Capela de São Lourenço da Ordem

IPA.00006966
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Real, Dume e Semelhe
 
Arquitectura religiosa gótica, maneirista, barroca e neoclássica. Capela de planta longitudinal, composta por alpendre, nave única e capela-mor, adossados em eixo. Alpendre maneirista, já de uma fase tardia, com alguns elementos decorativos barrocos. Capela quinhentista, com portal gótico, em arco quebrado com arquivolta, provávelmente reaproveitado de uma construção pré-existente. Interior com azulejos enxaquetados. Retábulos laterais ainda de estrutura maneirista, mas com decoração típica do barroco nacional. Retábulo-mor neoclássico. Alpendre com motivo serliano na frontaria, invulgar na região, com uma decoração bastante erudita, apresentando inscrições epigrafadas alusivas à sua construção. A fachada principal da capela tem em relevo as armas da cidade de Braga, representando a Sé, ainda antes das obras setecentistas. O interior ainda conserva o revestimento a azulejos enxaquetados.
Número IPA Antigo: PT010303100058
 
Registo visualizado 1175 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por alpendre, nave única e capela-mor, rectangulares, adossados em eixo e sacristia rectangular adossada à direita. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, rematadas por cornija e beiral. O alpendre é sustentado por dez colunas prismáticas, com almofada, assente em plintos almofadados, entre murete interrompido nos três pontos de acesso. Frontaria serliana, coroada por entablamento com inscrição, sob frontão triangular com cruz sobre acrotério e pináculos com bola, apresentando lateralmente volutas, sobre entablamento com inscrição, e plintos com bola. Pavimento em lajes de pedra e tecto rebocado e pintado de branco. Fachada principal da capela, rematada na empena por sineira de arco de volta inteira. Portal principal, precedido por degrau de pedra, em arco quebrado em arquivolta, decorado com caneluras, cerrado por portão de ferro. É ladeado por duas janelas rectangulares gradeadas, sendo a da esquerda encimada por um relevo esculturado que representa a Sé Catedral de Braga (v. 0303520005). Fachadas laterais rasgadas, a da esquerda, por janela quadrangular, para iluminação da capela-mor, e a da direita, por porta de arco de volta perfeita. Fachada posterior cega. INTERIOR com nave revestida a azulejos enxaquetados a verde e branco, tendo do lado da Epístola, pia de água benta, junto à porta lateral. Cobertura em tecto rebocado e pintado de branco, com a coroa real fechada, em posição central e pavimento em lajes de pedra. Retábulos laterais idênticos, de talha dourada e policromada a branco, azul e vermelho. O do lado do Evangelho é dedicado a São Lourenço, e o do lado da Epístola a Nossa Senhora da Piedade. Apresentam planta recta, um só eixo, rematados por entablamento com querubins e cornija encimada por medalhão com pintura decorado por volutas e acantos. Nicho com imaginária, enquadrado por colunas pseudosalomónicas, com decoração de pâmpanos. Altares rectos. Arco triunfal de volta perfeita. Capela-mor sobreelevada a que se acede por três degraus de pedra, rebocada e pintada de branco, coberta por abóbada de berço, também pintada da mesma cor e pavimento lajeado. Retábulo-mor de talha dourada e policromada, com marmoreados a castanho, verde e cinzento, rematado por frontão curvo interrompido. Tribuna recortada, apresentando trono com imaginária, enquadrado por colunas coríntias estriadas, com demarcação no terço inferior. A ladeá-las peanhas com imaginária. Altar recto. Sacristia, com acesso através da capela-mor, do lado da Epístola, apresentando tecto rebocado e pintado de branco e pavimento em cimento. Conserva ainda uma cómoda de castanho.

Acessos

Lugar da Ordem

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Periurbano, situa-se num entroncamento de caminhos que servem a freguesia, junto da entrada da Casa da Ordem (v. PT010303100149), rodeada a N. e a E. por campos de cultivo e a S. e O. por habitações. Próximo da capela conservam-se alguns troços de caminho lajeado da antiga via que ligava Braga ao Prado. Ao lado desta encontra-se uma laje granítica decorada com cruz inscrita em circulo de uma provável estela funerária.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: (entablamento central do alpendre) "CVSTA DAS CONFRARIAS"; (entablamento lateral do alpendre) "ANNO DE / 1708 ".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - instituição no local da leprosaria de São Lourenço dos Gafos, enriquecida com numerosos legados, administrada pela confraria de São Lourenço da Ordem; séc. 16 - edificação da capela; 1627 - o Papa Urbano VIII, por Bula Perpétua, concede indulgências aos confrades do Mártir São Lourenço da Ordem; séc. 17 - a Câmara Municipal de Braga mandou esculpir na fachada da capela as armas da cidade; colocação dos retábulos laterais; 1708 - construção do alpendre; séc. 19 - colocação do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (capela); estrutura mista (alpendre).

Materiais

Estrutura, elementos decorativos e pavimentos em granito; tectos da nave e capela-mor de estuque; tecto e pavimento da sacristia, em cimento; portas e retábulos, em madeira; portão em ferro; azulejos na nave; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

FEIO, Alberto, Coisas Memoráveis de Braga, 1984, p. 90; FONTES, Luis Fernandes de Oliveira, Inventário de Sítios Arqueológicos do Concelho de Braga, in Mínia, 3ª série, nº 1, 1993, pp. 43 - 44; Vv.Aa., Braga - Freguesias 97, Braga, 1997, p. 22; Vv.Aa., Braga. Os tempos e o lugar..., Paços de Ferreira, 1998, p. 89.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Confraria do Mártir São Lourenço da Ordem: 1996 - Reparação do telhado, pintura das paredes e tectos, restauro dos retábulos.

Observações

Conta a lenda que esta capela serviu de Sé de Braga, durante um surto de peste que impossibilitou a utilização daquela.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login