Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

IPA.00007218
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Arquitectura civil, setecentista. Edifício de planta longitudinal composto por dois volumes de 2 e 3 pisos.
Número IPA Antigo: PT031012040042
 
Registo visualizado 526 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Edifício de planta longitudinal acompanhando o acentuado declive da rua; composto pelos volumes adossados de 2 e 3 pisos repectivamente, com coberturas diferenciadas em telhados de 4 águas; aberto em 3 fachadas por portas rectas e janelas de guilhotina. INTERIOR apresenta pavimento em laje e coberturas abobadadas no piso inferior. A Sala do Despacho é de planta rectangular revestida por silhar de azulejos de cercadura formada por volutas, enquandrando cabeças de anjo aladas, sobre jarra florida, interrompido pelos vãos das multliplas portas e janelas que se abrem neste espaço. Sobre uma sanca pintada com festão, a cobertura é em tecto de masseira, disposto em 3 planos, pintado num caixotão com o monograma da Misericórdia e no caixotão simétricamente oposto com brasão real, pendendo ao centro um lustre de vidros. À sala acede-se por porta de verga recta, com bandeira em "trompe d`oeil", ladeada por 2 portas idênticas que fecham sobre armários. No lado esquerdo, imediatamente a seguir, a parede é aberta por vãos rectos, um deles cego, e os restantes com janelas de guilhotina, tais como as 2 janelas da parede contígua, também protegidas por portadas interiores. Na parede do lado direito de quem entra uma porta acede ao arquivo.No vão cego, junto às janelas encontra-se uma bandeira de procissão muito danificada representando Cristo com a cruz às costas, junto a esta, a mesa redonda das conferências rodeada por cadeirões de espalda de sola acolchoados de couro.

Acessos

Calçada da Misericórdia

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Urbano. Intramuros. Edifício setecentista adossado à igreja da Misericórdia (v. PT031012040028), acompanhando a acentuada inclinação do terreno. A sala do despacho localiza-se no 3º piso do edifício.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1498 - instituição da igreja e Misericórdia pela rainha D. Leonor; 1515 - edição do exemplar dos Compromissos; 1602 - esteve internado na enfermaria dos pobres da Misericórdia de Óbidos, actual casa do despacho, Fr. Pedro de Santo António, antigo guardião do Convento de Trás do Outeiro; 1636 - campanha de obras tendi sido construídas duas enfermarias, uma para homens e outra para mulheres; 1709 - data incisa na soleira de uma porta no interior do edifício do lar; 1775 - registo de azulejos figurando Santo António com o Menino, que se encontra numa das dependências da entrada; Séc. 20, meados - construção de edifício novo adossado à casa do Despacho para servir de hospital e lar da misericórdia; 2000 - saída do lar da Misericórdia para novas instalações no Bairro da Senhora da Luz.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Fachadas com paramentos em alvenaria e vãos de portas e janelas em cantaria, pavimentos em madeira e laje de betão, tecto em madeira, azulejos, telhados com cobertura em telha

Bibliografia

Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1952, Lisboa, 1953; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol.V, Lisboa, 1955; TRINDADE, João (apresentação) Memórias Históricas e diferentes apontamentos à cerca das antiguidades de àbidos, àbidos, 1985; CÂMARA, Teresa Bettencourt da, Óbidos - Arquitectura e Urbanismo - Séculos XVI e XVII, Óbidos; BOTELHO, Joaquim da Silveira, Óbidos Vila Museu, Óbidos, 1996.

Documentação Gráfica

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Óbidos

Intervenção Realizada

1932 - obras de conservação e ampliação.

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 2000

Actualização

João Machado 2006
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login