Coreto do Sítio da Nazaré

IPA.00007216
Portugal, Leiria, Nazaré, Nazaré
 
Coreto construído em finais do séc. 19 pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, para apoio às festas do Santuário. Apresenta planta octogonal, constituído por base, com paramentos rebocados e pintados, de soco e cunhais em cantaria e remate em cornija, e colunas de ferro fundido, sustentando a cobertura, em cúpula facetada. A base é rasgada por porta de verga reta de acesso ao interior e, nos restantes panos, abrem-se óculos circulares, tendo guarda em gradeamento de ferro de linguagem mais moderna que a restante estrutura em ferro.
Número IPA Antigo: PT031011020025
 
Registo visualizado 334 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Coreto  

Descrição

Planta centralizada, octogonal, de volume simples, constituído pela base e cobertura em cúpula metálica, também octogonal, de remate horizontalizado. Base com paramentos rebocados e pintados de branco, com soco de cantaria, delimitados por cunhais em alhetas de cantaria, e remate em cornija. A face principal surge virada a O., rasgada por portal de verga reta, de moldura simples e as restantes rasgadas por pequenos óculos, com respiradoures metálicos; numa das faces viradas a N. surge sobre o óculo, uma lápide inscrita. Sobre a base, nos ângulos do polígono, erguem-se oito colunas, em ferro fundido, pintado de verde, de fuste liso e terço inferior marcado, decorado e pintado de amarelo, sobre finos plintos, de base também pintada de amarelo, tal como os capitéis. Sobre as colunas desenvolvem-se falsas mísulas tripartidas, decoradas com elementos recortados pintados de amarelo, as quais suportam a estrutura em ferro, onde assenta a cobertura, exteriormente pintada de verde e interiormente pintada de branco. Sobre a base corre guarda em ferro forjado, pintado de verde, inferiormente seccionada e com elementos verticalizados decorados por florões recortados centrais e remates piramidais, pintados de amarelo. Acesso ao interior do coreto a partir do compartimento da base, através de quatro vãos retangulares, dispostos em cruz, e tapados com tábuas de madeira. O pavimento é revestido a estrutura pintada de verde.

Acessos

Sítio; Largo de Nossa Senhora da Nazaré

Protecção

Incluido na Zona de Proteção do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (v. IPA.00001538)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação harmoniosa no centro da praça, pavimentada a calçada à portuguesa, com faixas pretas e brancas onduladas, e delimitada por canteiros com palmeiras ou outras árvores. É enquadrado pela Ermida da Memória (v. IPA.00001433) e o Padrão alusivo à passagem de Vasco da Gama, a S., o Palácio Real (v. IPA.00007231) a SO., o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (v. IPA.00001538), o Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (v. IPA.00007217) ambos a O., e o Teatro Chaby Pinheiro (v. IPA.00001831) a NO..

Descrição Complementar

Numa das faces da base, surge uma lápide de mármore, evocativa à comemoração do centenário do coreto: "1897 - 1997 / CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ".

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: coreto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: coreto

Propriedade

Privada: Confraria

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Numa das faces da base, surge uma lápide de mármore, evocativa à comemoração do centenário do coreto: "1897 - 1997 / CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ".

Cronologia

1897 - construção do coreto pela confraria de Nossa Senhora da Nazaré, pelo mestre Francisco da Silva Castro e por 58$000; a estrutura em ferro fundido, veio da Fundição Alliança de Massarelos, do Porto 08 setembro - data da inauguração do coreto; séc. 20 - época provável da colocação da atual guarda do coreto; 1997, 08 setembro - data da comemoração do centenário do coreto, assinalando o evento com a colocação de uma lápide; a partir desta data o espaço volta a ser utilizado para animação cultural, nomeadamente nos restejos em honra de Nossa Senhora da Nazaré.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; soco, cunhais, cornija e molduras dos vãos em cantaria de calcário; colunas, estrutura de sustentação da cobertura, guardas e cobertura em ferro, pintada; respiradouros metálicos; porta de madeira pintada; vãos do pavimento em tábuas; lápide em mármore.

Bibliografia

PENTEADO, Pedro Manuel - Santuário da Senhora da Nazaré. Apontamentos para uma cronologia (de 1750 aos nossos dias). Lisboa: Edições Colibri; Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, 2002; Coreto in Confraria de Nossa Senhora da Nazaré (http://www.cnsn.pt/portal/index.php?id=1173&layout=detail), [visualizado em 2014-01-13].

Documentação Gráfica

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Intervenção Realizada

1978 - reparações no largo de Nossa Senhora da Nazaré; 1997 - obras de beneficiação geral do coreto, aquando da comemoração do seu centenário; 2001, 08 setembro - inauguração da reordenação do largo de Nossa Senhora da Nazaré.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2014

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login