Igreja Paroquial da Madalena do Mar / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00006959
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Ponta do Sol, Madalena do Mar
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja maneirista de planta longitudinal e nave única, com frontispício em empena com cornija, portal de arco pleno arquitravado e janela, tendo no interior capela colateral e arco triunfal marcado a cantaria e retábulos de talha barroca.
Número IPA Antigo: PT062205020010
 
Registo visualizado 632 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta, de uma só nave, capela-mor e sacristia em eixo e torre sineira quadrangular e casa paroquial adossadas a S.. Corpos diferenciados com coberturas escalonadas com telhados a duas águas na igreja e quatro na casa paroquial. Frontispício orientado a O. e terminado em empena com cornija encimada por cruz latina sobre acrotério; portal de cantaria, em arco pleno sobre pilastras, seguintes salientes, e rematado em cornija de cantaria negra, e encimado por janela rectangular também em cantaria e rematada por cornija. Torre sineira ligeiramente recuada com uma sineira de arco pleno em cada face e remate ondulado e uma moldura aonde se inscreve um relógio. Na fachada lateral N. porta de arco pleno rematado por cornija em cantaria negra da região, encimada por fresta, em cantaria vermelha. Cunhais da capela-mor e sacristia marcados a cinza, sendo a primeira encimada por sineiras de empena telhada e rematada por cruz grega sobre acrotério escalonado; a fachada posterior da sacristia é rasgada por ampla cruz latina. No INTERIOR, nave percorrida por silhar de azulejos recentes; pavimento em ladrilhos de padrão e madeira; tecto de masseira, decorado com cenas da vida de Jesus e motivos geométricos; coro-alto sobre uma estrutura em madeira, onde se apoia o guarda-vento também em madeira almofadada. No lado do Evangelho, arco pleno em cantaria dá acesso ao baptistério percorrido por lambril de azulejos, e com pia baptismal em cantaria; púlpito quadrangular em madeira pintada sobre mísula com baldaquino também em madeira pintada com o símbolo do Espírito Santo no tecto e rematado em cruz latina; capela do Santíssimo com arco de volta perfeita, encimado por cornija, tudo em cantaria vermelha e negra da região, porta em madeira gradeada, tecto em abóbada de canhão pintada em azul e dourado decorado com motivos florais, estrelas e cabeças de anjo; nas paredes símbolos eucarísticos; pavimento em mármore com desnível de três degraus de acesso ao altar; retábulo em madeira de talha branca e dourada, sacrário em talha dourada rematado por crucifixo, com baldaquino. No lado da Epístola, cadeiral em madeira pintada colocada superiormente, porta lateral, e retábulo em honra de São Francisco, em talha. Lateralmente dispõem-se, de ângulo, dois retábulos em talha dourada de invocação a Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus. Arco triunfal de volta perfeita encimado por cornija e um crucifixo. A parede testeira é pintada com panejamentos. Capela-mor, com tecto pintado com cenas da vida de Santa Maria Madalena, percorrida por lambril de azulejos representando cenas da vida da Santa; lateralmente dispõem-se uma tribuna com volutas laterais e cornija, e uma fresta em cantaria mole, tendo, também no lado da Epístola pequeno nicho de cantaria mole; retábulo-mor de talha dourada e camarim. Na sacristia , arcaz de madeira, com gavetas almofadadas.

Acessos

Madalena do Mar

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Semi-urbano, integrado numa paisagem agrícola e rodeada de habitações, junto à estrada municipal e à Casa da Madalena do Mar, vulgarmente designada por Casa do Rei. Adro vedado com balaustrada e calcetado em calhau rolado negro da região, formando losangos, destacando-se junto à porta principal desenhos e inscrições em calcário "1 de Fver - 1582" e na entrada do adro "1950". Palmeiras ladeiam a entrada principal.

Descrição Complementar

Telhado em telha marselha disposta de forma geométrica. No fecho do arco de volta perfeita do portal principal um cálice esculpido.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1582 - construção inicial; Séc. 18 - construção das tribunas e dos altares; 1950 - colocação do lambril de azulejos da nave e calcetamento do adro em calhau rolado;

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Pedra da região ( basalto e cantaria mole ), lambril de azulejos, retábulos em talha dourada, pavimento de ladrilhos e madeira na igreja; mármore na capela do Santíssimo e tijoleira rústica antiga na sacristia; cobertura de telha marselha.

Bibliografia

RIBEIRO, João Adriano, Subsídios para a História do Concelho, Ponta do Sol, 1993; SILVA, Fernando Augusto da, Madalena do Mar in Elucidário Madeirense, vol. III, Funchal, 1978.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

DRAC

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

1950 - Obras de restauro; 1982 - obras de beneficiação.

Observações

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login