Quinta do Paço

IPA.00006961
Portugal, Braga, Barcelos, Cambeses
 
Quinta barroca e novecentista, composta por corpo residencial, de planta em L, adossado a muro, onde se rasga o portal principal, que se une à capela, do lado oposto, de planta longitudinal e nave única. Portal principal armoriado, ladeada por merlões, com decoração barroca. Fachada da capela bastante simples, com portal de verga recta, encimado por frontão curvo. Corpo residêncial reconstruído no séc. 20, não contendo praticamente nenhuns elementos originais. Fonte do terreiro de espaldar ameado e armoreado. Do conjunto original da quinta apenas resta o portal, a capela e a fonte, todos de excelente trabalho de cantaria. Embutida na fachada da casa, existe uma lápide epigrafada com decoração de grinaldas, acantos, volutas e querubim, de excelente qualidade plástica.
Número IPA Antigo: PT010302160024
 
Registo visualizado 150 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial      

Descrição

Quinta composta por corpo residêncial, de planta em L, adossado a muro que se une à capela, do lado oposto, de planta longitudinal e nave única. Volumetria de dominante horizontal, com coberturas efectuadas em telhados de duas águas, na capela e quatro no corpo residêncial. PORTAL PRINCIPAL, rintegrado em muro alto, rematado por cornija, ritmado por merlões e enquadrado por pilastras encimadas por pináculos. O portal é rasgado ao centro, em verga recta, coroado por espaldar, com pedra de armas, ladeado por volutas e rematado por frontão de volutas interrompido por cruz latina. CAPELA com fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados coroados por plintos com bola, remates em cornija e cruz sobre o acrotério das empenas. Fachada principal virada a N., com embasamento avançado, rasgada por portal de verga recta encimado por frontão curvo e rematada por frontão triangular, vasado no tímpano por óculo circular. Fachadas laterais rasgadas por janela rectangular, tendo a esquerda também porta de verga recta. Fachada posterior cega, apenas com sineira de ferro. INTERIOR despido sem qualquer elemento a destacar *1. CORPO RESIDENCIAL, de construção recente *2, de dois registos, com fachadas em cantaria de granito, no primeiro registo e rebocadas e pintadas de branco e forradas a azulejo industrial no segundo. A fachada virada ao terreiro interior apresenta varanda alpendrada de betão, com guarda de alumínio, com acesso por escadaria de lanço único curvo. As fachadas são rasgadas por grandes janelas com caixilharia de alumínio e estores. A servir de patamar da escada de acesso ao segundo piso, junto do portão de entrada na quinta, entre os seus dois lanços, tampa de sepultura com a inscrição. No primeiro piso, duas lápides epigrafadas, uma antiga com decoração de grinaldas, acantos, volutas e querubim, e outra recente, em mármore, alusiva à reconstrução da casa. No terreiro, adossada ao muro da quinta, encontra-se uma fonte com espaldar rectangular, definido por pilastras toscanas nos cunhais sobrepujadas por pináculos, rematado por cornija coroada por merlões, apresentando no centro esferas sobrepostas. O espaldar encontra-se revestido a azulejos industriais estampilhados a azul, amarelo e branco, tendo ao centro, um conjunto de elementos dispostos verticalmente, compostos por bica em forma de pelicano com tubo de ferro, sobrepujado por cartela com a inscrição, nicho concheado, albergando a imagem de Santo António e pedra de armas. Tanque de planta rectangular.

Acessos

Cambeses, Lugar do Paço. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,487804649; long.: -8,530132277

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, rodeado por mata e campos agrícolas, aberto ao vale do rio Este. A pouco mais de 250 m para SE., numa encosta bem pronunciada fronteira à Igreja Paroquial (v. PT010302160081)l, desenvolve-se o Santuário de Cambeses (v. PT010302160026).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: (sepultura) "SA / DE MANO / EL NVNES / LEITAO E / SVA MV / LHER E HER / DEIROS"; (lápide antiga da casa) "HANC DOMUM S. MICHAELI SACRA / TAM, ELAPSIS POST ANNIS, DIRVPTAM, / ET LABEFACTAM, IOANNES, SALGADO / DE ARAVIO, MILES CHRISTI PROFESSVS, / CAVTIq; DE CAMBEZES PR&SVL MAIOR, / EIDEM PATRONO RESTITVIT, / ACETIAM PIÉ RESTAVRAVIT"; (lápide recente) "RECONSTRUIDO PELO / SEU PROPRIETARIO / ANTONIO CAMPOS DA ROCHA / 1974"; (fonte) "E. C. MF. AS. D. IG / NES IOSEPHA DE / SOTOMAIOR P / ITA. HERA. 1727"; HERÁLDICA: (portal principal) escudo boleado de bico e elmo com paquife e plumas, representando as armas dos LEITÃO; (fonte) escudo francês, elmo e paquife, dos SOTOMAYOR.

Utilização Inicial

Residencial: quinta senhorial

Utilização Actual

Residencial: quinta

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1132 - D. Afonso Henriques doou o couto de Cambeses a D. Paio Ramires; 1149 - cedência do couto ao Arcebispado de Braga; 1188 - D. Sancho I confirma a doação feita por D. Paio Ramires à Sé de Braga; 1704 / 1705 - o Mestre de Campo D. João Manuel de Noronha resolve devassar o couto de Cambeses recrutando nele soldados; na sequência da apelação feita pelo Cabido de Braga, seu donatário, e pelos moradores do couto foi passado um alvará régio confirmando os seus privilégios; séc. 18 - deslocação da Capela de Santa Maria Madalena para junto da Casa do Paço; 1737 - D. Inês Josefa, viúva de Manuel Nunes Leitão, alcaide-mor do Couto de Cambeses, referenciada numa cartela decorativa, falece na sua Quinta do Paço "de hum accidente"; 1758 - o vigário de São Tiago do Couto de Cambeses, António Ribeiro Duarte, em resposta ao inquérito que lhe foi solicitado, dá conta que na freguesia existe a Quinta do Alcaide-mor do couto, em cujas casas funciona a cadeia e a capela de Santa Maria Madalena, com festa anual a que acorrem muitos devotos, pertencente à mesma quinta; 1871 - António de Azevedo Maia e sua mulher D. Maria Rita da Silva Leite, senhores da Quinta do Paço, mandaram fazer à sua custa o escadório do Calvário do Bom Jesus de Cambeses; 1972 - na sequência da demolição de parte da casa, foi solicitada a intervenção do Estado, no sentido da sua salvaguarda; início do processo de classificação na sequência de visita realizada ao local em que se consideraram justificadas as preocupações antes manifestadas; 1973 / 1974 - realização de obras de vulto na quinta, reconstruindo totalmente a casa, desfigurando alguns dos elementos característicos.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura e elementos decorativos da capela, fonte e portal em granito; estrutura da casa e rebocos de cimento; revestimento da fonte em azulejo industrial; sineira e grades das janelas da capela em ferro; portal de entrada em ferro e chapa; portas da capela de madeira chapeada; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

FONSECA, Teotónio, O Concelho de Barcelos Aquém e Além-Cávado. II Além-Cávado, Barcelos, 1987, pp. 81 - 90; CAPELA, José Viriato; BORRALHEIRO, Rogério, Barcelos nas Memórias Paroquiais de 1758, Barcelos, 1998, pp. 77 - 80; NÓBREGA, Artur Vaz Osório da, Pedras de Armas e Armas Tumulares do distrito de Braga. Concelho de Barcelos (Além-Cávado), vol. VI, Braga, 1977, pp. 30 - 33.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DREMN

Intervenção Realizada

Proprietário: 1973 / 1974 - reconstrução e remodelação completa da casa; arranjo da capela e do portal; reorganização do logradouro da casa integrando alguns dos elementos decorativos; colocação de um imagem

Observações

*1 - O interior, actualmente devoluto e a servir de arrumos, teve outrora um retábulo renascentista (FONSECA 1987, p. 86); *2 - Na sequência da visita que realizou a Cambeses em 1987, o autor deixou a seguinte descrição sumária do edifício: "A casa do paço denota exteriormente antiguidade; é um edifício sobre o comprido, com muitas janelas que se abrem para a quinta, e do lado do terreiro uma varanda a todo o correr dela" (FONSECA 1987, p. 83). É de referir que o Paço era a única casa senhorial existente na freguesia.

Autor e Data

António Dinis e Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login