Capela de Nossa Senhora da Lapa

IPA.00007064
Portugal, Viseu, Castro Daire, Castro Daire
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, pautando-se pela ausência de decoração. Fachada principal em eixo, formado pelo portal de verga recta encimado por óculo e remate em empena baixa. Alçados delimitados por cunhais apilastrados, rematadas por pináculos e percorridos por friso e cornija. Pequenas janelas em capialço rasgam-se nos alçados laterais e existência de porta travessa, no lado esquerdo. Interior com cobertura de madeira em masseira e decorado com um retábulo neoclássico, ladeado por duas mísulas. Capela de solar em plano diferente da habitação, implantando-se sobre maciço granítico, com pequeno adro. Pináculos assentam sobre altos plintos.
Número IPA Antigo: PT021803040019
 
Registo visualizado 76 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, compondo espaço único, de massa simples e cobertura em telhado de duas águas. Embasamentos marcados, pilastras nos ângulos, encimados por pináculos bolbosos e remate em friso e cornija. Fachada principal voltada a SSE., com portal de verga recta com moldura de cantaria, encimado por óculo. Remate em empena com cruz no vértice assente em pedestal. Alçado lateral esquerdo, a SSO., com porta lateral de lintel curvo e janelão quadrangular. Em nível superior, pequena fenestração rectangular. Alçado posterior cego, rematado em empena com cruz assente em pedestal. Alçado lateral direito, a NNE., com pequena fenestração rectangular em nível superior. INTERIOR iluminado por duas janelas em capialço, nas fachadas laterais, e outra sobre o portal principal. No lado do Evangelho, rasga-se janelão incaracterístico e porta de acesso. Cobertura de madeira, em masseira. Acede-se à zona retabular através de dois degraus. O retábulo, de madeira policromada, é composto por moldura central que encerrava pintura, ladeada por duas mísulas e duas colunas exteriores, suportadas por alto plinto e rematadas por urnas. Ático forma frontão de lanços com querubim e motivos fitomórficos, ladeado por albarradas. Decoração à base de acantos. A ladear o retábulo, duas pequenas mísulas, actualmente vazias.

Acessos

Rua Dr. Pio de Figueiredo em Castro Daire

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, a meia encosta, adossado de ambos os lados por muro e separado da via pública por pequeno terraço com balaustrada, formando adro, com acesso através de escadaria granítica, decorada com pináculos em forma de bola, que conduz a pequeno pátio. Do lado esquerdo, acesso à habitação, que se adossa ao edifício e à capela. Situa-se em frente à Capela de São Sebastião (v. PT021803040008).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável data de construção do edifício; séc. 18, final - execução da estrutura retabular.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, rebocos, madeiras ( caixilhos, portas, tecto ), talha policromada.

Bibliografia

COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. IV, Lamego, 1984; CORREIA, Alberto; ALVES, Alexandre; VAZ, João Inês, Castro Daire, Castro Daire, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - pertenceu ao solar que foi dos Machados, Pintos, Barros e Barbosas.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login