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Casa+Conde+de+Agrolongo, 14 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.

Autor e Data

Filomena Bandeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login