Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Arganil

IPA.00007173
Portugal, Coimbra, Arganil, Arganil
 
Igreja da Misericórdia barroca com tribuna elevada na capela-mor. Edifício setecentista de grande austeridade, de planta rectangular simples, paredes muito planificadas e pouca decoração, com reforma oitocentista que pouco alterou a regularidade arquitectónica da construção. Retábulo principal e colaterais setecentistas finais. Coro-alto, órgão e púlpito oitocentistas.
Número IPA Antigo: PT020601020008
 
Registo visualizado 443 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta; volumes articulados, disposição horizontal das massas, à qual se contrapõe o corpo da torre, a S. da frontaria; cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal a O. entre cunhais em pilastra, rematada por empena contracurvada com cruz no cimo e fogaréus nos acrotérios das extremidades, um deles adossado à pilastra do cunhal da torre; pórtico central de verga curva ligado a grande janelão de sacada com grade de ferro ao nível do coro e sobrepujado pelo escudo de armas da Misericórdia, já na zona da empena; torre quadrangular com porta rectangular de acesso e aberturas sineiras; relógio de pedra à altura da cornija da frontaria, datado de 1878; grade de ferro no coroamento. INTERIOR: nave e capela-mor separadas por arco de volta inteira e teia de madeira, coberturas em abóbada de canhão; retábulo-mor de madeira apresenta ornatos concheados com camarim aberto e 3 colunas lisas de capitel coríntio por banda; do lado do Evangelho imagem de Santo António e no da Epístola a Virgem com o Menino; tela representando Santa Ana e a Virgem, retirada do retábulo encontra-se na parede do lado do Evangelho da capela-mor; 2 retábulos laterais de 4 colunas lisas, brancos e dourados, dispostos na diagonal; tribuna de madeira à direita da capela-mor; coro-alto, órgão e púlpito em madeira talhada.

Acessos

Rua Condessa das Canas

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129 / 77, DR, 1ª série, nº 226 de 29 de setembro 1977

Enquadramento

Urbano, flanqueada à direita e adossada na retaguarda a casas baixas de habitação, implantação harmónica, na proximidade do hospital da vila ( v.PT020601020015 ), situado no lado oposto da rua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Mestre José Tavares (entalhador da balaustrada do coro-alto, coreto do órgão e púlpito). ORGANEIRO: Pedro Guimarães (1998).

Cronologia

1647, 6 Junho - provisão régia criando criação da Misericórdia, com origem na confraria de Nossa Senhora da Conceição da igreja matriz; 1651 - realização da primeira eleição da Mesa; 1777 - reconstrução, tendo a frontaria antiga sido desmanchada e erguida a actual; 1793 - data de um dos sinos da torre sineira; 1769 - data de outro sino, que tem a inscrição IHS.MARIA.JOZE.O.S.D.LADEIRA, 1769; 1809 - serve de quartel e depósito de munições às tropas de Wellington; 1811 - os franceses metem ali animais; 1870 -1870 - reforma da igreja; 1900 - feitura do órgão, com provável origem inglesa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra rebocada e caiada; vãos, cunhais e remates de pedra de granito; pavimento da capela-mor em lajes graníticas; telha; madeira.

Bibliografia

ANACLETO, Regina, A Irmandade da Misericórdia de Arganil e a festa da Senhora da Conceição - Notas histórico-sociológicas, A Comarca de Arganil, n.º 7966, 18.10.1979; Id., Concelho de Arganil - História e Arte, Arganil, 1983; Id., Arganil, Lisboa, 1996; CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71066 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1998 - restauro do órgão por Pedro Guimarães (Opus n.º 23).

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1993 / Francisco Jesus 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login