Monumento comemorativo a D. Afonso Henriques

IPA.00006891
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
 
Arquitectura comemorativa, do séc. 20. Monumento comemorativo escultórico.
Número IPA Antigo: PT021009120037
 
Registo visualizado 450 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento escultórico    

Descrição

A estátua assente em grande pedestal de pedra tendo adossado de cada lado um canteiro e dois degraus que dão acesso ao espaço do miradouro, delimita a área a N., sendo circundado por muro com bancos a S.. Estátua representativa de D. Afonso Henriques. Imagem barbada, ostenta na mão esquerda escudo relevado com as armas de Portugal; braço direito disposto transversalmente ao corpo, mão segurando punho da espada embainhada sob o escudo. Enverga capa sobre couraça com carcela, tendo as pernas protegidas por coxotes, joalheiras, grevas e sapatas.

Acessos

Miradouro de Leiria, Avenida Ernesto Korrodi. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.746024; long.: -8.809426

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Castelo de Leiria (v. PT02100912002)

Enquadramento

Urbano, isolado, ergue-se sobranceiro à cidade donde se usufrui uma vista panorâmica. A N. é delimitado pela estátua de D. Afonso Henriques e dois degraus, formando um pequeno desnível em relação à estrada, e a S. é circundado por muro de protecção da ravina sob a qual se situa. Implantação destacada, rodeado de vegetação, situado no sopé do Castelo de Leiria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento escultórico

Utilização Actual

Comemorativa: monumento escultórico

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1147, 27 setembro - o rei D. Afonso Henriques, vindo de Coimbra, teria feito um voto segundo o qual doaria ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça todas as terras que iam de casais da memória até ao mar se vencesse os infiéis; 1911, 12 janeiro - demolição do Arco da Memória de Alvorninha, do qual fazia parte a estátua, tendo sido a estátua transferida para o claustro dos antigos Paços Episcopais, e mais tarde para o local actual; 1955, 30 setembro - após visita ao Arco, o Arquitecto Nuno Beirão, do Ministério de Obras Públicas, informa: "do referido arco, além de vestígios de fundações, restam em mau estado de identificação os seguintes elementos: - um pináculo inteiro e outro partido em dois pedaços, duas pedras da cimalha onde se pode ler respectivamente, O SANTO e FUNDADOR DE ALCO, e finalmente uma pedra que deve ter sido o plinto onde se assentava a estátua; do arco propriamente dito, não existe qualquer elemento; segundo informações colhidas no local, muita pedra do monumento depois de britada serviu para a construção de uma estrada municipal que passa perto da colina onde se erguia a memória; sem valor arquitectónico, a sua conservação como curiosidade, teria sido louvável, não nos parecendo existir uma forte justificação para a sua reconstrução, a partir da escassa meia dúzia de pedras existentes"; 1955, 11 outubro - o ministro profere o seguinte despacho: «faça-se o estudo da reconstituição com estimativa apróximada»; 1988, 28 junho - inauguração do arco reconstruído com a colaboração financeira da população local e de várias entidades públicas e privadas, mantendo-se a estátua no miradouro de Leiria.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Pedra calcária.

Bibliografia

População Mantém Viva Memória dos Monges, Correio da Manhã, 18 de Julho de 1989; SOUSA, Acácio, SOUSA, Gentil Ferreira e, CARDOSO, Orlando, Leiria, o Fascínio da Cidade, (Ensaio Monográfico), Leiria, 1990.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; DGARQ/ADLeiria

Intervenção Realizada

Observações

A estátua encontra-se muito deteriorada pelo tempo, pela precariedade do material (calcário), e pelo vandalismo.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login