Casa da Roda em Barcos

IPA.00007281
Portugal, Viseu, Tabuaço, União das freguesias de Barcos e Santa Leocádia
 
Arquitectura assistencial, maneirista. Arquitectura vernácula da Beira Alta. Habitação em granito de 2 pisos, sendo o térreo para abrigo de animais e arrumos, enquanto o superior serve para habitação. Poucas e pequenas fenestrações, ausência de chaminé e telhado de 4 águas em telha típica da região. Duas das empenas não formam cunhal, prolongando-se em curva. 2 alçados rebocados e 2 de silharia visível. Vestígios do local da Roda.
Número IPA Antigo: PT011819030017
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Casa da roda    

Descrição

Planta quadrangular bastante irregular já que duas faces formam uma linha curva. Coincidência entre o interior e o exterior, de massas simples e de tendência horizontalista. Cobertura do telhado assimétrico com 4 águas. Rasga-se a porta de entrada no lado oposto da rua principal, em pequeno espaço de carácter intimista, prolongando-se a empena, cega, em curva por ruela que desemboca na via pública. Nesta o alçado compõe-se de uma porta térrea rectangular e pequena fenestração rectangular a nível superior. Fazendo ângulo de 90º, o outro alçado possui uma porta rectangular a nível térreo, encimada por janela rectangular. Cornija nos 2 alçados principais. INTERIOR: no piso térreo, divisões para arrumos e despensa e, no piso superior, divisões adaptadas a habitação.

Acessos

De Tabuaço, pela EN 226-2, para Barcos. Em Barcos na Rua do Pelourinho, n.º 1

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano em superfície inclinada, adossado parcialmente a habitações em arruamento, quase nos limites do lugar.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: casa da roda

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - data provável de construção do imóvel.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, rebocos, madeiras

Bibliografia

MONTEIRO, J. Gonçalves, Tabuaço, Tabuaço, 1991; CORREIA, Alberto, Tabuaço CORREIA, Alberto, Tabuaço Roteiro Turístico, Tabuaço, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o imóvel encontra-se parcialmente adossado a construção senhorial eventualmente coeva, de carácter mais erudito, a que se segue um muro com portal para espaço aberto no interior. É denominada Passal e ali teria sido residência de um Abade. *2 - a Roda em Tabuaço foi criada em 1834 / 1835 e constitui-se por outras, suas filiadas, existentes noutros Concelhos, como a de Armamar. Para além de abranger toda a área do actual Concelho, englobava S. Cosmado, Moimenta da Beira, Trevões, Ucanha e Armamar (esta última até 1838).

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login