Igreja Paroquial de Pinhal do Norte / Igreja de Nossa Senhora das Neves

IPA.00007137
Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Pinhal do Norte
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal de nave única e capela-mor rectangulares, com frontispício em empena truncada por dupla sineira e portal ornado com frontão curvo, tendo no interior retábulos laterais de talha dourada com decoração envolvendo o arco triunfal, retábulo-mor também de talha, e tecto de caixotões pintados, tudo em estilo joanino. Igreja com frontispício truncado por dupla sineira, seguindo o esquema de muitas outras igrejas coevas da região. Apesar da simplicidade das formas, denota certa preocupação decorativa no portal, de verga recta sobre pilastras molduradas, com frontão de volutas e tímpano insculturado ladeado por pináculos moldurados e encimado por óculo de contorno decorado. Os portais laterais têm frontão triangular sobre verga também moldurada. O interior, ainda que alterado, integra-se na tipologia decorativa das igrejas com arco triunfal envolvido por talha dourada, aqui de estilo joanino. O tecto da nave, à semelhança com o da Igreja Paroquial de Pombal de Ansiães, com o qual tem muitas afinidades estilísticas, é segmentado por faixas, pintado com figuras dos Apóstolos excepto junto ao arco triunfal, onde forma duas fiadas de caixotões pintados com figuras. Este esquema de caixotões surge no tecto da capela-mor onde as figuras das cenas possuem carácter popular e ingénuo. A rica talha dourada e a pintura dos painéis do tecto, comuns a igrejas paroquiais do concelho e que poderão espelhar uma emigração para o Brasil testemunhada, já na centúria de oitocentos, por inúmeras casas brasileiras.
Número IPA Antigo: PT010403130013
 
Registo visualizado 162 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangulares, com sacristia também rectangular adossada a N.. Volumes escalonados, com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na igreja e de uma água na sacristia que prolonga vertente da capela-mor. Fachadas em aparelho granítico com juntas cimentadas e cunhais apilastrados encimados por pináculos. Frontispício orientado, terminado em empena truncada por sineira de dois arcos plenos sobre cornija e rematada por cornija, encimada por pináculos e cruz central. Portal de vão recto, com inscrição na padieira "ANO DE 17.." flanqueado por pilastras molduradas sobrepujado por frontão curvo de volutas com tímpano ostentando composição decorativa em relevo. O frontão é rematado por pináculos laterais e cruz latina e encimado por óculo decorado por motivo geométricos. Fachadas laterais da nave com portal de vão recto e encimado por frontão triangular rematado por cruz latina e pináculos, e uma janela junto à capela-mor. Na sacristia rasga-se porta no pano O. e janela na fachada posterior, a capela-mor é cega a E. e ostenta duas janelas a S. uma estreita, de igual recorte às da nave, e uma outra ampla, com padieira em arco abatido. No INTERIOR, nave com coro-alto em madeira, portas laterais fronteiras flanqueadas por pequena pia de água benta, e púlpito rectangular sobre mísula de pedra do lado do Evangelho. Dois altares colaterais simples em capelas de arco pleno sobre pilastras e dois laterais com frontaleira em talha dourada envolvendo arco triunfal, pleno, sobre pilastras. Paredes não rebocadas, pavimento em madeira e tecto em madeira de perfil curvo. Na capela-mor, de paredes rebocadas, retábulo-mor e mesa de altar em talha dourada. Tecto em caixotões integrando 20 painéis pintados com figuras dos Apóstolos e junto ao arco triunfal duas fiadas de caixotões pintados com figuras do hagiólogo católico. Porta de acesso à sacristia do lado do Evangelho e pavimento em lajes graníticas.

Acessos

Rua de São Bartolomeu

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano e rural, harmoniosamente integrada, quase dissimulada no casario. O muro que antecede o adro, de desenho elegante e franqueado por portão metálico, abre para calçada bem conservada, que vence acentuada diferença de cota e que desemboca no Largo do Terreiro onde se erguem a Capela de São Bartolomeu e uma fonte. Em fundo, para nascente, compõem a linha do horizonte cumeadas graníticas de contorno suave. O adro, em terra batida, escalona-se em duas plataformas, erguendo-se na inferior a igreja e na superior, a que se acede por escadaria de cinco degraus, a pequena capela do Senhor dos Passos.

Descrição Complementar

Nas paredes exteriores da nave são visíveis os arcos dos altares colaterais. A capela do Senhor dos Passos, de planta quadrangular, é virada a N. e tem portal de vão recto em cuja padieira pequena cartela ostenta a data "1859". Retábulos ornados com volutas, motivos concheados e figuras de anjo, e colunas pseudosalomónicas no retábulo-mor.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1706 - segundo o Padre Carvalho da Costa é da Comenda de São João e é uma paróquia da apresentação do reitor de Marzagão; a povoação tem 20 vizinhos; esta apresentação deverá decorrer do facto de se ter trasladado em 1575 para a reitoria de Marzagão a cabeça da Comenda de São João Baptista de Ansiães, igreja românica extra-muros da vila fortificada medieval de Ansiães, cabeça do concelho (GOMES, 1993); na padieira do portal inscreveu-se data hoje parcialmente delida que deverá corresponder à construção do actual edifício neste mesmo século; 1859 - construção da capela do Senhor dos Passos segundo data inscrita em cartela na padieira; a este período poderá corresponder a abertura das portas laterais na nave da igreja.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, vidro, madeira, talha dourada, telha.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da (Padre), Corografia Portugueza..., Lisboa, Valentim da Costa Deslandes, 1706, tomo I; GOMES, Paulo Dordio, Arqueologia das Vilas Urbanas de Trás-os-Montes e do Alto Douro. A reorganização do povoamento e dos territórios na Baixa Idade Média (sécs. XII-XV), Porto, FLUP, 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1990, meados da década - restauros e reformas, designadamente ao nível de coberturas e pavimentos; 1997 - tratamento da envolvente com intervenção no adro e reconstrução dos muros exteriores.

Observações

Destaca-se a situação da capela abrindo para uma calçada de bom labor e muito bem conservada.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login