Capela do Senhor da Ponte

IPA.00006948
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, com planta longitudinal de uma só nave, fachada principal em empena de cornija, marcada pela moldura de arco de volta inteira sobre pilastras dóricas, possivelmente já de feitura posterior, com portal de verga recta ladeado por dois óculos e encimada por fresta. Interior com retábulo de pedra pintado, tecto de madeira com pinturas "rocaille" e imagem de Cristo, de pedra. A fachada principal, com ampla moldura de arco de volta inteira sobre pilastras dóricas, apresenta-se pouco comum, possuindo, no entanto, algumas semelhanças com a da Capela da Senhora da Piedade, em Vilares (v. PT01170709011), ou com a da Capela de Santa Cruz em Campo de Jales (v. PT01171302027). O facto das pilastras surgirem marcadas também no interior, e a sua linguagem e técnica dos vãos ser diferente, poderá apontar para uma possível feitura no séc. 19. O tecto, com pinturas de quadratura e quadro recolocado "rocaille" em trompe l'oeil revela-se obra erudita. Destaque, ainda, para o Cristo Crucificado e coluna onde assenta, bem como para o vão da escada, com pinturas decorativas e aproveitado para criação de um confessionário.
Número IPA Antigo: PT011705050014
 
Registo visualizado 1010 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de corpo único rectangular com sacristia rectangular adossada a E.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas percorridas por embasamento avançado e cornija saliente, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos piramidais, rematadas na empena por cruz com terminais das hastes florenciados, sobre acrotério. Fachada principal, virada a N., rebocada e pintada de branco, marcada pela moldura de arco de volta perfeita sobre pilastras dóricas, rasgada por portal de verga recta ladeado por dois pequenos óculos de moldura recortada e encimado por fresta rectangular. Fachadas laterais e posterior e da sacristia em cantaria de granito. Fachada O. rasgada por janelão e porta, rectangulares, tendo no enfiamento desta, sobre o telhado, sineira em arco de volta inteira, decorada por volutas, sobrepujada por cruz moldurada com as hastes em remate trilobado. Na fachada E., rasgada por janelão rectangular, pela sacristia com pilastras nos cunhais e cornija saliente, rematada na empena por cruz com terminais das hastes florenciados, sobre acrotério, com janela rectangular, horizontal, no alçado voltado a S.. INTERIOR rebocado e caiado com coro-alto assente em trave de madeira, sobre mísulas de pedra, e balaustrada de madeira com pintura policroma. Do lado do Evangelho, escada de acesso ao coro-alto com vão pintado e confessionário, em madeira com pintura policroma. Na nave, duas portas rectangulares confrontantes, sendo, a do lado da Epístola, ladeada por pia de água benta, de pedra, decorada por pétalas contornadas a tinta preta. Capela-mor sobre supedâneo de granito, com dois degraus ao centro, iluminada por duas janelas rectangulares, confrontantes, com capialço pintado com flores. Retábulo-mor de pedra com pintura policroma, envolvendo nicho em arco de volta inteira que alberga a imagem do orago, sobre coluna galbada, decorada com motivos vegetalistas e pintada nas cores azul e vermelho. Pavimento em lajes de granito e tecto de perfil curvo, de madeira, sobre mísula de pedra, com pintura policroma tendo ao centro Cristo Ressuscitado, numa cartela rematada superiormente pela pomba radiante, representando o Espírito Santo, delimitada por moldura pintada com flores, folhagens e anjos. Na parte lateral direita, marcada a tinta preta, a inscrição "jussu P. Emmanuel Gomes, & P. joannis á costa". Sacristia rebocada e pintada de branco, com lavabo de pedra e armário embutido, com as portas de madeira pintadas nas cores azul e vermelho. Pavimento em lajes de pedra e tecto de madeira.

Acessos

Lugar do Senhor da Ponte. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,399915; long.: -7,954183

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, no limite S. da freguesia, isolada, no centro de um largo empedrado a cubo granítico, rodeado por casas e quintais. O largo é o resultado da confluência de caminhos, um deles de origem medieval, reminiscência da via de comunicação de Ermelo a Mondim de Basto, o qual integrava a ponte medieval, sobre o rio Cabril, existente a poucos metros para S. da capela. Está rodeada por um pequeno adro, desnivelado em relação ao largo, cerrado por muro de granito, com entrada pelo lado N.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1764 - obrigação à fábrica da capela de Santo Cristo a favor de Manuel de Carvalho, pároco da freguesia que pedia licença para edificar uma capela para a imagem do Santo Cristo que se achava na Ponte do Cabril, a ela se obrigando com os seus bens; séc. 19 - época provável do fecho do arco da fachada principal com feitura da porta; 1950, década - deixou-se de celebrar missa na capela, iniciando-se assim o processo de abandono e degradação da capela; até essa altura realizava-se uma festa anual, no dia 29 de Junho, em honra de São Pedro, com afluência de muitos devotos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, pavimentos, pia, lavabo da sacristia, altar e imagem do Crucificado, em granito; portas, tectos, coro-alto, escadas de acesso e confessionário, de madeira; grades das janelas, em ferro; cobertura exterior, de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2006; Vv.Aa., À Descoberta de Portugal, Lisboa, 1982, pp. 76 - 77.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O local onde a capela assenta apresenta elevada concentração de humidade. É provável que este problema se venha a acentuar quando as águas do rio Cabril subirem até ao nível previsto, quando estiver concluída a barragem programada para o rio Tâmega.

Autor e Data

Ricardo Teixeira e António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login