Capela de São Teotónio

IPA.00006896
Portugal, Viana do Castelo, Valença, Ganfei
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca de planta longitudinal, rectangular, com frontispício em empena de cornija e portal de verga recta encimado por nicho com imagem do padroeiro, ostentando no interior altar de talha policroma.
Número IPA Antigo: PT011608080031
 
Registo visualizado 107 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal, rectangular, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas com aparelho de alvenaria irregular de granito à vista, com as juntas tomadas e caiadas, percorridas por cornija saliente, com cunhais sobrepujados por pináculos piramidais de remate esférico, e com cruzes sobre acrotério nas empenas. A fachada principal, voltada a O., com pilastras nos cunhais, é rasgada por portal de verga recta, enquadrado por pilastras e de padieira com cornija saliente encimada pela inscrição: "ESTA x F x DO BEAVdo x S x TEOTONIO x M x F(E) x A x S x CVS/TA O Rdo x P x SIMÃO LOPEZ DE La x N x DEL x II DE IANRo DE 1618". Ladeia o portal janelas quadrangulares e sobrepuja-o um nicho moldurado, de remate em arco pleno, sublinhado por parapeito e cornija salientes, albergando imagem de São Teotónio, sendo cerrado por porta de vidro. Fachada S. com sineira, sobre a cornija junto ao cunhal da fachada O., de arco pleno, rematada por cornija e sobrepujada por pináculos, e porta rectangular, de acesso ao coro-alto. Fachada N. com janela rectangular. Fachada E. com vestígios de porta de verga recta, entaipada. INTERIOR rebocado e caiado, com silhar de azulejo de padrão azul, amarelo e branco, tendo coro-alto assente em trave de madeira e balaustrada também de madeira. No lado da Epístola, púlpito rectangular sobre mísula pétrea, com balaustrada de madeira e escada de pedra, e nicho. Altar sobrelevado e com acesso por um degrau, com retábulo em talha policroma. O retábulo está ladeado por duas falsas portas. Pavimento em lajes de granito e em mosaico cerâmico, e tecto de madeira de três panos. O cruzeiro do adro apresenta soco de dois degraus octogonais, sobre o qual assenta plinto prismático, monolítico, no qual se abre caixa de esmolas, em ferro, apresentando cornija moldurada. Esta suporta peça prismática de remate superior boleado, com um nicho em cada face, desnudos, enquadrados por pilastras e com remate superior em arco pleno. O fuste, monolítico, de secção quadrangular com chanfro, está encimado por uma cruz latina de secção quadrangular com chanfro.

Acessos

Lugar de Tardinhade. Gauss: M-160.025, P-563.550; Fl. 2

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro de Ganfei, integração harmónica, fronteiro a largo pavimentado com godo e confrontando com um cruzeiro que se implanta no extremo daquele, junto do arruamento principal da povoação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1618 - o Pe. Simão Lopes mandou construir a capela; séc. 18 - remodelação da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria, com paramentos interiores rebocados e pintados e revestidos de azulejos, com vãos e cunhais em cantaria, sineira em pedra, cobertura em madeira telhada, altar em madeira, púlpito de pedra com balaustrada de madeira, coro-alto em madeira, pavimentos em lajes de granito e mosaico cerâmico, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, cruzeiro em granito, caixa de esmolas em ferro.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto, O Minho Pittoresco, 1, Lisboa, 1886, p. 95; ROCHA, J. Marques, Valença, Porto, 1991, p. 160; EVANGELISTA, Júlio, São Teotónio e a sua estátua, Valença, 1995, p. 24 e 67; NEVES, Augusto Pinto, Valença entre a História e o Sonho, Valença, 2003.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1964, Agosto - o M.O.P. comparticipou com 50 contos o arranjo urbanístico do largo fronteiro à capela; Comissão Fabriqueira: 1970, finais da década - restauro da capela; 1999 - construção de sacristia junto à fachada E.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login