Capela de Santo António em Campo de Jales

IPA.00006956
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Jales
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta rectangular com cunhais marcados por pilastras, fachada principal em empena truncada por sineira e com portal rectangular, albergando retábulo-mor de talha dourada repintada.
Número IPA Antigo: PT011713020033
 
Registo visualizado 341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal com corpo rectangular e sacristia adossada às fachadas posterior e lateral da capela-mor. Disposição horizontal das massas formando 2 volumes com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 3 águas. Fachadas brancas rebocadas percorridas por cornija moldurada e cunhais sublinhados por pilastras sobrepujadas por pirâmides molduradas de remate esférico. Fachada principal virada a SE., com porta rectangular e padieira inscrita "ANN (...) 1716", flanqueada por janelas de vão rectangular em rampa, rematada em empena truncada por sineira de arco pleno, sobre cornija, coroada por cruz latina moldurada e com uma roseta central. A empena da sineira é percorrida por um filete de remates laterais em voluta, ostentando ao centro a data 1770. Fachada lateral E. dividida ao centro por pilastra moldurada, possuindo o lado N. embasamento granítico saliente e friso sob a cornija. Do mesmo lado abrem-se duas janelas esguias de vão rectangular em rampa, e uma porta rectangular junto à pilastra. Fachada posterior em empena coroada por cruz latina moldurada, de secção em cruz. Fachadas da sacristia brancas, rebocadas, com embasamento de granito saliente, abrindo-se na do lado E. uma porta rectangular com acesso por escadas exteriores em betão, e três janelas de vão rectangular, uma no centro da fachada posterior e as outras na lateral O. A fachada O. da capela é também dividida ao centro por pilastra moldurada, possuindo o lado N. embasamento granítico saliente e friso sob a cornija, com uma única janela de vão rectangular em rampa. INTERIOR de espaço único, pavimento de soalho, paredes brancas rebocadas e tecto curvo de madeira envernizada. Um arco triunfal abatido, de pouca espessura, marca levemente a separação entre a nave e a capela-mor. Colateralmente, altares confrontantes, inseridos em vãos de arco pleno sobre cornija, possuindo painel pintado de azul claro com orla castanha, encimado por cabeça de anjo alado com arranjo floral pendente. Deste lado, o altar é enquadrado por um nicho de arco pleno e uma pia de água benta com caneluras. Retábulo-mor de talha dourada e policroma, com edícula central albergando sacrário encimado por cruz com imagem escultórica de Cristo. Lateralmente, entre colunas espiraladas com terço inferior ornamentado com folhagens, mísulas. Coroamento por painel central com a face de Cristo pintada em cartela circular rodeada de flores. Na parede do lado do Evangelho abre-se uma porta rectangular para a sacristia, que possui pavimento em taco de madeira, paredes brancas rebocadas e tecto plano de madeira envernizada.

Acessos

Rua de Santo António; Fl. 88

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, na Serra da Padrela, isolada no centro de um entroncamento de ruas, no interior do aglomerado, envolvida por construções de tipo vernacular ou incaracterísticas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1716 - Data inscrita na padieira da porta axial, assinalando provável construção da capela; 1770 - data inscrita na empena da sineira, assinalando provável arranjo e ampliação; séc. 20 - grandes reformas interiores.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de granito, cobertura com telha de meia-cana, pavimento, altares e tecto de madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão fabriqueira: c. 1981 - reparação geral, substituição do forro e pintura do altar; c. 1995 - reparação geral da sacristia.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login