Casa Grande da Meadela

IPA.00006988
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela
 
Casa abastada neoclássica, de planta rectangular e mansarda central transversal, com fachadas sóbrias de 2 pisos, enquadradas por embasamento, cunhais e cornijas em granito, fenestração regular, intercalando janelas de sacada e varandim com vãos de peitoril. Fachada posterior com varanda fechada no 2º piso e escadaria central transversal. Edifício imponente e sóbrio de volume único em que se salienta a mansarda central que corta transversalmente o telhado, com fachadas de fenestração regular, ligeiramente assimétrica, em que se salientam as janelas de sacada e varandim com balaustrada em ferro forjado intercaladas por janelas de peitoril. Destaque para as caixilharias dos vãos, de desenho complexo, com janelas de guilhotina de 3 folhas e de portada com bandeira.
Número IPA Antigo: PT011609170086
 
Registo visualizado 768 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de planta rectangular composta por um corpo principal, com mansarda central cortando transversalmente o telhado, tendo anexado a O. um pequeno volume. Coberturas em telhados de tesoura em 4 águas no edifício e na mansarda e de 3 águas no anexo. Clarabóia central sobre o telhado da mansarda. Fachadas enquadradas por embasamento em granito, cunhais em forma de pilastra, cornija e friso pontuado por argolas de ferro. Fachada principal virada a S., com 2 pisos, apresentando fenestração ligeiramente assimétrica. No 1º piso ao ritmo de a b b c a b b, em que a corresponde a janelo rectangular encimado por cornija; b - janela de verga recta encimada por cornija e caixilharia em guilhotina; c - porta principal com verga abatida; no 2º piso a b a c a b, em que a corresponde a janela de verga recta encimada por cornija, com caixilharia em guilhotina de 3 folhas; b - conjunto de 2 janelas de sacada com verga recta, encimada por cornija, caixilharia de portada e bandeira e varandim em granito com balaustrada em ferro forjado; c - janela de sacada com verga abatida colocada sobre a porta principal, caixilharia de portada e bandeira e varandim em granito com balaustrada em ferro forjado. Sobre a parte central do frontispício desenvolve-se uma mansarda revestida a chapa ondulada, com 2 janelas, de moldura simples e caixilho em guilhotina, na fachada principal e 1 em cada fachada lateral. A partir do lado O. da fachada desenvolve-se o muro da propriedade em que se abre um portão de verga recta e cornija. A fachada E., virada para a rua, apresenta fenestração simétrica ao ritmo de a b a b a, em que a corresponde a janelo rectangular com cornija encimada por janela de verga recta e cornija com caixilharia em guilhotina de 3 folhas; b - janelo rectangular com cornija, encimado por janela de sacada com verga recta e cornija, caixilharia de portada e bandeira e varandim em granito com balaustrada de ferro forjado. A fachada posterior, com 2 pisos e sobrepujada pela mansarda, cuja fachada tardoz é semelhante à principal, apresenta no 2º piso uma varanda fechada com caixilharia em guilhotina e bandeira, tendo uma escada central, colocada transversalmente ao edifício, de acesso ao jardim. O pequeno anexo à fachada O. do edifício apresenta, no 2º piso, 7 janelas em arco agudo. Sobre o lado O. do telhado do edifício ergue-se uma grande chaminé de planta rectangular. No INTERIOR, a porta principal permite o acesso a um átrio de entrada, a partir do qual se acede, por escadaria central iluminada pela clarabóia, ao andar nobre.

Acessos

EN de Viana para Ponte de Lima, ao Km 2, à esquerda, 200m até à casa

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado. Implanta-se num gaveto, junto à Igreja da Meadela. A fachada abre directamente para a rua, existindo frente à posterior um jardim vedado por muro de alvenaria que limita toda a propriedade. Junto à fachada principal, na rua, existe uma fiada de árvores de pequeno porte, prolongando-se em árvores de grande porte ao longo do muro da propriedade. O acesso à porta principal é feito por escadaria de planta semicircular com 5 degraus.

Descrição Complementar

Nas traseiras do edifício existe uma grande área ajardinada, com relvados e jardim delineado por canteiros de buxo. Ao fundo erguem-se alguns edifícios de planta térrea com funções de habitação do caseiro e apoio agrícola. Existe ainda uma eira em lajes de granito no espaço entre o jardim e os anexos.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Construção da casa; 1994, 31 maio - despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes e muros em alvenaria rebocada; cantaria de granito nas molduras e vãos, embasamento, cunhais, cornija, varandins e escadaria; madeira nas portas, janelas, tectos e pavimentos, vidro, cobertura em telha; balaustradas em ferro forjado.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de - Solares Prtugueses. Lisboa: 1969.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login