Marco com Sentença Judicial / O Padrão

IPA.00006975
Portugal, Braga, Cabeceiras de Basto, Cabeceiras de Basto
 
Arquitectura comemorativa, quinhentista. Padrão prismático, monolítico, com três faces insculturadas por inscrição comemorativa. A raridade da mensagem inscrita neste marco, assim como a forma como esta se encontra disposta, ao longo das três faces.
Número IPA Antigo: PT010304060017
 
Registo visualizado 107 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Memória    

Descrição

Monólito de granito, de forma prismática, insculturado em três das suas faces com inscrições, organizadas em oito regras.

Acessos

Lug. de Sendim

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, na encruzilhada de três caminhos que servem o lugar, rodeada de campos de cultivo e casas agrícolas; enterrado numa levada de água, à mão direita do caminho de pé posto que segue para a igreja da freguesia. Possui junto um tanque de água, para lavagem da roupa, com cobertura em ferro e chapa.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Inscrições gravadas nas faces do padrão; sem moldura nem decoração; granito; leitura: ESTA LEVADA E TODA DA QUINTA DA TAIPA INSOLIDO POSSE AQUI ESTA MEMÓRIA POR SENTENÇA CITADAS TODAS AS PARTES POR ONDE PASSA POR QUE SENÃO POSSAM NUNCA CHAMAR A POSSE ANTONIO PEREIRA S DA QUINTA E DA TERRA A FEZ POR E TIROU A LEVADA ERA DE 1541.

Utilização Inicial

Comemorativa: memória

Utilização Actual

Comemorativa: monumento escultórico

Propriedade

Privada: Pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1541 - António Pereira Marramaque, Senhor da Quinta da Taipa, mandou colocar o padrão de propriedade da levada, na sequência de demanda judicial; 1566 - morre na Casa da Taipa, D. António Pereira Marramaque; 1583 - morre D. João Rodrigues Pereira, filho de D. António Pereira Marramaque, sem herdeiros, ficando vagas para a Coroa as suas propriedades que irão ter às mãos de Cristóvão de Moura, protegido do rei D. Filipe I; 1726 - numa descrição da freguesia de São Nicolau de Basto diz-se que perto da Quinta da Taipa "a mais nobre que tem esta freguesia, e o concelho, pois nas ruínas das suas casas e torre, bem mostra a sua antiguidade e nas muitas águas, fontes e terras, a sua grandeza" há uma grande levada e junto dela "um marco quadrado e lavrado, de dez palmos de alto, todo cheio de letras em três faces, que estão muito gastas" (CRAESBEECK 1992, p. 394).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito.

Bibliografia

CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, vol. 1, Ponte de Lima, 1992, pp. 394 - 395.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Os habitantes do lugar denominam-o por "O Padrão"; *1 - Apresenta, na face superior, marcas de ter tido um furo central e dois mais pequenos ao lado, tapados com cimento, que poderão indiciar ter servido de base de esteio.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login