Casa Solarenga

IPA.00007055
Portugal, Viseu, Sernancelhe, União das freguesias de Ferreirim e Macieira
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa com planta rectangular, com tendência horizontalista dos volumes. Capela privativa no mesmo plano e na extremidade do alçado principal, coroada por frontão de lanços. 2 pisos, sendo o superior mais nobre, por ser o de habitação propriamente dita e mansarda no enfiamento do portal principal. Fenestrações de guilhotina, em arco abatido. Riqueza decorativa da fachada em detrimento dos restantes alçados. Relativa austeridade do interior. Escadaria principal no interior por ser solar urbano. Retábulo rococó marmoreado e dourado na capela-mor. Na fachada principal revestimento de placas pontilhadas a imitar silhares granitícos.Só o piso superior da fachada principal se encontra acima da via pública, estando o piso térreo, por adaptação ao terreno, abaixo da mesma. Construção de um corpo fenestrado, tipo mansarda, sobre o telhado, apenas no enfiamento do portal principal. Tecto da capela em quadratura rococó, com alegorias à Igreja e à glorificação da Virgem.
Número IPA Antigo: PT011818070015
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta e irregular de volumes articulados. Coberturas de telhados diferenciados de 2, 3 e 4 águas. Embasamentos pouco proeminentes. Fachada principal orientada a NO., com pano definido por pilastras, com portal principal de arco rebaixado e de brasão armoriado. 3 janelas de guilhotina para cada lado emolduradas e de arcos abatidos. Portal da capela de arco abatido, com enrolamentos e concheado no fecho. Sobre a cornija, que percorre todo o alçado, frontão de lanços, ladeado por pináculos e sobre o qual assenta cruz apoiada em base côncava e convexa. No enfiamento da porta principal, sobre o telhado, corpo em plano mais recuado, com 2 janelas de sacada que dão para varanda balaustrada à face da cornija. Alçado NE. com corpo lateral da capela definido por pilastras, com pequena fresta rectangular e coroado por cornija. Em plano mais recuado, alçado cego da habitação. Alçado tardoz tem, no piso térreo, de volumes em planos diferenciados, salas de arrumos, para recolha de animais e antigos celeiros. No piso intermédio, nalguns pontos sustentado por pilares, a que se tem acesso por escadaria lateral conduzente a «loggia» com balaustrada e um par de colunas, que sustenta o corpo superior. Várias fenestrações percorrem todo o alçado. Em plano superior, mansarda com 3 janelas. Alçado SO. apresenta, no piso nobre, 2 janelas de sacada que dão para varanda de ferro. Interior com escadaria central, que, no piso superior, dá acesso, para ambos os lados, a corredor que comunica com várias divisões. Em divisão fronteira ao patamar, escada para a mansarda. A Capela possui, no lado do Evangelho, pequeno nicho e janelão rectangular policromados. Lado da Epístola com grade e porta para a habitação. Retábulo em talha dourada e policromada. Falsa abóbada de berço forrada a madeira policromada, com painéis historiados e quadraturas.

Acessos

EN 226, ao Km 57 para Vila da Ponte; nesta, para EM 506; em Ferreirim, na Rua dos Pelames

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Peri-urbano a meia encosta, isolado e separado por muro delimitador da via pública. As traseiras confinam com zona de cultivo. Situa-se nas imediações da Fonte em Ferreirim (v. PT011818070011).

Descrição Complementar

Retábulo da Capela com painel central, flanqueado por 2 colunas de fuste liso, com capitéis coríntios. Lateralmente, 2 orelhas, decoradas com 2 querubins. O ático é composto por tímpano interrompido e tímpano verticalizado, com remate em cornija. Todo o conjunto é decorado com marmoreados. Cobertura em trompe l'oeil, composta por painel central, representando a glorificação da Virgem. A moldura em grisaille, prolonga-se lateralmente, formando 2 painéis suportados por anjos, representando a Anunciação e a Visitação. são ladeados por figuras alegóricas, personificando as 3 Virtudes Cardeais e a Igreja. todo o tecto está preenchido com quadraturas e apontamentos decorativos vegetalistas.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista

Materiais

Granito, rebocos e madeiras

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login