Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Resende

IPA.00007283
Portugal, Viseu, Resende, Resende
 
Arquitectura de saúde. Planta rectangular de tendência horizontalista dos volumes. Fachada principal com pórtico centralizado e dois corpos nas extremidades em plano ligeiramente mais avançado. Capela no mesmo plano da fachada principal. Painéis de azulejo azul e branco da Fábrica Cerâmica do Carvalhinho em Gaia, alusivos às Misericórdias, decorando os extremos do alçado principal.
Número IPA Antigo: PT011813110014
 
Registo visualizado 63 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta e irregular com coincidência entre o interior e o exterior, de volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas diferenciadas de 2, 3 e 4 águas. A fachada principal, orientada a NE., tem 3 registos, surgindo no inferior 1 porta principal centralizada, em corpo em plano ligeiramente mais avançado, sobreposta por 1 par de janelas rectangulares em cada um dos 2 pisos superiores. No remate, painel de azulejos modernos, com a indicação - Hospital de Rezende. Para ambos os lados, em plano mais recuado, corpo com 3 janelas em cada um dos 3 pisos. Nas extremidades do alçado, 2 corpos destacados, possuindo painéis de azulejo, um deles reproduzindo o quadro de Malhoa, A Rainha D. Leonor, e o outro uma Nossa Senhora. Alçados SE. e tardoz de volumes e planos diferenciados, com fenestrações e portas recentes. Na fachada posterior, surge escadaria de acesso aos 2 pisos superiores. Alçado NO. adossado à Capela da Misericórdia. Interior incaracterístico e adaptado à actual função.

Acessos

Na via principal em Resende, junto ao acesso para Mirâo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, adossado à capela da Misericórdia, destacado, assente em plataforma horizontal artificial, em cota superior à via pública, separado por adro gradeado, a que se tem acesso lateralmente por portao e frontalmente por pequena escadaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1934 - benção e lançamento da 1ª pedra pelo Bispo de Lamego, D. Agostinho de Jesus de Sousa; 1939 - inauguração; 1975 - nacionalização; 1995 - devolvido à Santa Casa da Misericórdia; 1996 / 1997 - reconstruído e remodelado para Hospital, serviços de apoio à saúde e lar de dependentes; 1997 - inauguração.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Granito, rebocos, madeiras, ferro e cimento

Bibliografia

DUARTE, Joaquim Correia, Resende e a sua História, vol. I, Resende, 1994.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Resende

Intervenção Realizada

ARS do Centro, C. M. de Resende, CRSS do Centro, SCM de Resende: 1996 / 1997 - reconstrução do imóvel para readaptação do hospital e novos usos.

Observações

*1 - o Hospital foi benzido pelo Padre Cruz, que se deslocou propositadamente de Lisboa, tendo sido esperado na estação de Aregos. *2 - na traça primitiva o imóvel era de 2 pisos.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login